Tudo o que você precisa saber antes de tirar a CNH

CNH

Tudo o que você precisa saber antes de tirar a CNH

Tirar a CNH é o sonho de boa parte dos jovens, principalmente quando atingem a maioridade. No entanto, o processo vem se tornando cada vez mais complexo.

As etapas estão mudando com o tempo, mas as exigências permanecem as mesmas, sendo:

  • Possuir RG válido;
  • Possuir CPF;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Saber ler e escrever.

Além disso, é importante considerar que existem diversos tipos de habilitação, sendo que a carteira de motorista tipo b é a que possibilita a direção de automóveis e outros veículos.

Escolha uma autoescola

O primeiro passo é dirigir-se até uma autoescola para iniciar o Curso de Formação de Condutor (CFC), que é obrigatório.

Essa escolha é essencial tanto para acompanhá-lo durante todo o processo ou para a realização das aulas teóricas, no simulador e práticas. 

Aqui, considere alguns pontos, como a facilidade de acesso ao local, o valor que será pago pelas aulas práticas e teóricas, quanto ficaria ao pagar para adicionar categoria a e demais, além da qualidade dos serviços prestados.

Uma dica é conversar com quem já é habilitado para saber o que achou daquele serviço, ou ainda consultar o site do Detran, que conta com uma listagem das autoescolas licenciadas.

Quanto vou gastar com a CNH?

Grande parte das etapas para tirar a CNH são pagas, sendo que as realizadas no Detran possuem o preço determinado.

O restante deverá ser pago diretamente aos prestadores de serviço, como as autoescolas, trocar bateria carro, psicólogos e médicos.

Inclusive, caso você escolha começar por uma autoescola, é cobrado um pacote cujas taxas e valores dos prestadores de serviço já estão inclusas. 

No entanto, sempre leia o contrato para identificar cada valor que está sendo cobrado, garantindo que não terá demais custos ao longo da habilitação. 

Se optar por iniciar o processo por conta, cada etapa deverá ser paga separadamente, como as taxas do Detran, custos com as consultas médicas, aulas teóricas, práticas e simulador na autoescola, além dos exames e a emissão da CNH.

Quanto tempo leva?

É possível tirar a CNH em, no mínimo, três meses. Entretanto, este prazo pode aumentar caso o aluno seja reprovado em algum dos exames.

Quanto ao prazo limite, este é de 12 meses, portanto, esteja atento, uma vez que, caso esse tempo seja ultrapassado, será necessário refazer todas as etapas, pagando novamente por elas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *