Estradas: o transporte de cargas

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Estradas: o transporte de cargas

A economia passa pelas estradas de todo o país, com a movimentação de carga por meio de caminhões, que são carregados em portos, aeroportos, com produtos nacionais e importados.

Também são responsáveis pelo transporte de produtos que são fabricados em indústrias instaladas nos mais diferentes centros urbanos, próximos a capitais e cidades do interior, em todos os estados.

Mais peso de carga, mesma segurança

O transporte de produtos alimentícios, produzidos nos grandes cinturões verdes, para os centros de distribuição, com o objetivo de atender ao mercado consumidor, com os feirantes, comerciantes, estabelecimentos comerciais, como bares, lanchonetes e restaurantes, e, até mesmo, cozinheiros amadores, também é realizado por meio de caminhões.

Eles carregam matéria-prima e peças já produzidas, de um lado para o outro, com a mesma eficiência que o mercado exige. Fabricados em tamanhos e formas diferentes, os caminhões são construídos para atender a diferentes demandas de cargas e transportes, com a preocupação em oferecer segurança para o profissional e para todos os que estão ao redor.

A possibilidade de carregar toneladas de produtos, seja ele qual for, é a garantia de que tudo será entregue em seu destino de maneira correta, conforme a necessidade se apresenta.

Mas o peso da carga vai depender do número de eixos que o caminhão possui, que transfere a força do motor para as rodas que estão instaladas no veículo.

O mercado oferece equipamentos, desenvolvidos exatamente para atender a este setor automobilístico, para melhorar a capacidade de carga, utilizando-se da tecnologia e modernidade, aumentando, de forma segura e eficiente, tanto a parte dianteira, quanto a parte traseira do veículo.

Na parte da frente, o cavalo, como é conhecido o caminhão, é comum a instalação do 2 eixo direcional preço de investimento que garante melhoria na dirigibilidade, aumento da segurança, principalmente em estradas que possuem curvas mais sinuosas, e previne o desgaste de peças mecânicas internas e externas do veículo.

Este segundo eixo direcional permite o aumento em trinta por cento na capacidade de carga, o que pode chegar a até vinte e nove toneladas, em alguns modelos de caminhão.

É preciso estar atento às determinações implementadas pelos departamentos de trânsito municipais, estaduais e federais, pois em muitos locais, o acesso pode não ser permitido.

Na parte traseira do veículo, onde vai toda a carga, é possível instalar o 4 eixo direcional, atendendo às necessidades de aumento de capacidade de carga, conforme o modelo de veículo apresentado.

Este quarto eixo direcional deve seguir as especificações do fabricante, para que não seja prejudicado as características originais do veículo, como rolamentos da roda, amortecedores e suspensão, e todo o sistema de freios.

Entre os diversos benefícios apresentados por este tipo de instalação, está o desgaste menor dos pneus, pois o peso da carga pode ser melhor distribuída, por toda a caçamba, além de melhor adaptação aos mais diferentes tipos de terreno, como asfalto, paralelepípedo e estradas de terra.

Além disso, a condução do caminhão se torna mais segura, podendo destacar:

  • Mais facilidade na entrada e saída de curvas;
  • Disponibilidade de mão de obra nas oficinas;
  • Melhor custo-benefício para toda a mecânica;
  • Veículo mais conservado, em toda a extensão.

Com as adaptações realizadas em um caminhão truck, é preciso estar atento às necessidades de troca de outros itens, como o sistema de freios, amortecedores e molas, para atender, de forma eficiente, à segurança e comodidade que a instalação de eixos proporciona.

Há modelos de veículos que precisam da adaptação dos eixos para atender outros veículos. A disponibilidade de caminhão guincho, que atenda outros caminhões nas estradas, deve conter uma motorização potente, para que possa carregar os veículos de grande porte de maneira segura, por todo o trajeto, quando surge a necessidade de socorro.

Motor devidamente potente e selada

A potência de um motor de caminhão deve atender à demanda de cargas realmente pesadas. Se o compressor, ou qualquer outro tipo de peça chave em um motor, apresentar algum tipo de defeito, será necessário buscar a ajuda de um mecânico, para que se possa fazer a manutenção.

Todas as cargas, seja matéria-prima ou um produto manufaturado, faz parte de uma cadeia de produção, que não pode parar de girar.

Por isso, ter um selo mecânico, para evitar qualquer tipo de vazamento que apareça em um motor, deve estar sempre à disposição, como em uma caixa de primeiros-socorros, que irá ajudar muito o profissional que estiver com a responsabilidade de abastecer toda a cadeia produtiva, seja ela qual for.