Veículos devem cumprir exigências para seguro

Veículos

Veículos devem cumprir exigências para seguro

Os serviços prestados pelas seguradoras de veículos devem atender uma série de requisitos, como cobertura contra roubos, furtos, colisões, incêndios, danos causados por terceiros e por forças da natureza.

Este pode ser um plano básico, que garante o reembolso de valores, desde para os reparos que podem ser realizados, até a devolução do valor completo do veículo.

Veículos devem cumprir exigências

Para isso, os proprietários de veículos, seja carro, moto, caminhão ou van, devem cumprir alguns requisitos, para que possam pagar menos em franquias.

Guardar o veículo em garagens particulares, tanto em casa quanto no local de trabalho, ter baixa quilometragem e não possuir multas na carteira de habilitação podem favorecer àqueles que precisam de um seguro, e tomam todos os cuidados com o veículo.

A ideia em ter um serviço como este, é poder contar com o auto socorro 24 horas, para que os passageiros, motoristas e outros ocupantes, cheguem ao destino final de maneira segura, em qualquer caso.

Muitas vezes, os veículos podem apresentar panes, em horários inapropriados, como a madrugada, e a disponibilidade de uma oficina aberta, dependendo da região em que se está, ser impossibilitada.

Por isso, a cobertura de um seguro veicular deve contar com diversos serviços de ajuda, por todo o período, dia ou noite, durante todos os dias do ano, inclusive aos feriados.

Quando surge a necessidade de uso de um guincho plataforma, o carro pode ser rebocado para o destino final em que o motorista estava indo, e ser acionado novamente, para que possa ser levado a uma oficina, e verificar qual o problema, que também pode ser coberto pelo seguro automotivo.

Para atender uma parcela maior da população, há empresas que já oferecem serviços terceirizados, como atendimento a empreendimentos comerciais e até mesmo a realização de serviços residenciais, como verificação de sistemas elétricos, instalação de eletrodomésticos e serviços de encanamento.

Quando há a troca de veículo, é possível transferir o seguro do antigo para o novo automóvel, com a alteração das informações, que devem ser feitas junto ao vendedor de seguros, e realizar o laudo transferência veicular, para verificar as características que serão cobertas.

Em casos de alterações significativas, como a presença de blindagem de vidros e lataria, ou alterações na motorização, o plano de seguro pode ser alterado, conforme o contrato entre seguradora e segurado.

A regularização em novo veículo, para que o seguro seja válido, deve atender às normas de segurança primordiais, como:

  • Situação dos pneus, inclusive de estepes, quando presentes;
  • Funcionalidade de freios dos pés e de mão;
  • Equipamentos de segurança, como cintos e airbags;
  • Funcionamento de lâmpadas de faróis e freios.

As placas do veículo, assim como os números de identificação de motor e chassi, que são identificados nos vidros veiculares, também devem passar por um laudo, garantindo a originalidade das peças dos veículos, evitando qualquer tipo de fraude.

Complementar veículo pode valorizar

Alguns complementos podem ser adicionados aos veículos, para que eles possam ser mais atrativos, ou até mesmo, para a realização de serviços que podem ajudar no transporte de outros veículos.

A aquisição de um reboque de moto pode ajudar os praticantes de trilhas, que utilizam motos sem retrovisores ou outros equipamentos obrigatórios para o uso no dia a dia.

Como a prática de motociclismo, em meio a locais fechados para este tipo de esporte, não exige a presença de acessórios que poderiam acarretar em uma multa, levar eles por meio de um reboque é o ideal.

É claro que o reboque deve ser regularizado junto ao departamento de trânsito, com documentos que identificam por meio de número de placa, e também com a presença de lanternas, para indicar as luzes de freio e a ré.

A colocação de acessorios automotivos também podem ajudar na aquisição de seguros mais baratos, pois eles ajudam nos cuidados na dirigibilidade, e na condução mais atenta no trânsito.

O mercado automotivo oferece uma infinidade de equipamentos que podem ser colocados, sem a necessidade de qualquer alteração de documentação, nem alterar a garantia junto aos fabricantes de veículos automotores.

Um destes equipamentos, que ajuda, de maneira eficaz, em manobras, como estacionar, é o sensor de estacionamento, que pode ser colocado tanto no para-choque traseiro, quanto no para-choque dianteiro.

A instalação de câmeras também contribui para facilitar as manobras, aumentando a segurança em todos os sentidos.