Documentos e acessórios veiculares: o que é preciso saber

carros

Documentos e acessórios veiculares: o que é preciso saber

A origem dos primeiros carros data o ano de 1769, com a criação do motor a vapor para automóveis, que foi capaz de acelerar o transporte de pessoas dentro das cidades.

Em 1807, os primeiros veículos de combustão interna, com acionamento por gás combustível já operavam nas ruas, com a introdução da gasolina em 1885.

Mas, somente no ano de 1888, há o surgimento do carro moderno, o Benz Patent-Motorwagen, pelo inventor alemão Karl Benz.

A partir daí, o avanço tecnológico permitiu o aprimoramento dos veículos e, atualmente, podemos vislumbrar inúmeros modelos de automóveis, até mesmo, com funcionamento por energia elétrica.

Contudo, nem sempre os carros são completos de fábrica e, por esse motivo, muitos proprietários de veículos buscam aprimorar suas máquinas, com a instalação de uma série de acessorios automotivos para melhor desempenho, dirigibilidade e conforto dos passageiros e motoristas.

Com isso, os carros são cada vez mais modernos, práticos e eficientes.

Os acessórios automotivos mais procurados no mercado

Existem diversos modelos de acessórios automotivos, cada um com as suas especificações e funcionalidades.

Por isso, o proprietário do veículo deve avaliar quais são suas reais necessidades e desejos, além de verificar se o automóvel já não possui algum componente de fábrica que desempenhe aquela função adequadamente..

Um dos dispositivos mais procurados é o aparelho de som para carro, encontrado em modelos altamente tecnológicos, para melhor entretenimento.

Hoje em dia, os equipamentos de som não somente oferecem uma reprodução de áudio de qualidade, mas também permitem parear outros aparelhos, como celulares e tablets. Assim, fica mais fácil ouvir alguma música e/ou conteúdo, sem ter que depender de CDs ou de rádios.

Além dos aparelhos de som, outros acessórios automotivos muito procurados são:

  • Injeção eletrônica para acionamento de motor;
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
  • Vidros e travas elétricas (quando não vêm de fábrica);
  • Aparelhos de vídeo para o banco traseiro.

Grande parte desses dispositivos pode ser encontrada em um auto eletrico automotivo, que é um estabelecimento especializado na comercialização e instalação de acessórios elétricos para carros.

Além de oferecer produtos de qualidade, com peças originais de fábrica, esses empreendimentos também fazem a revisão de todo o sistema elétrico dos automóveis, ajudando na revisão das condições de funcionamento dos veículos.

Para o trabalho nas autoelétricas, é indispensável a presença de uma equipe qualificada, pois é preciso operar ferramentas de medição como multímetros, canetas de polaridade e testadores de baterias.

Todos esses itens demandam conhecimento técnico, já que o manuseio incorreto pode acarretar uma manutenção falha e, até mesmo, ocorrência de acidentes.

Ademais, a centro automotivo também é responsável por oferecer garantia em todas as suas peças e orientar os clientes sobre os melhores produtos. Se necessário, a equipe também pode recomendar o prazo de manutenção veicular para cada tipo de carro, conforme as especificações e condições da máquina.

Documentos importantes para quem tem carro

Além de manter os acessórios e as condições de funcionamento dos veículos, os proprietários dos carros também precisam ficar atentos quanto aos documentos.

O mais importante é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), popularmente conhecida como carteira de motorista, que atesta que o indivíduo está apto a dirigir um veículo de determinada categoria.

Quando o motorista muda de cidade, é necessário realizar a transferência CNH interestadual, ou seja, fazer um novo registro da carteira de motorista, atualizando o endereço.

Para retirar o documento, é preciso ir até o DETRAN da localidade, portando documentos como CNH, comprovante de endereço, RG e CPF, bem como demais itens exigidos. A regra de transferência também vale para o motorista com CNH registrada em outro estado.

Além da CNH, outro documento importante é o laudo transferência veicular, também chamado de Laudo Fotográfico do Motor para transferência.

Ele é responsável por verificar a numeração do chassi, do motor e parte traseira do veiculo, com a numeração de identificação legível, e comparar com as numerações do cadastro informatizado na BIN/RENAVAM.

Assim, caso a numeração do chassi e do motor não estiverem em conformidade com o fabricante, o veículo não é considerado original.

O laudo de transferência evita ações ilegais e falsificação dos veículos, por isso, é exigido pelo DETRAN em caso de venda ou troca de automóveis. Para realizar a avaliação, o proprietário deve contratar uma empresa devidamente credenciada junto ao DETRAN do município.