Conserto e funilaria de automóveis: qual a importância deles?

manutenção

Conserto e funilaria de automóveis: qual a importância deles?

Os carros, bem como os demais veículos de transportes, foram projetados e desenvolvidos com o intuito de tornar o processo de locomoção de pessoas, animais e cargas mais simples e fáceis de serem realizados, e, consequentemente, fazer com que a distância não seja mais um obstáculo ou empecilho para isso.

Os carros são os veículos mais utilizados atualmente pela sociedade, isso, porque com o auxílio e progresso das tecnologias, foi possível desenvolver automóveis bem mais seguros com características e valores mais acessíveis.

Consertos e manutenção

Utilizados para o transporte individual ou particular de, geralmente, um grupo de até cinco pessoas, os carros são máquinas e, por isso, alguns defeitos e processos de manutenções são comuns e necessários como em qualquer outro bem que pode apresentar defeitos.

A diferença é que a manutenção do carro envolve a preservação da vida humana também, do motorista, dos passageiros e das pessoas ao redor da pista (sejam transeuntes ou outros motoristas).

Para que você conheça melhor sobre os tipos de manutenção, abaixo estão listados os mais comuns:

  • Manutenção corretiva;
  • Manutenção preventiva;
  • Manutenção detectiva;
  • Manutenção preditiva.

A manutenção corretiva é mais comum entre os proprietários de automóveis, pois a sua aplicação é necessária para realizar consertos quando algo já foi danificado.

A exemplo temos o conserto de câmbio automático, que é mais frequente em grandes cidades, visto que os seus moradores estão mais sujeitos, devido às trocas constantes de marcha durante o trânsito.

Assim, há muitas empresas que se tornaram especialistas nesse conserto e manutenção, pois, mesmo em câmbios automáticos, podem surgir problemas, principalmente pela quantidade e frequência de utilização do automóvel.

É necessário ressaltar que é mesmo sendo automático, alguns cuidados precisam ser tomados para que não seja necessário o conserto, mesmo porque, dependendo do dano, os valores para sua correção podem variar.

A manutenção preventiva tem como principal objetivo assegurar que nenhuma peça ou equipamento do automóvel seja danificada, por isso ela deve ser realizada de maneira regular, para evitar que problemas ocorram e consertos sejam necessários.

Nessa manutenção, a substituição de autopeças por vezes é necessária.

Já a manutenção preditiva serve para analisar o desempenho do carro por meio de parâmetro estabelecidos que podem ser alterados ou acrescentados com o passar do tempo e identificação da necessidade.

Como analisa o desempenho sob determinadas condições, essa manutenção serve de base para a preventiva e, nesse sentido, todas as auto peças são verificadas e parametrizadas a fim de identificar falhas mais visíveis.

E, por fim, temos a manutenção detectiva que pode ser considerada uma das mais importantes, pois sua realização serve para identificar problemas ocultos que muitas vezes passam despercebidos pelas manutenções anteriormente citadas.

Assim, nesse processo, o auxílio de equipamentos tecnológicos é acionado e sua verificação realizada de maneira mais segura e precisa. Esse tipo de manutenção ocorre nas partes mais importantes do veículo como motor, freio automotivo, volante, sistema elétrico e mecânico como um todo.

Funilaria automotiva

Até agora foi mencionada a importância da manutenção na parte interna dos carros, entretanto, a sua lataria também precisa ter um controle e manutenção, afinal, essa parte é responsável por toda a proteção interna.

Dessa forma, de nada adiantaria arrumar o interno se o externo não é capaz de proteger.

Assim, a funilaria de carros é utilizada, tendo como principal objetivo aplicar técnicas para o conserto e a manutenção da lataria dos automóveis.

Desse modo, o trabalho de um funileiro consiste em verificar toda a parte externa e suas respectivas peças e realizar o seu conserto ou substituição com o intuito de reparar e prolongar a vida útil do automóvel, agregando também valor ao mesmo.

Logo, a proteção e a valorização de todas as manutenções e consertos internos são ressaltadas nesse processo externo. Devido à grande quantidade e os modelos de veículos que circulam no país, a concorrência de serviços e valores de funilaria é alto.

Sendo assim, o processo de pesquisa e verificação dos estabelecimentos e profissionais que exercem o conserto precisa ser realizado com o tempo e dedicação para ter a melhor relação custo-benefício.

O mesmo ocorre com oficinas mecânicas e demais estabelecimentos que são responsáveis por consertar, avaliar e assegurar o melhor funcionamento possível dessas máquinas que, para muitas pessoas, já são indispensáveis e essenciais para suas rotinas e dinâmicas sociais.