Laudos e vistorias: compra e venda de automóvel

automóvel

Laudos e vistorias: compra e venda de automóvel

Muitas pessoas possuem o sonho de adquirir um veículo ou trocá-lo por outro. Com a crise, muita gente também está desapegando do automóvel e colocando ele a venda.

Mas, tanto para quem deseja comprar ou vender um automóvel, existem alguns detalhes estabelecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito, também conhecido como DETRAN.

Esses detalhes se referem a laudos técnicos que podem ser realizados no veículo com o objetivo de evitar que o proprietário adquira um veículo em péssimas condições ou que o mesmo tenha sido roubado ou furtado.

Com isso, o proprietário consegue ter mais segurança sobre a qualidade do veículo que está sendo adquirido.

Devido a importância desse laudo, esse artigo vai trabalhar sobre alguns tipos de laudos e vistorias que podem ser importantes no processo de compra ou venda de um automóvel. Se você pretende vender seu veículo ou comprar outro, não deixe de conferir!

Você já ouviu falar em Laudo de inspeção para o seu veículo?

O laudo inspeção veicular é realizado a depender do tipo de automóvel e ainda se sua modalidade. Esse tipo de laudo verifica a procedência do automóvel assim como sua qualidade, com o objetivo de garantir maior segurança ao comprador.

Para obter esse tipo de laudo, é realizada uma vistoria verificando os seguintes aspectos:

  • Documentação do veículo e sua autenticidade;
  • Confere o número do chassi e o motor;
  • Condições do veículo, em sua parte estrutural;
  • Donos antigos, se já houve roubo ou furto.

Esse tipo de ação é considerada como uma vistoria Detran, ou seja, determinada pelo Departamento Nacional de Trânsito, que regulamenta tanto os processos de habilitação para dirigir como compra, transferência e venda de automóveis.

Realizando esse tipo de ação, é possível verificar outros elementos também, por exemplo, o estado dos pneus, a situação das portas, o acabamento do veículo, dentre outros.

De forma mais específica, sobre a vistoria realizada no Detran, Existe também o objetivo de verificar o tipo de placa, licenciamento do veículo, a autenticidade dos documentos apresentados e ainda, se o veículo possui os equipamentos obrigatórios, principalmente, os de segurança.

Para veículos que são utilizados no mercado de trabalho, para o transporte de cargas ou de produtos perigosos, também existe uma inspeção para averiguar a qualidade técnica do veículo em realizar esse tipo de transporte.

Ainda, a inspeção veicular pode ser realizada também em veículos que desejem mudar seu tipo de combustível, além de verificar se o mesmo está de acordo com as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Vale ressaltar que esse tipo tanto de vistoria como de inspeção pode ser realizada em uma empresa credenciada para a realização do mesmo.

Isso porque, são essas empresas que possuem autorização dos órgãos de trânsito, garantindo a confiabilidade do documento e do dado apurado.

Desejo transferir meu automóvel. Como fazer?

O laudo de transferência é um documento que mostra que houve uma mudança de dono em relação ao bem, que nesse caso específico é o veículo. Para realizar essa transferência, são necessários alguns documentos, por exemplo:

  • Apresentar o certificado de registro do veículo, também conhecido como CRV;
  • CNH – Carteira Nacional de Habilitação;
  • RG e CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Laudo de vistoria do Detran, que citamos acima.

Vale ressaltar que os procedimentos exigidos no que se refere ao trâmite para realizar a transferência vai depender do Estado. Por exemplo, no site do Detran é possível obter todas as informações necessárias.

No caso da transferencia de veiculo SP, existe uma aba específica do serviço oferecido para os carros e veículos presentes no estado de São Paulo.

Os valores da taxa de transferência também variam a depender do Estado. Geralmente, a partir da compra, o comprador tem o período de 30 dias para finalizar o processo de transferência no município.

Outro detalhe importante também é que se o veículo tiver taxas ou multas em pendência, é necessário realizar a quitação prévia.

É importante buscar todas as instruções necessárias com o órgão de trânsito do seu município, visando evitar problemas com a documentação.

Diante desses dados, percebe-se que tanto para garantir a segurança do veículo como em caso de compra, venda ou transferência, é de extrema importância ter realizado o laudo veicular completo e buscar estar em dia com a documentação exigida no município.