Vistoria veicular e serviço de manutenção

manutenção

Vistoria veicular e serviço de manutenção

Ter um carro é o sonho de diversas pessoas, e por um motivo bem simples, ele faz com que você consiga se movimentar com mais facilidade pela cidade, pelo bairro, e também é muito mais do que isso, ressalta a personalidade da pessoas. É sempre importante investir em manutenção.

Assim, a cor do carro, o modelo, a decoração, o tipo de revestimento no banco, tudo isso tem relação com aquilo que a pessoa deseja.

Mas antes de comprar um carro é necessário atentar-se para diversos procedimentos burocráticos, como o laudo de vistoria que ajudará a identificar problemas no veículo, caso você esteja comprando o carro usado ou semi novo, e também a realização de procedimentos para resolver os problemas constatados na vistoria.

Esse texto vem no sentido de explicar como funciona os tipos de vistoria veicular, e a importância de alguns procedimentos de manutenção como por exemplo o martelinho de ouro porta amassada ou em lataria geral.

Manutenção: Vistoria cautelar

Realizar a comprar de um carro é o sonho de muitas pessoas, independente se ele é usado ou novo. Mas para que o sonho não se transforme em um pesadelo é que surge a vistoria cautelar.

De maneira geral, é uma avaliação que é feita por uma empresa altamente capacitada, que vem identificar qual a situação real do carro.

Assim, esses profissionais buscam descobrir se há problemas em todos os aspectos do veículo, tanto com a estrutura e com o estados dos pneus automotivos, motor, tanto em relação a sua documentação.

A solicitação de vistoria cautelar geralmente é mais solicitada por seguradoras de carro, entretanto, nada impede que possa ser demandada por pessoas físicas.

A princípio a vistoria do carro começa com identificação do veículo, sendo verificados:

  • Procedência;
  • Número do motor;
  • Número do chassi;
  • Restrições judiciais e sinistros;
  • Repintura;
  • E se foi alvo de recall pela montadora.

Com todos esses itens, a empresa responsável pela vistoria garante que o carro está seguro para compra, emitindo um laudo, e classificando como aprovado, reprovado ou que precisa de melhorias, sejam mecânicas, como a troca de amortecedores mercedes c220 ou até mesmo a atualização de documentos.

Mas por que fazer a vistoria?

A vistoria visa trazer segurança ao comprador, já que este novo proprietário terá um laudo gantindo que o veículo está em condições normais de circulação, tanto no quesito estrutural e físico, como no quesito documental, que faz com que se evite dores de cabeça.

Além disso, a vistoria cautelar ajuda na prevenção de acidentes. Isso acontece porque todo o histórico do carro é passado a limpo, verificando se já houve perda total, se houve troca de peças importantes e assim por diante.

É como se os especialistas tivessem um chaveiro para abrir cofre e aproveitou para vir a tona todos os problemas do carro.

E por fim, a vistoria cautelar ajuda na revenda, sendo o laudo uma forma de mostrar que o carro está em perfeitas condições.

Martelinho de ouro

Caso durante a inspeção veicular sejam encontrados amassados na lataria, será solicitado recorrer ao serviço de martelinho de ouro. Ele pode ser feito em lojas de peças de carros ou então em oficinas especializadas.

O martelinho de ouro é uma técnica de funilaria, de baixo custo, e que atende a diversos tipos de amassados e arranhões.

O martelinho de ouro como conhecemos é um tipo de serviço que ajuda a recuperar um amassado sem precisar retirar a peça do local.

Antes o profissional que trabalhava na oficina, retirava a peça inteira da carroceria, era feito o conserto e depois pintava.

Entretanto a peça reparada ficava destoante das demais, visto que recebia uma camada nova de tinta e o proprietário não podia as vezes pintar o carro inteiro.

Assim, o martelinho de ouro é feito com a lataria do carro, sem fazer retiradas de peças e sem a necessidade de efetuar repinturas.

Quando é indicado a manutenção com o serviço de martelinho de ouro?

O serviço de martelinho de ouro é indicado para pequenos amassados, e é um serviço rápido, podendo ser efetuado em até 1 hora. Para grandes amassados, o martelinho pode até ser uma opção, mas não é a mais indicada, sendo necessário recorrer aos métodos mais arcaicos como a troca da peça e a repintura, ou quando é necessário trocar a lateria.

Assim, é imprescindível dizer que a vistoria veicular é importante para a venda do carro e para verificar se será necessário ações de manutenção como o martelinho de ouro para ter a segurança e certeza que o veículo trafega seguindo as leis.