As vantagens de você usar um carro elétrico

As vantagens de você usar um carro elétrico

Cada vez mais está na moda ter um carro elétrico. Chegaram com a intenção de proteger um pouco mais um ambiente, apesar de ainda não ter conquistado todo mundo.

Nesse artigo vamos indicar algumas das vantagens (e também algumas desvantagens) que você pode ter ao comprar um carro elétrico.

Já todos conhecemos que uma das grandes vantagens do carro elétrico é que ele não polui, mas para muitos isso não chega.

Veremos mais exemplos, com base na opinião de usuários de veículos elétricos na Internet. Muitas dessas opiniões são baseadas na própria experiência do usuário.

1. Não polui o ambiente

Este tipo de carro não polui porque não precisa de nenhum tipo de combustível. Esses veículos funcionam devido à transformação de eletricidade em energia.

Um ponto muito favorável considerando os grandes problemas de poluição atualmente

2. Não faz barulho

A poluição não é só atmosférica. Um carro também produz barulho (poluição sonora). No caso de um carro elétrico, isso quase nem existe.

3. Pouco gasto em sua manutenção

Geralmente aqui que você gasta com a manutenção do motor que um veículo a diesel ou gasolina produz é bem elevado.

No entanto, com um carro elétrico economizamos nisso e podemos poupar mais dinheiro para usar em outras coisas.

O motivo de ser possível economizar mais no motor elétrico do carro elétrico, se deve a que é muito mais compacto e muito mais confiável que os “normais”.

É muito raro que um motor elétrico falhe, é mais simples pois não tem acessórios.

No caso dos motores tradicionais podem causar várias falhas (no sistema de refrigeração, óleo…) e até deixar o motor inutilizado, fazendo com que se fique sem carro, pois trocar o motor de um carro tradicional é muito caro e na maioria dos casos não vale a pena.

4. Mais espaço

Estes automóveis não têm caixa de mudanças de velocidades e o motor é muito menor. O espaço que teremos em um carro elétrico será muito maior do que em carros normais.

Assim sendo, teremos um carro menor, com o qual podemos estacionar na cidade de forma mais fácil e prática, mas com mais espaço por dentro.

5. Mais eficiência

Um automóvel a eletricidade é muito mais eficiente do que um convencional. Sua eficiência se situa nos 90% quando em um carro tradicional fica em 30%, ou seja, um carro elétrico necessita de menos energia para fazer o mesmo esforço e, consome menos e isso ajuda a baixar a conta da eletricidade.

A isso vamos adicionar a essas vantagens o que você vai poupar no que diz respeito ao estacionamento nas grandes cidades. Um carro elétrico pode ser estacionado nos parques sinalizados a azul ou verde, sem pagar,

Desvantagens dos carros elétricos

Aquilo que nos vem à cabeça quando mencionamos as desvantagens de um carro elétrico, é a sua autonomia e a carga da bateria. certo?

Vamos ver quais são as maiores desvantagens de um veículo elétrico.

1. Menos autonomia

A autonomia de um carro elétrico é a principal desvantagem que apresenta. Na verdade, não têm a mesma autonomia que um automóvel a combustível.

No entanto, a autonomia depende de muitos fatores, como velocidade, ar condicionado ou a idade e condição da bateria, por exemplo.

2. Onde se pode carregar bateria?

Outra das maiores desvantagens de um carro elétrico é o local de carregamento.

Nem sempre existem locais para tal, e antes de comprar um veículo elétrico, deve ter em mente que irá necessitar de uma garagem, além de uma instalação que possua uma tomada onde possa carregar a bateria do carro.

3. Preço elevado

O custo de um carro elétrico é bem mais elevado que o de um carro comum. Esse motivo do alto custo é devido às baterias.

Existe atualmente a possibilidade de comprar um carro sem bateria, ou seja,podemos alugar essa bateria.

4. Como se produz a energia para carga?

Como já foi informado, os carros elétricos não poluem nada, mas a verdade é que a produção de eletricidade para os carregar poluem. Uma solução seria produzir a eletricidade necessária ao nosso veículo através das energias renováveis, como a que é produzida pelo sol, eólica ou das marés no caso de ser proveniente de uma zona costeira.