3 formas de tornar um veículo mais seguro

blindagem

3 formas de tornar um veículo mais seguro

Adquirir um carro pode trazer diversas vantagens para quem o utiliza. Ele deixa o dia a dia mais prático e rápido e faz com que a locomoção seja bem mais segura.

E por falar em segurança, existem algumas maneiras de deixar o automóvel ainda melhor. Quer saber como? Continue com a gente.

1. Blindagem

A blindagem dos veículos é uma forma muito eficaz de mante-los mais seguros. Essa prática vem crescendo ao longo dos anos. Mas isso é compreensível, já que a violência urbana, infelizmente, também só aumenta.

Assim, levar o carro à uma empresa de blindagem tem sido mais recorrente.

A prática de blindagem era, antes, feita apenas por pessoas de classes muito ricas. Hoje, essa prática chegou, também, à classe média e tem se tornado cada vez mais comum.

Mas muito se engana quem acredita que as blindagens são todas iguais. Na verdade, elas são divididas em quatro níveis: I, II-A, II e III-A. O primeiro nível é o mais barato e o de menor segurança.

Com ele, a blindagem vidros automotivos resiste apenas a armas de calibre 32 e 38.

Os níveis II e II-A já são um pouco mais resistentes e conseguem proteger o veículo de armas de calibre 9 e Magnum 357. Por último, no quarto nível (III-A), a resistência é bem maior, podendo proteger o automóvel de armas de grande porte.

Normalmente, carros policiais e de governo utilizam esse tipo de blindagem.

Mas é importante saber: blindagem também tem validade! Por isso, o ideal é passar por revisões frequentes para saber se é necessário trocar ou reforçar a proteção.

No momento da manutenção, é necessário verificar a lubrificação, os vidros, a forração e o nivelamento das portas.

2. Película automotiva

A película automotiva (mais conhecida como insulfilm) é uma forma muito escolhida pelos motoristas para deixar o vidro do carro mais escuro.

Porém, além de evitar que as pessoas do lado de foram consigam ver o lado de dentro, a película também oferece outros benefícios para os veículos:

  • Diminui a luminosidade;
  • Diminui o calor excessivo dentro carro;
  • Filtra raios UVA e UVB;
  • Evita estilhaços em casos de quebra;
  • Aumento da provacidade.

Além disso, há uma questão estética quando o assunto é a película. Inclusive, muitas pessoas desejam e até colocam a película automotiva espelhada.

Mas cuidado: esse tipo de película é proibida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Assim, colocar esse tipo de acessório pode trazer multas.

3. Airbag

Outro tipo de acessório que é muito indicado quando o assunto é segurança é o Airbag.

Afinal de contas, proteger o motorista e os passageiros em caso de acidentes é fundamental. Ele é tão importante que, desde 2014, o Contran tornou o Airbag um item obrigatório em todos os carros fabricados a partir desse momento.

O Airbag é uma bolsa de ar que se ativa quando o carro sofre algum impacto forte. Ele evita que as pessoas que estão dentro do carro (sejam eles passageiros ou motoristas) se choquem com as partes mais duras do veículo. Assim, o Airbag evita danos muito graves e, inclusive, salva muitas vidas.

Mas cuidado: mesmo com o uso do Airbag, os cintos de segurança ainda são fundamentais. Isso, porque ele só é ativado em caso de batidas fortes. Nos impactos mais leves, o cinto deve fazer o serviço de garantir a segurança das pessoas.

Existem diversos tipos de Airbags:

  • Frontais;
  • Laterais;
  • Cortina;
  • Joelhos;
  • Central;
  • Capô.

O primeiro são os mais comuns, já que são os obrigatórios. Ele fica no volante e em frete ao banco do passageiro.

O segundo fica instalado na lateral do carro e seu objetivo é proteger a cabeça das pessoas. O terceiro ficam nas janelas e evitam estilhaços do vidro, em caso de quebras.

O quarto fica na altura dos joelhos, logo abaixo do volante.

O quinto fica no meio do carro e seu objetivo é evitar que motorista e passageiros se choquem. Por fim, o sexto protege as pessoas que estão fora do veículo e fica próximo ao para-brisa.

Além dos três acessórios citados, existem, também, muitos outros, como alarmes e contratação de seguro. Porém, todos os cuidados com os carros são válidos, desde funilaria e pintura até o polimento.

Isso porque essas são formas de manter o carro em bom estado, o que diminui as chances de problemas com multas e até mesmo acidentes. Assim, investir nesse tipo de serviço é muito benéfico para quem tem automóveis.