Qual a importância da manutenção no seu carro

manutenção

Qual a importância da manutenção no seu carro

Você possui ou está pensando em adquirir um veículo? Então deve ficar ciente de que para mantê-lo funcionando da forma adequada e segura, precisa sempre estar com a manutenção em dia.

É importante ressaltar que existem diferentes tipos de manutenção, mas as mais comuns são a corretiva e a preventiva. A grande diferença entre as duas está na forma em que são realizadas.

A preventiva, como o seu próprio nome sugere, é feita como uma prevenção, ou seja, antes que ocorra algum problema com o veículo.

E esse tipo de reparo é essencial para evitar acidentes, além disso, é, comumente, realizada antes de viagens longas na estrada.

Já a manutenção corretiva, é realizada para consertar algum defeito, trocar uma bateria de carro 60 amperes com muito tempo de uso, ou, até mesmo, restaurar a funilaria de um carro após uma batida.

Agora que você já conhece um pouco sobre os principais tipos de manutenção, continue com a leitura e entenda mais sobre os processos de reparação.

Quais partes do veículo precisam de reparos preventivos?

A manutenção preventiva deve ser feita de maneira periódica em diferentes partes do veículo, apenas para constatar se tudo está funcionando da forma correta. 

Dentre as partes que precisam passar por um manutenciamento periódica, podemos destacar:

  • Alinhamento;
  • Balanceamento;
  • Motor;
  • Pneus;
  • Freios;
  • Kit GNV 5, caso seu carro possua.

Todos os itens citados acima precisam passar periodicamente por manutenção, e esse serviço deve ser realizado por profissionais qualificados, por isso, busque uma oficina mecânica de confiança.

Mas, e a manutenção corretiva?

A manutenção corretiva, como citamos acima, é realizada apenas em momentos específicos, em casos mais graves, como acidentes, ou até em casos mais simples como a substituição da película automotiva 3m, já desgastada pelo tempo de uso.

Como pudemos observar, a manutenção, seja ela preventiva ou corretiva, é crucial para que o seu veículo permaneça em pleno funcionamento e não ofereça risco a ninguém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *