Saiba mais sobre o uso de guincho

Saiba mais sobre o uso de guincho

O guincho é um equipamento usado para elevar e rebocar cargas. Geralmente, eles são necessários quando é preciso transportar carros, motos, móveis, equipamentos e outros itens.

No Brasil, é muito comum o serviço de guincho plataforma quando os automóveis apresentam defeitos em uso, devido a ocorrência de acidentes ou quando o motorista é pego em situação irregular e o carro precisa ser recolhido.

O mercado de guinchos no país pode ser considerado consolidado, com uma variedade de empresas especializadas e serviços que colocam caminhão reboque e veículos similares à disposição dos clientes para o transporte de veículos ou cargas.

Guincho ou carreta?

A principal característica do guincho é a capacidade de elevar cargas até a plataforma hidráulica e fazer o transporte adequadamente.

Cada situação de transporte requer um tipo de guincho diferente e, por isso, são muitas as variações com relação a força de içamento de carga. Os mais usados são os elétricos, hidráulicos, mecânicos, manuais, de arraste e o guincho veicular.

O guincho elétrico é alimentado pela bateria do veículo em que ele está ligado, em conjunto com uma bateria extra e independente, para que não comprometa o funcionamento do veículo principal.

Desta forma, ele tensiona e enrola um cabo de aço em torno de um carretel, içando a carga em direção à plataforma.

Já a carreta é um equipamento para reboque que pode ser utilizado quando não é preciso içar a carga. Um exemplo é o transporte de um veículo que está funcionando e pode ser colocado na plataforma, ou móveis que podem ser acomodados manualmente para o transporte.

A carretinha asa delta leva esse nome justamente porque na maioria das vezes é maior que o carro principal. Pode ser usada para transportar automóveis, barcos, móveis ou qualquer tipo de carga, desde que não seja pesada demais para ser colocada na plataforma.

De uma maneira geral, as carretas funcionam como eixos de caminhão, atrelados ao carro principal por cabos de aço. É possível encontrar modelos de carretas abertas ou fechadas.

Em mudanças ou no transporte de itens delicados em situações de chuva ou mau tempo, as carretas fechadas são as mais utilizadas.

O principal aspecto a levar em conta ao decidir entre utilizar um guincho ou carreta é o peso da carga a ser transportada, já que é imprescindível respeitar a capacidade do veículo, para evitar acidentes.

Cuidados durante operações

As operações com guinchos ou guincho asa delta devem ser feitas por profissionais capacitados e com experiência no manejo dos equipamentos. Entretanto, é sempre útil saber os principais cuidados durante o uso, como uma forma de evitar acidentes. As principais recomendações são:

  • Escolher maquinário com a capacidade adequada;
  • Usar luvas ao manusear os cabos de aço;
  • Conferir todas as travas de segurança do equipamento;
  • Manter uma distância segura da operação;
  • Usar um duplicador de força quando necessário.

O guincho deve ser escolhido com capacidade para o dobro do peso da carga, ou veículo, que será içada. Em situações de carro atolado sem ponto de ancoragem, o que é difícil mas não é impossível de acontecer, uma dica é usar o estepe, enterrado a um metro de profundidade e fixo ao cabo de aço, para fazer o reboque.

Com relação à condução de uma carretinha ou guincho, o motorista deve saber que precisa tomar o máximo de cuidado. Isso, porque com o peso do veiculo alterado, a frenagem do conjunto pode ser mais demorada. A principal dica, portanto, é conduzir em velocidade baixa, mantendo uma boa distância dos outros veículos.

É essencial lembrar que motoristas com habilitação na categoria B só podem transportar carretas com até 3.500 quilos de peso, e o descumprimento pode ocasionar em multa.

A aquisição de carretas também deve ser registrada no Detran, assim como qualquer outro veículo. Na compra de um reboque usado, por exemplo, é necessário fazer a transferência de posse em até 30 dias.

Curiosidades

Você sabe o que é um carbide para escareação? Trata-se de um equipamento utilizado na recauchutagem e recapagem de pneus, que ajuda a recuperar pneus usados e comprometidos.

Sua principal função é escarear os pneus nos locais onde a borracha apresenta defeitos. Depois, esses locais são preenchidos com borracha e o pneu pode voltar a ser utilizado.