Por mais que os tratores estejam mais presentes em regiões agrícolas, essas máquinas também são comumente vistas em vias urbanas, em especial, em obras que necessitam de transporte de um grande volume de materiais.
São consideradas máquinas pesadas e complexas, porém, muito úteis por suas variadas funções.
Você já parou para pensar do que essas grandes máquinas são formadas? De maneira geral, os tratores são compostos por:
Esses elementos são montados em uma estrutura que recebe o nome de chassi, que consiste na constituição geral do trator.
Essa estrutura visa tornar mais favorável a resistência aos esforços de torção originados da tração. Além disso, há diferenças na forma de montagem, resultando em quatro possibilidades de chassis:
Há outra forma de classificação, principalmente para o uso agrícola, que consiste em considerar o tipo de rodado:
A diferença entre os dois de quatro rodas, é que o 2 RM apresenta duas rodas de tração, essas duas rodas motrizes apresentam diâmetro superior às dianteiras.
Enquanto o 4×4, apresenta quatro rodas semelhantes e tração em dois eixos. Os tratores 4×4, devido a seu porte e peso, normalmente não são usados para finalidades de cultivo.
Quando se fala de tratores, por mais que seja um tipo de máquina muito conhecido, geralmente, para muitas pessoas, isso não se aplica às informações em torno de suas diversas funcionalidades.
Você sabia que os tratores são projetados para transportar, tracionar e fornecer potência para máquinas?
Além do mais, há algumas características interessantes em seu modo de atuação. Por exemplo, grande parte dos tratores atua com motor a diesel, que é uma importante fonte de potência para essas máquinas.
Muitos profissionais buscam aperfeiçoar o consumo do combustível dos tratores por meio de um aditivo para oleo diesel.
É importante sempre assegurar que seja um produto de qualidade, pois nesse caso, além de aprimorar o uso do combustível, será possível prevenir a degradação térmica e amenizar as emissões de gases poluentes.
Além disso, um produto inadequado pode ser nocivo não apenas para a máquina, como também para o meio ambiente.
No mercado de fabricação e venda de tratores, principalmente agrícolas, é possível encontrar variadas marcas e modelos, desde microtratores até máquinas de grande porte.
Afinal, essas máquinas são projetadas para atender a diferentes operações, que naturalmente, apresentam requisitos distintos de potência.
De forma geral, há tipos de tratores voltados à indústria, os tratores florestais que visam transportar a madeira retirada de florestas artificiais e os tratores agrícolas.
Além de contribuir com o transporte e retirada de elementos nas áreas apresentadas, os tratores também são muito usados em construções, em um processo que recebe o nome de terraplanagem.
Para tal procedimento, é possível recorrer ao aluguel de tratores com empresas que dispõem de profissionais capacitados para a tarefa.
A terraplanagem visa deixar um determinado terreno plano, para isso, normalmente é necessário remover muita terra e é nesse cenário que os tratores esteira entram em ação.
Por mais que seja mais usado para carregar grandes volumes de materiais devido à caçamba em sua parte dianteira, em alguns locais, também é usado para o processo de escavação.
Assim como em outros tipos de máquinas, existe a necessidade da reposição de peças para tratores. Há profissionais que recorrem a peças usadas, porém, é preciso que pelo menos as peças mais importantes sejam novas e originais.
Os tratores apresentam um alto índice de desgaste em suas peças, exigindo assim, manutenção constante. Afinal, são máquinas que, normalmente, atuam em condições severas.
Por exemplo, os roletes para tratores em geral, contribuem com o deslocamento das máquinas, seja de carga pesada ou carga média, sendo assim, precisam de atenção constante.
Ao efetuar a manutenção e/ou reposição, é interessante ficar atento aos tipos e qualidade das peças.