Passo a passo para deixar de ter uma CNH cassada

cnh

Passo a passo para deixar de ter uma CNH cassada

Considerada a mais grave punição entre o meio judicial automotivo e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a cassação de sua CNH pode te deixar por no mínimo dois anos longe dos volantes e das estradas, pelo menos como motorista, ou seja, ter carteira cassada por gerar muitas dores de cabeça.

Sendo uma grande preocupação, a cassação cnh recurso requerido pelo CTB, pode ser aplicado em qualquer cidadão que tem sua carteira de motorista ativa, independentemente se a usa regularmente ou não. Esta é uma dúvida muito comum entre os condutores inexperientes.

E, caso você tenha sua cnh cassada, podemos te ajudar sobre o que fazer e explicar como deve agir até que consiga recuperá-la. Falaremos se é possível agilizar o processo, explicar como funciona e se tem como anular essa grave penalidade tão comum na atualidade.

Questões principais sobre CNH cassada

Cnh cassada como resolver? Antes que sua carteira receba a multa referente a infração, o motorista acusado tem o direito de se defender contra essa acusação, ou seja, há o processo de defesa contra a multa que trouxe a cassação e o processo de defesa contra a própria cassação também.

O condutor pode recorrer com seu advogado para tentar resolver todo o problema ocorrido ou pode abrir mão de seu direito de defesa caso não tenha recursos que sejam plausíveis para agir contra a nova multa, a de cassação.

Após essas decisões burocráticas, inicia-se o processo administrativo que irá cassar a carteira de habilitação.

Como você pode ter sua CNH cassada? A maioria dos casos resultantes em cassação estão relacionados aos seguintes motivos:

  • Dirigir com a cnh já suspensa;
  • Quando o conduto for julgado judicialmente por motivos de delitos no trânsito;
  • Reincidência e quebra de protocolos e infrações em um prazo de 12 meses;
  • Dirigir veículo com uma categoria que não é de sua competência ou entregar um veículo para alguém com essas condições;
  • Dirigir alcoolizado ou sob efeito de qualquer substância que cause dependência física e psíquica;
  • Disputar corridas irregulares e reproduzir manobras radicais e perigosas;
  • Promover corridas, organização de eventos e competições em vias públicas.

Então, para que sabia como lidar com cnh suspensa como regularizar, você pode começar analisando a notificação que comunica a cassação.

Mais alguns detalhes

Para compreender melhor, faz-se necessário colher diversas informações complexas.

Tais informações precisam estar completas para que possa surtir o resultado desejado, como a sua identificação, finalidade da notificação, ciência do delito, data para início e término de apresentação do processo, fatos fundamentados e legais relacionados ao problema ocorrido, dia, hora, local e também a placa do carro.

Caso falte algumas dessas informações, você poderá alegar ou pedir o arquivamento do processo administrativo por meio de uma defesa prévia, que é aplicada antes da penalidade total ser feita.

Caso esteja se perguntando sobre cnh cassada o que fazer, saiba que estudar toda a legislação e procurar formas de recorrer com sua defesa particular pode ser a melhor opção.

Se o processo der continuidade e você perder em primeira instância, você pode tentar a segunda, tentando novamente se defender e cancelar o processo de cassação.

Sempre vale a pena tentar, pois é possível que em segunda instância, os juízes tenham interpretações diferentes das apresentadas pelos primeiros.

Mas, mesmo que tenha tentado todos esses recursos e da mesma forma tenha perdido o direito de dirigir, entregue sua CNH em um posto de atendimento do DETRAN e cumpra a regra de ficar dois anos sem poder dirigir.

E, após os 24 meses, reinicie o processo em algum centro de formação de condutores (CFC) da sua preferência para que possa novamente fazer o curso e os testes escritos e práticos, além do curso de reciclagem.

A partir da aprovação de todas as provas e teste do CFC, você estará novamente apto para dirigir veículos que sua carteira permite, seja moto, carro, caminhão ou variados.

Pegue seu novo documento de motorista e evite cometer os mesmos erros que te levaram a ficar um tempo fora do lado do condutor.

Para que não haja mais cassação de carteira, entenda e pesquise as leis do trânsito e saiba verdadeiramente porque elas devem ser seguidas, pois os riscos nas estradas e em brincadeiras em vias pode custar muitas vidas.

Para obter mais informações a respeito deste cenário, basta contatar profissionais especializados, garantindo assim orientação completa.