Tudo sobre a manutenção preventiva de um veículo

veículo

Tudo sobre a manutenção preventiva de um veículo

Muitas pessoas desejam comprar um veículo para ter mais facilidade no deslocamento até o trabalho ou para atividades de lazer, agregando mais qualidade de vida e bem-estar.

Porém, ter um automóvel envolve diversas responsabilidades que vão além do cumprimento das regras de trânsito e do respeito social, pois têm a ver também com cuidados e reparos automotivos.

Assim como um paciente deve buscar o médico para realizar alguns exames de rotina, mesmo que ele não sinta nenhuma dor ou problema, no caso dos veículos, a manutenção preventiva veicular funciona como essa ida ao médico.

Ou seja, esse tipo de manutenção é feita sem que o veículo apresente problemas aparentes e deve ser realizada com a intenção de aumentar a sua durabilidade, assim como eficiência e economia de combustível.

É durante este processo que alguns reparos técnicos e revisões são feitas com o objetivo de tornar o automóvel ainda mais seguro e eficiente.

A manutenção preventiva para o veículo

Quando falamos sobre a revisão preventiva automotiva, nos referimos aos procedimentos que devem ser feitos por uma oficina mecânica especializada, que conte com equipamentos e profissionais que tenham qualidade técnica para realização dos procedimentos.

De modo geral, existem alguns procedimentos que podem ser realizados por todos os veículos e que são indicados para garantir a sua boa eficiência.

Alguns exemplos são:

  • Verificação e troca dos filtros no carro;
  • Troca de óleo a cada 5 mil quilômetros;
  • Verificação e troca dos pneus;
  • Alinhamento e balanceamento das rodas;
  • Limpeza do seu automóvel;
  • Análise da suspensão.

Inclusive, durante a troca de filtros também pode ser realizada a troca de óleo, que retém impurezas impedindo que elas cheguem até o motor, assim como o filtro de ar do veículo e o filtro ar condicionado automotivo, que é utilizado para reter a sujeira, impedindo que ela circule no ar-condicionado e cause alergias e problemas na respiração do condutor.

Esses cuidados são feitos antes de surgir algum barulho no automóvel ou até mesmo que alguma luz acenda no painel do veículo. Ou seja, essa é uma ação de cuidado com o automóvel, visando garantir o aumento de sua vida útil, assim como uma economia para o bolso do cliente.

Outro elemento que pode necessitar de revisão técnica é a parte elétrica do veículo. Problemas como ter uma luz que não acende, um comando que não é respondido, precisam ser analisados e podem ter a ver com problemas na bateria estacionaria 150, sendo necessária sua troca ou recarga. Para conseguir identificar o problema, é preciso buscar por um especialista na área.

Os cuidados com o câmbio automático

Existem vários modelos de veículos, com suas particularidades. Entre essas semelhanças e diferenças entre as formas de cuidado e manutenção de um veículo, existe o câmbio automático e o manual (que exige a troca de marchas com a mão).

Por isso, os brasileiros se apegaram ao câmbio automático, principalmente, os que vivem em grandes cidades e que enfrentam diariamente longos tráfegos e muito trânsito. Cansados de trocar as marchas de forma muito intensa, muitas pessoas optam pela compra de um carro automático.

Mesmo com todas as comodidades, o cambio Audi A1, ou de outro modelo de automóvel necessita de alguns cuidados e reparos técnicos em relação a sua utilização.

Geralmente, o conserto desse câmbio costuma ser mais caro, mas é necessário realizar procedimentos de manutenção preventiva com o objetivo de aumentar sua durabilidade.

Uma das ações de manutenção que é fundamental para esse tipo de veículo é a troca de óleo, sobretudo, colocando um óleo que tenha uma qualidade elevada.

Muitos problemas que envolvem carros automáticos têm a ver com vazamentos de óleo ou a negligência na troca. Por isso, é importante levar seu automóvel até um mecânico que possa realizar uma revisão e orientar sobre a periodicidade da troca e o melhor tipo de óleo para o automóvel, servindo para identificar também se existem vazamentos.

Se mesmo assim, o conserto de cambio automatico for necessário, é fundamental que essa verificação seja feita por equipamentos modernos, com detecção digital do problema.

Para que esse trabalho seja feito de forma mais fácil, é importante que o cliente verifique que as luzes do painel do seu veículo, como é o caso da luz de câmbio e conte com profissionais de sua confiança.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *