Procedimentos necessários para conduzir um veículo

veículo

Procedimentos necessários para conduzir um veículo

Ser proprietário de um veículo implica responsabilidade e consciência ética em relação ao trânsito e o contato com outras pessoas.

Uma responsabilidade é verificar a confiabilidade do veículo, pois, com o passar dos anos, ele acaba sofrendo desgastes e alterações em algumas peças.

Um veículo com danos em sua falha elétrica ou mecânica pode acabar ocasionando um acidente de trânsito, além de um grande transtorno. Por isso, é importante estar alerta!

Manutenção do seu veículo: evite dores de cabeça

Existe aquele tipo de manutenção que é realizada somente quando ocorre um problema no carro, mas há aquela que é focada em prevenir que danos aconteçam. Alguns exemplos dessa segunda são:

  • A troca de óleo com certa frequência;
  • A renovação da água que refrigera o veículo;
  • A verificação e troca correta dos pneus (não usando pneus “carecas”);
  • A verificação de faróis e lanternas (para aumentar a visibilidade);
  • Alinhamento e balanceamento de veículo para verificar sua direção;
  • Cerificação do estado dos freios;
  • Dentre outros cuidados que podem ser realizados por um mecânico ou pelo próprio dono.

Além destas ações prevenirem que problemas aconteçam, elas ainda aumentam a vida útil do seu carro, deixando-o mais conservado e até com maior valor de mercado no momento da venda.

E, existem várias peças e acessórios para carros que podem te ajudar a evitar acidentes, transtornos e utilizar seu veículo da melhor forma possível. Confira!

  • Filtro de ar: é considerada uma manutenção simples e barata. Este acessório contribui para a melhor circulação do ar no veículo;
  • Lâmpadas: possibilitam a iluminação tanto interna quanto externa do veículo. A queima dessas lâmpadas pode causar multas;
  • Filtro de combustível: ele evita que a sujeira presente no tanque do carro acabe passando para o motor, causando danos;
  • velas: contribuem para o bom funcionamento do motor e podem acabar queimando com o passar do tempo.

Outros acessórios importantes

Além destes acessórios, outros podem ser encontrados em uma loja automotiva de confiança. Outros exemplos seriam:

  • Encosto para o braço;
  • Retrovisor;
  • Alguns espelhos;
  • Porta-Objetos;
  • Protetor para volante;
  • Pedaleira.

Outro acessório que merece destaque é a antena automotiva tubarão. Além de proporcionar um visual muito mais moderno, a antena capta os sinais de rádio de forma mais facilitada para o seu veículo.

A vantagem é que esta antena é de fácil instalação, apresentando alta resistência, durabilidade e podendo até ser um item decorativo no carro.

Para que o material tenha maior eficiência, é interessante que ele seja aplicado em local limpo e seco.

Outra questão é que, muitos carros, atualmente, são mais modernos e tecnológicos, não possuindo mais encaixe para chave (no caso do seu travamento ou destravamento).

Elas funcionam por sensor, trazendo, inclusive, mais confiança e segurança ao veículo e ao proprietário. Existem carros também que possuem cofres internos que só destravam por sensor.

Mas, em alguns momentos, eles podem vir a falhar e nesta hora é importante contatar um chaveiro para abrir cofre de confiança, pois ele tem especialidade no assunto!

O uso do airbag: importância

O airbag é um dos acessórios para carros mais importantes! Ele funciona como uma bolsa de ar que, a partir de um grande impacto, a bolsa se enche rapidamente.

Isto é importante para amortecer o impacto do passageiro diretamente com o veículo. No caso de um acidente ou uma colisão, ter um airbag instalado no carro pode salvar uma vida.

Ele é considerado um dispositivo de segurança muito eficiente, que reduz consideravelmente o risco de morte, fraturas ou lesões por acidentes.

Além disso, este acessório pode ser instalado em diversas partes do carro, não somente na parte frontal (que, geralmente, é a mais comum).

O uso do airbag faz parte dos cuidados preventivos que a pessoa pode ter ao adquirir um carro.

Vale ressaltar também que o cinto de segurança é indispensável, mesmo que haja airbag no veículo. Confira agora os tipos de airbag!

Airbag frontal: são os mais utilizados nos veículos, sendo obrigatório em todos os carros brasileiros desde 2014. A bolsa sofre um tipo de “explosão” no impacto, inflando. Ele protege principalmente o motorista e o passageira que está no banco da frente.

Lateral: é indicado para proteção do tronco/ coluna das pessoas que estão no carro. Em veículos mais modernos, este tipo de airbag já vem embutido e é responsável por proteger até a cabeça

Cortina: São utilizados para amenizar o impacto se a batida for lateral, ou seja, ela protege tanto da batida como do vidro que acaba quebrando no impacto.

O importante é investir em segurança para o seu veículo, realizar as manutenções corretamente, estar com a documentação em dia e andar com consciência.