Conheça as peças que mais se desgastam em um caminhão
Podemos dizer que o assunto caminhão, talvez, tenha sido o mais comentado nos últimos tempos, pois sua grande importância e impacto em diversos setores da economia nacional, foram vistas e entendidas de forma surpreendente.
Independente de sua posição política ou opinião, é perceptível e irrefutável a influência dos caminhoneiros no abastecimento de todas as cidades do território nacional, além de nossa dependência quase total da malha rodoviária.
São milhares de quilômetros de estradas, percorridos por esses profissionais em nosso território, além dos custos operacionais e de alimentação inclusos em toda viagem.
Também precisamos levar em consideração o desgaste das peças essenciais para o bom funcionamento do automóvel e sua vida-útil.
Os caminhões e carretas, apesar de sua estrutura imponente e super-resistente, também passam por diversos problemas estruturais com o passar dos anos e do uso.
Saiba mais sobre a estrutura destes veículos
São centenas de peças trabalhando diariamente e suportando alta quantidade de peso, esses fatores somados à quilometragem rodada diariamente e à qualidade das estradas brasileiras, culminam no desgaste.
Muitas vezes, prematuro de peças variadas em caminhões e carretas. Para minimizar os riscos e aumentar a vida-útil do automóvel, também é importante entender qual modelo de caminhão é melhor para sua atividade.
A indústria e montadora de caminhão iveco e de diversas empresas, disponibiliza uma lista de modelos para variados segmentos. Por exemplo:
Caminhões Rodoviários e Urbanos
Ideais para os transportes em rodovias para as cidades de todo o país, são caminhões de grande vida-útil e versáteis para percorrer rodovias e estradas.
Caminhões fora de estrada
Esses modelos são os mais resistentes e construídos para alto desempenho em ambientes de difícil acesso, como minas de minérios e madeireiras. Sua estrutura e carroceria é modificada para transpassar terrenos traiçoeiros e de má conservação.
Também é possível encontrar modelos para Caminhões de Incêndio e Combustíveis Alternativos (Caminhões elétricos e a base de gás). Os caminhões, de forma geral, são divididos em categorias, são elas:
- Leves;
- Semipesado;
- Pesados;
- Extrapesados.
Entenda melhor sobre as peças do automóvel
Entendendo melhor os tipos de caminhões disponíveis e decidindo o que melhor se adequa ao seu trabalho, é hora de começar a rodar por aí.
E enquanto você roda, começam lentamente os desgastes das peças e componentes do automóvel, de diversas formas, devido a diversos fatores.
Fizemos uma pequena lista para facilitar a vida do caminhoneiro, existem algumas peças em comum, que sempre são as mais desgastadas.
E, por isso, exigem maior atenção e manutenção, garantindo uma viagem mais segura e aumentando a durabilidade do caminhão.
A grande maioria dessas peças pode ser encontrada em qualquer loja de auto peças de caminhão. Entre as peças mais desgastadas temos:
Suspensão
Por conta do grande peso suportado e das condições da estrada, a suspensão sofre diariamente. Seu desgaste acarreta problemas sérios, como instabilidade em curvas, causando maior risco de acidente.
Faróis
Sempre de olho nos faróis de sinalização do caminhão, pois são peças fáceis de conseguir e a baixo custo. Seu mau funcionamento pode indicar problemas elétricos mais sérios.
E, além disso, vale ressaltar que as luzes de sinalização são obrigatórias por lei e infringi-las, pode resultar em multas e prejuízos financeiros – além de aumentar o risco de acidentes.
Motor
Sempre verifique o desempenho e potência do seu motor e faça sua manutenção preventiva constantemente. Por se tratar de um motor complexo e com diversas engrenagens, falhas podem acontecer.
Como o rompimento e desgaste da correia de borracha, responsável pela partida e pelo giro das engrenagens que movem o caminhão.
Freio
Por se tratar de freios de alto desempenho, precisam de manutenção periódica e verificação dos sistemas hidráulicos constantemente, garantindo seu funcionamento integral.
Filtro de Combustível
Deve ser trocado periodicamente conforme recomendação do fabricante. Seu desgaste pode impedir a circulação de combustível no caminhão, além de perigosos vazamentos internos e externos.
Pneus
Considerar troca a partir de sessenta mil quilômetros – essa é uma regrinha, mas tudo varia do uso e das estradas percorridas, por isso a análise visual, com bom senso, também é um ótimo recurso.
Pneus desgastados são um dos maiores responsáveis por acidentes nas estradas brasileiras e, na maioria das vezes, o motorista não checou de forma correta e resolveu correr esse risco para ele e para todos ao seu redor.
Danos à carroceria
Por conta do transporte, muitas vezes, descuidado os danos à carroceria podem causar problemas sérios como desalinhamento e perda de controle, sua reparação também pode ser realizada em lojas de auto peças especializadas em caminhões.