Quais as diferenças entre direção de carros e caminhões?

Quais as diferenças entre direção de carros e caminhões?

Carros e caminhões são distintos, principalmente no que diz respeito ao porte, porém, as diferenças, naturalmente, não se resumem em apenas a esse aspecto.

No que diz respeito ao sistema mecânico, existem semelhanças nos sistemas presentes, tais como transmissão, motor, suspensão, entre outros.

Por outro lado, existem particularidades, por exemplo, o freio a ar presentes no caminhão. Tais particularidades acabam influenciando na direção, especialmente quando se fala dos veículos de carga.

No entanto, existem cursos específicos para habilitação de diversos tipos de veículos e cabe ao motorista realizar aquele que melhor atende sua necessidade. Afinal, existem diferentes categorias de CNH, tais como:

  • Categoria A: veículo motorizado que apresente de duas ou três rodas;
  • Categoria B: veículo de peso total inferior a 3500 kg e lotação máxima de oito lugares;
  • Categoria C: veículos de transporte de carga e que ultrapassam 3500 kg;
  • Categoria D: veículos propícios para transporte de passageiros, com lotação superior a oito;
  • Categoria E: veículos das categorias B, C e D, de unidade acoplada de até 6000 kg.

É preciso ter atenção aos veículos, que podem ou não ser dirigidos de acordo com a CNH emitida.

Por exemplo, dependendo do tipo de caminhão pipa, a CNH da categoria B, já no caso de uma carreta tanque inox, apresenta o melhor enquadramento na categoria C.

Esta que atende os veículos usados no transporte de carga e que excedem os 3500 kg. De qualquer forma, é fundamental se informar.

É interessante citar que para o motorista realizar atividade remunerada com os veículos, solicitar ao DETRAN que tal informação seja colocada em sua CNH.

Aspectos da aula de direção para carros e caminhões

Para as pessoas que buscam auto escola, com a finalidade de obter a CNH para dirigir carros, é importante ter consciência de que se trata de um processo que envolve não apenas a aula de direção.

Mas, outros processos para a preparação adequada do novo motorista, como exames médicos, aulas teóricas, aulas de simulador, práticas e a realização do exame final.

Já para quem deseja operar caminhões, uma das alternativas mais buscadas é a emissão da CNH categoria E.

No entanto, para se habilitar nesta categoria, é preciso não ter cometido nenhuma infração grave ou ser reincidente de infrações médias nos últimos 12 meses.

Além de estar habilitado na categoria D e há pelo menos um ano na categoria C. Assim como no caso das aulas para os carros, o futuro motorista de caminhão, necessita pagar os valores referentes ao processo.

Além de passar por avaliações, curso teórico e teste para averiguar o conhecimento obtido. Caso passe, a partir deste ponto está apto para realizar aulas práticas, até a efetuação do exame de direção final.

O que é aula de direção defensiva?

A aula de direção defensiva consiste no ensinamento conjunto de medidas da prevenção de acidentes e falhas cometidas comumente no trânsito. Essa é uma das exigências para obter e renovar habilitação.

Trata-se de um requisito de grande importância, em especial, em consideração que muitas das infrações de trânsito, são devido a negligência ou imprudência dos motoristas.

Dessa maneira, a conscientização acaba sendo um dos principais aspectos em torno desse tipo de aula. Afinal, adotar as medidas propostas pela direção defensiva, pode impactar positivamente nos hábitos dos motoristas.

E consequentemente, proporcionar mais segurança no trânsito. Alguns dos aspectos envolvidos tipo de aprendizado, podem estar relacionados com os seguintes fatores:

  • Direção na ocorrência de chuvas e neblinas;
  • Verificação das condições do veículo;
  • Conscientização a respeito da sinalização;
  • Equipamentos obrigatórios para a segurança no veículo;
  • Uso correto do acostamento;
  • Cuidados especiais relacionados a pedestres, ciclistas e motociclistas.

Existem locais que dão suporte para pessoas que têm medo de dirigir?

Hoje em dia, existem centros de habilitação com aulas voltadas especificamente para pessoas que possuem medo de dirigir.

Os motivos podem ser variados, afinal, cada pessoa apresenta suas particularidades. No entanto, entre as principais razões, é possível notar traumas e insegurança.

Além de buscar por auto escola ou centro de treinamento, para pessoas que apresentam o medo de dirigir, pode ser necessário realizar consultas com terapeutas capacitados.

Para auxiliar nas questões envolvidas neste contexto. No entanto, tudo dependerá dos motivos de cada pessoa e quais são os meios mais favoráveis, para resolver a situação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *