Quem tem um veículo sabe como é importante equipá-lo. Os acessórios podem melhorar muito a experiência do motorista e deixar os carros mais seguros e bonitos. O gps está no topo na lista de popularidade para acessórios veiculares.
A sigla significa Sistema de Posicionamento Global e, como o nome sugere, vale-se das imagens de satélite para indicar a posição do carro e orientar seu caminho.
As informações podem ser recebidas dos satélites independente do clima e situação atmosférica, em qualquer ponto da Terra.
Até pouco tempo atrás, esse equipamento era visto como artigo de luxo, com preços elevados.
Muitas pessoas o desejavam, por conta da liberdade de poder ir a qualquer lugar apenas com o endereço e/ou até evitar acidentes. Se perder com o carro pode ser um verdadeiro transtorno e perigoso.
O GPS é um equipamento que além de mostrar o caminho, pode encontrar atalhos, indicar a localização dos radares, alertar sobre buracos na pista ou trânsito, dentre outras funções.
Hoje em dia, os celulares possuem aplicativos muito úteis com a função gps. No entanto, ter o equipamento integrado ao carro possui suas vantagens e as principais são:
Assim, o GPS integrado se torna um ótimo acessório para o carro.
É uma ferramenta que nunca te deixa na mão, mesmo que você esteja em um local sem sinal para o celular e, consequentemente, sem internet.
O desempenho do aparelho não depende da qualidade da internet, sempre atendendo às expectativas.
Muitos deles são gps bluetooth e podem ser usados como tela auxiliar, conectado ao celular, realizando chamadas e outras funções.
Para quem tem uma câmera veicular, as suas imagens podem aparecer na tela do GPS.
Outro acessório que pode facilitar muito a vida do motorista é a camera traseira, sobretudo se for um veículo de grande porte (como uma van).
Basicamente, é uma câmera posicionada na traseira do carro e faz parte do sensor de estacionamento veicular.
A função da câmera é levar mais segurança e facilidade ao ato de estacionar o carro, com um campo de vista ampliado para o que está atrás do carro quando é necessário realizar manobras ou ao estacionar de ré.
Quando o motorista de um veículo maior não possui uma camera veicular, acidentes podem acontecer.
É possível que algum animal seja atropelado ou que haja um acidente de carro, por conta do ponto cego que pode esconder estruturas rígidas.
No entanto, a câmera traseira não é a única que existe no mercado. Embora seja menos comuns, alguns motoristas optam por câmeras no retrovisor.
Com elas, sempre se está ciente dos carros atrás do seu, evitando acidentes e levando mais tranquilidade e conforto ao condutor.
Em 2010, passou a ser obrigatório utilizar a cadeira para bebe nos carros e houve um período de dois anos para a adaptação para cumprir essa medida.
A regra para esse acessório varia de acordo com a faixa etária da criança e o objetivo é realizar um transporte seguro para ela.
No entanto, cabe lembrar que essa lei não vale para transporte público, táxi e veículos com 3,5 toneladas ou mais.
As cadeirinhas devem ser colocadas no banco traseiro do carro, embora existam exceções. Se a sua família possuir muitas crianças pequenas, a cadeirinha para carro pode ser colocada no banco da frente, para a criança mais alta.
Além disso, quando houver criança na frente do carro, os airbags devem ser desligados para evitar acidentes e ela deve ficar longe do painel (o banco precisa ser colocado mais para trás no carro).
Até 1 ano de idade, o equipamento usado deve ser o bebê conforto, posicionado de costas para o motorista no banco traseiro. Isso é válido para bebês de até 13kg.
Como os bebês possuem pescoços frágeis, a posição da cadeira de costas impede que, em casos de batida, eles se machuquem (o que poderia ser fatal).
No final, a dica é sempre escolher acessórios úteis para os carros, como uma Faixa branca para pneu.
Na prática, tal objeto funciona como um item de proteção ao auxiliar na fixação da roda e agrega maior elegância ao veículo.
No entanto, ela só deve ser utilizada em veículos antigos, em modelos até a década de 1980 devido a forma com que as rodas são encaixadas no aro.
Por esse motivo, é muito comum que colecionadores de carros utilizem a peça para estilizar os modelos, deixando-os mais bonito e aumentando o seu valor de revenda.
Por fim, independentemente do acessório a ser utilizado, a intenção é obter maior qualidade de vida do transporte. Assim, otimizar o tempo, o valor estético e sofisticação são apenas consequências.
Nos casos em que o acessório for obrigatório, como a cadeirinha, busque modelos que não prejudiquem a estética veicular e sejam adequados para sua necessidade.