Cuidados necessários com as peças de seu veículo
Quando se fala de veículos, muitas pessoas logo pensam em cuidados relacionados com tudo que envolva a estética do carro.
Entretanto, existem muitos motoristas que deixam de lado os componentes mais importantes para o funcionamento de um veículo: as peças.
Elas precisam receber constantemente uma atenção por parte dos condutores para que se garanta o desempenho e a segurança dentro de um veículo.Pensando nessa questão, o texto a seguir irá falar sobre aspectos das peças que costumam ser ignorados, mas que possuem grande importância.
O revestimento de borracha em veículos
A borracha é um material não só presente nos pneus, mas também nas peças do interior de cada veículo.
Geralmente, esse material é utilizado como um revestimento para as portas dos automóveis. Neste caso, o papel das borrachas são de vedação, prevenindo que as portas sofram degradações no decorrer do tempo.Entretanto, por esse motivo, o revestimento de borracha em cilindros aplicado a portas fica sujeito a uma série de elementos, como detritos provenientes da circulação do carro.
Assim, poeiras de areia, pequenas pedras, etc, podem comprometer a borracha e, consequentemente, a proteção das portas.Para corrigir esse problema, recomenda-se que os condutores limpem as borrachas constantemente na hora de lavar os veículos, tendo em vista que essa parte costuma ser bastante ignorada.
Contudo, indica-se o uso de um pano umedecido com água, sendo que, em casos de muita sujeira, vale a pena utilizar um detergente neutro.
Outro usos da borracha em veículos
A borracha também está presente em trabalhos de vedação interna da lataria de um veículo. Ou seja, quando alguém deseja reduzir o barulho feito pelo carro, existem profissionais que instalam vedações de borracha capazes de atuar como isolamento acústico, garantindo conforto e proteção contra os barulhos das vibrações das peças do carro.
Além disso, os barulhos externos ao veículo também são bloqueados.
Outro item interessante para qualquer pessoa que possua um carro é a ventosa de borracha. Este não está relacionado com nenhuma peça específica de um carro. Porém, ela possibilita a correção de amassados na lataria.
Isso porque a ventosa funciona da seguinte maneira: ao ser aplicada contra uma superfície lisa e regular, ela cria um “vácuo” dentro de si, que faz uma pressão muito forte quando se tenta tirar a ventosa da superfície.
Dessa forma, quando aplicada a carros, a ventosa preço basicamente “gruda” na lataria, permitindo que se coloque no lugar aquilo que foi amassado.
Cuidados com o cinto de segurança
Não é preciso dizer que o cinto de segurança é o componente principal para garantir a proteção do condutor e dos passageiros em caso de acidentes.
Todavia, essa segurança só pode ser garantida se o equipamento estiver em boas condições. Nesse sentido, as montadoras recomendam que seja feita uma checagem dos cintos no mínimo uma vez ao ano.
Assim, é preciso verificar:
- Se não há partes rasgadas ou descosturadas no cinto;
- Se os engates não estão com folga;
- Se não há sujeira obstruindo o enrolamento;
- Se o cinto está bem preso à carroceria.
É preciso ficar muito atento à limpeza dos cintos. Ou seja, garantir que não há nada prejudicando o enrolamento automático do cinto e que não há sujeira no corpo de tecido do equipamento (também conhecido como cadarço) capaz de danificar e corroer o material.
Em casos assim, o cinto pode até mesmo se romper na hora do choque. Portanto, assim como os revestimentos de borracha, é necessário fazer uma limpeza com água morna e sabão neutro.
A importância das películas de vidro
Apesar de parecer um item meramente estético e banal, cuidados como uma pelicula de vidro pode oferecer diversos benefícios para quem a utiliza em seu veículo, tais como:
- Proteção contra raios ultra-violeta;
- Reforço ao vidro;
- Segurança contra estilhaços no caso de impactos;
- Redução de ruídos;
- Privacidade contra ações criminosas.
Entretanto, apesar de todas essas vantagens, a aplicação das películas de vidro, também conhecidas como insufilm, deve ser feita com profissionais especializados e credenciados para que todo o potencial do produto não se deteriore por conta do surgimento de bolhas ou de descasque.
Após isso, entre os cuidados, vale destacar que o insufilm deve ser substituído a cada cinco anos e não pode ultrapassar a luminosidade exigida pelas leis de trânsito, a qual deve ser de 75% nos vidros frontais.