Tudo que você precisa saber antes de tirar carteira de motorista

Tudo que você precisa saber antes de tirar carteira de motorista

A maioria dos jovens mal vê a hora de completar 18 anos para tirar a carteira de motorista. Entretanto, é preciso saber que se trata de um processo longo e burocrático, que precisa ser levado a sério.

É comum ter dúvidas, por isso a principal recomendação para candidatos à habilitação é pesquisar e estudar bastante, o que pode ajudar muito durante as etapas da habilitação. Confira algumas perguntas e respostas sobre o tema:

Que tipo de carta eu preciso tirar?

Para cada tipo de veículo a ser conduzido, é preciso habilitar-se de uma maneira diferente. Até porque dirigir um carro é diferente de dirigir um caminhão, por exemplo, assim como uma moto demanda movimentos e comandos específicos.

Nesse sentido, a categoria irá determinar a habilitação. São 5 tipos:

  • Categoria A: motocicletas, motonetas, triciclos e ciclomotores;
  • Categoria B: carros de passeio;
  • Categoria C: veículos pesados, como caminhões;
  • Categoria D: ônibus, vans, veículos para mais de 8 pessoas;
  • Categoria E: unidade acoplada, como trailer ou reboque.

É possível habilitar-se em uma, duas ou em todas as categorias, com requisitos que variam de acordo com cada categoria. A adição de categoria CNH também é uma possibilidade, já que a primeira habilitação só pode ser retirada nas categorias A, B ou AB.

Quais as exigências para tirar a carta?

Para se candidatar à habilitação, além de ter 18 anos completos, o cidadão brasileiro precisa ser penalmente imputável, saber ler e escrever, possuir Carteira de Identidade e ser aprovado nos exames avaliativos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

O indivíduo penalmente imputável é aquele considerado capaz de responder pelos seus atos, sendo responsabilizado de acordo com a legislação. Vale a pena ressaltar que a idade para habilitar-se para dirigir ônibus ou caminhão é 21 anos completos.

Autoescola? E depois?

Obrigatoriamente o candidato a habilitação deverá fazer aulas teóricas e aula de direção no CFC, em uma autoescola. Depois de aprovado em exame psicotécnico, exame teórico e exame prático, tem-se a habilitação provisória, que atesta a permissão do condutor para dirigir por 1 ano.

A diferença entre a Permissão para Dirigir (PPD) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é que a PPD não permite infrações de natureza média, grave ou gravíssima, enquanto que a CNH tem um limite de pontuação. O limite da pontuação CNH é 20 pontos.

Como escolher uma autoescola?

A escolha da autoescola é muito importante, porque é durante as aulas que a maioria dos condutores adquire segurança para dirigir e aprende a como reagir nas diversas situações que podem aparecer no trânsito ou na condução de um veículo.

Ter instrutores simpáticos e solícitos faz a diferença, assim como um bom atendimento na secretaria do CFC e boas explicações sobre os processos e taxas envolvidas.

Como você vai frequentar o local por um bom tempo, uma dica é escolher escolas com localização estratégica e pesquisar com antigos alunos para saber o que acharam do serviço.

Quanto custa tudo isso?

Quase todas as etapas da habilitação são pagas. As taxas cobradas pelo Detran têm preços fixos, que podem ser consultados no site do Detran de cada estado. Todo o resto é pago diretamente aos prestadores de serviço envolvidos, como as autoescolas, médicos e psicólogos.

Quando se contrata uma autoescola logo no início do processo, eles podem cobrar um pacote que já inclui todas as taxas e serviços ao longo do processo. Bastante pesquisa de mercado garante uma carteira de habilitação barata.

Também vale a pena ler com atenção o contrato, para entender o que exatamente está sendo cobrado e evitar custos surpresa.

De acordo com o Detran, o processo dura no mínimo três meses, mas depende da disponibilidade do candidato e da autoescola no agendamento de aulas e exames. Entretanto, o prazo para concluir o processo é de 12 meses, e ao ultrapassar esse período, é preciso reiniciar e pagar todo o processo novamente

Sou PcD, como obter isenção do IPI?

O processo de solicitação de isenção IPI deficiente, que permite a pessoas com deficiência a compra de carros com isenção de impostos, foi informatizado e está bem mais simples.

É necessário fazer um laudo médico atestando a deficiência, mas depois todo o processo pode ser feito pela internet. Há orientações completas no site da Receita Federal.

Essas foram as informações que você deve saber antes de tirar sua carteira de motorista. Lembre-se de que é um processo burocrático e cheio de etapas, que deve ser levado a sério e cumprido com cautela.

Consulte novamente, quando necessário, todas as informações contidas neste texto e você estará preparado para tirar sua habilitação.