3 equipamentos de pintura automotiva que todo empreendedor iniciante deve utilizar

3 equipamentos de pintura automotiva que todo empreendedor iniciante deve utilizar

Quando a pintura de um automóvel está desbotada ou suja, recomenda-se uma nova pintura. Para isso, algumas ferramentas são fundamentais, pois proporcionam um trabalho de alta performance, segurança ao operador e garantia de qualidade.

Para deixar o carro como novo, é preciso se atentar, portanto, para o bom uso desses recursos. Mas quais são eles? Como utilizá-los?

Nesse artigo, confira a resposta para essas e outras perguntas, que todo empreendedor deve saber na hora de realizar a pintura automotiva.

Por onde começar?

Pintar automóveis é uma tarefa que exige cuidado e paciência, pois alguns erros podem prejudicar a estrutura do veículo e causar danos, que vão necessitar de outras intervenções.

Por isso, algumas precauções devem ser levadas em conta. Procure realizar essa atividade em um galpão coberto, onde o ambiente externo não interfira no processo.

Além disso, reserve alguns dias para a tarefa. Outras questão fundamental, é utilizar os equipamentos e utensílios adequados.

Tanto para a realização da pintura quanto para a proteção do operador. Sendo assim, dentre vários acessórios necessários, alguns são:

  • Jornais;
  • Lixadeira;
  • Lixas;
  • Fitas adesivas;
  • Politriz;
  • Diluentes de tinta;
  • Máscaras de proteção;
  • Óculos de segurança;
  • Pistola de pintura;
  • Filtro de ar.

Compressores

Uma das primeiras questões a serem acertadas na hora de pintar ou repintar um carro, é decidir qual será a cor utilizada.

No caso de repintura, recomenda-se não alterar a cor original, pois isso gera a necessidade de se trocar a documentação do veículo.

Determinada a cor e comprada a tinta, é hora de lançar mão dos utensílios adequados, como mini compressor para pintura, cuja pressão e velocidade devem ser reguladas conforme a exigência do processo.

Recomenda-se manter as mesmas distância e a potência do início ao fim, lembrando que isso terá um impacto direto no resultado da pintura automotiva.

Além disso, embora haja uma série de dispositivos disponíveis no setor, as pistolas para pintura são as mais utilizadas. Vamos entender o motivo?

Pistola profissional para pintura automotiva

A pistola para pintura profissional proporciona alta performance, facilidade de manuseio e precisão. Cada tipo, no entanto, funciona para determinada necessidade.

Por isso, é preciso escolher o modelo e o desempenho que melhor se ajustam ao uso que será dado a ela.

Além disso, optar por um equipamento profissionais, é garantia de um serviço de qualidade. Vale lembrar que o seu manejo deve ser feito da forma adequada, evitando acidentes e prejuízos.

Isso sem falar na economia, que é muito importante nesse momento, motivo pelo qual vale muito a pena consultar airless pintura preço, antes de escolher os métodos e as ferramentas.

Tipos de pistola

Existem, basicamente, dois tipos de pistolas profissionais: por gravidade e de sucção. Na primeira, a tinta flui num movimento de queda, de cima para baixo.

Ou seja, do caneco de tinta (que fica na parte superior da ferramenta) para o bico, onde a pressão do ar pulveriza a tinta contra a superfície a ser pintada.

Com esse tipo airless spray gun, é possível obter o controle da vazão do ar, da abertura do leque e da quantidade de tinta extraída.

Já com a pistola de sucção, a tinta é forçada a sair do reservatório a partir de um sistema que suga o ar por meio de sua passagem, pelo mecanismo interno do aparelho.

Seja qual for o modelo escolhido, certifique-se de que a pistola se adapta aos demais acessórios utilizados. Por isso, verifique atentamente o consumo de ar e a pressão da operação.

Filtro de ar

Assim como os compressores e as pistolas, é fundamental utilizar equipamentos que evitam que impurezas e variados tipos de sujeira comprometam a qualidade do resultado.

Por isso, filtro de ar para pintura é tão importante. Existem diferentes modelos disponíveis no mercado. O mais importante, é buscar um que se ajuste precisamente à pistola utilizada.

Gerando alto desempenho, pois a falha nessa etapa pode acarretar em danos ao veículo. Além disso, a boa escolha de um filtro vai garantir que a pintura realizada fique impecável.

E devidamente distribuída sobre a superfície do carro. Também vale lembrar que a instalação do filtro, ajusta a pressão de acordo com a performance de máquina de pintura airless, que pode variar de 40 a 90 libras.

Portanto, é necessária muita atenção. Além de buscar pela melhor relação custo-benefício dos produtos, procure também aqueles que oferecem mais qualidade e segurança.