Manutenção, lavagem, retoques na pintura e muito mais. Quem tem um veículo próprio, sabe que ele demanda uma quantidade considerável de tempo – e dinheiro – para a execução de serviços que o mantenham em bom estado.
Por mais que a tentação de deixar seu carro com o “profissional” que cobra mais barato seja grande, é preciso resistir.
Isto porque, realizar este tipo de serviço demanda habilidades e conhecimentos específicos, ou seja, é preciso que o indivíduo responsável por ele seja qualificado. Um amador pode causar problemas, como:
Do mesmo modo, é interessante visitar a oficina, conhecer as instalações e os profissionais que nela trabalham.
Quando se está munido das informações corretas a respeito do serviço, isso pode fazer toda a diferença, para decidir se o carro está em boas mãos. Confira algumas informações importantes a se considerar:
Algumas situações, como o trincamento do pára-brisa, exigem a substituição dos vidros do carro. Estima-se que só é possível repará-lo, caso a trinca seja menor que uma moeda de um real.
O que representa uma minoria dos casos. Ao procurar um local para fazer a substituição da peça, é preciso ter em mente que nem todos os tipos de vidros são apropriados para uso em veículos.
É preciso que o material seja adequado sob o ponto de vista da dureza e da resistência. Do contrário, há um risco considerável tanto para os motoristas quanto para o passageiro.
A boa notícia, é que a troca do vidro é um serviço rápido, que costuma ser feito em não mais de uma hora.
Porém, é preciso certificar-se de que o material usado na substituição passou pelo teste de dureza Vickers.
Nele, usa-se a aplicação de força e uma fórmula que calcula a resistência do vidro. Apenas materiais que passam por ele, são adequados para uso veicular.
Quem é apaixonado por carros quer vê-los sempre bonitos. Isso envolve lavagens e envernizamentos periódicos da lataria.
Contudo, estes procedimentos não são suficientes para lidar com uma das principais fontes de problemas estéticos no carro: os arranhões causados por raspagens ou pequenos impactos.
Felizmente, as montadoras desenvolvem cada vez mais soluções de pintura automotiva. Isso significa que há métodos mais avançados para tonalizar o veículo.
Tornando a tinta da lataria mais resistente. Um destes métodos, é a pintura eletrostática. Nela, usa-se uma tinta em pó ao invés da versão líquida.
Em seguida, é aplicada uma corrente elétrica no local, fazendo com que o pigmento una-se à lataria. O resultado é mais homogêneo e resistente.
Porém, o fato de a tinta usada ser em pó exige alguns cuidados, devido ao risco de intoxicação.
Um deles, é o uso de uma cabine de pintura a pó: ela contém mecanismos que purificam o ar e, de quebra, ajudam a pintura a secar mais rápido.
Não há o que fazer: mais cedo ou mais tarde, todo e qualquer carro apresenta algum defeito. Pode ser que o motorista simplesmente não consiga dar a partida.
Ou então, que ele simplesmente pare de funcionar em pleno trânsito. Quando isso acontece, não há outra alternativa além do guincho.
Para quem tem o carro segurado, o procedimento é bastante simples. Basta ligar no número fornecido pela empresa, informar os dados do proprietário e a localização.
Em alguns minutos, um veículo chegará para levar o carro em pane para o conserto. Agora, no caso de quem roda sem seguro auto, isso pode ser mais complicado – e caro.
Há seguradoras que oferecem serviços avulsos de reboque, mas os valores podem ser bastante elevados.
Felizmente, esse público também entrou na mira do mercado e, consequentemente, agora conta com um serviço personalizado.
Atualmente, quem precisa de um guincho em Osasco ou em qualquer outra localidade, pode chamá-lo por meio de um aplicativo especializado.
Os apps do tipo funcionam de modo semelhante aos de caronas: acerta-se um valor e o reboque vai até o local onde está o carro em pane.