Procedimentos para conduzir automóveis

Procedimentos para conduzir automóveis

Os automóveis são muito importantes para a sociedade, porque, ajudam na locomoção de pessoas, podem ser uma ferramenta de trabalho e promovem o crescimento econômico através da indústria automobilística, que produz diariamente uma grande quantidade de carros que são destinados à exportação e venda em concessionárias.

A compra de automóveis é uma vontade de muitas pessoas, que juntam as suas economias para terem uma forma de transporte que proporcione conforto, segurança e que possa ser usada para o lazer ou alguma necessidade específica.

Ter o carro é um passo importante, mas é apenas o primeiro, porque, sem a documentação para a condução é impossível andar.

Procedimentos para obter os documentos

Para conseguir dirigir é necessário ter uma carteira de motorista como é chamada a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que mostra a aptidão que a pessoa possui para andar em veículos como carro, moto, caminhão ou outro modelo.

Os procedimentos para ter esse documento são: ser maior de 18 anos, ter um RG, CPF e saber ler e escrever para poder fazer a solicitação das categorias A (carteira de motorista de moto), B (carteira de motorista de carro ou A e B numa Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) da sua cidade.

É necessário levar as cópias de comprovante de endereço, RG, CPF e comprovante de agendamento no site do Detran na Ciretran da sua cidade, para fazer um pré-cadastro e coleta de biometria. Depois dessa etapa, é necessário fazer um exame médico e avaliação psicológica.

Ao obter aprovação nos exames, a pessoa deve procurar um CFC (Centro de Formação de Condutores) tipo A, B ou A e B que seja credenciado para realizar o curso-teórico de legislação.

Para conseguir fazer o curso, é necessário apresentar o resultado do exame e os documentos. Concluído o curso e tendo o certificado em mãos é possível realizar o exame teórico que é agendado mediante a apresentação de documentos, certificado e pagamento de taxa para os exames teórico e prático.

A prova teórica é feita na data e local agendado. Ao ser aprovado é possível fazer aula de direção prática e, por último, o exame prático.

Em caso de aprovação, a pessoa consegue uma permissão para dirigir, que tem validade de um ano, onde o portador não pode levar multa grave, gravíssima e nem ser reincidente em infração média. Depois desse prazo é possível ter a CNH.

Algumas pessoas, após conseguirem a habilitação definitiva, procuram os serviços de aulas de direção que uma auto escola para aprender dirigir possui para perder o medo e a insegurança, além de adquirir mais conhecimento para lidar com situações inesperadas ao estar na condução de um carro ou moto.

Informações importantes sobre automóveis

Conhecer os procedimentos de multas é uma forma de se prevenir e evitar problemas com órgão de trânsito. As multas são definidas como:

  • Leve;
  • Média;
  • Grave;
  • Gravíssima.

A pontuação CNH pode ser de 19 em até 12 meses. Caso o motorista atinja 20 pontos ele terá a sua habilitação suspensa. O condutor, para conseguir recuperar a sua carteira de motorista, precisa fazer um curso de reciclagem.

Respeitar as regras de trânsito é muito importante, porque, ajuda a evitar acidentes e problemas de multas que podem causar transtornos aos motoristas.

No momento de compra de automóveis, algumas pessoas têm direito a isenção de IPI carros. Esse benefício é destinado às pessoas com algum tipo de deficiência, que pode ser uma justificativa para a isenção de impostos ao fazer a aquisição de um veículo.

Para ter esse direito garantido é necessário que a pessoa apresente um laudo da Receita Federal assinado por pelo menos dois médicos que sejam credenciados ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Esse benefício é exclusivo para pessoas com deficiência física, debilidade ou doença incapacitante. O deficiente físico que é condutor é isento de IPI, ICMS, IOF, IPVA e rodízio municipal. Em casos de doença mental, é necessário que a pessoa faça um exame com um psicólogo e um psiquiatra.

Portadores de doenças como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) podem ser enquadradas nesse benefício dependendo do grau da sua limitação. Em casos onde a pessoa queira venda o seu veículo e possuindo esse benefício, deve pagar os impostos que foram isentos no momento da compra.

Conhecendo os procedimentos, direitos e deveres, a compra de um veículo pode facilitar muito a sua vida, ajudando nas suas necessidades diárias.

Portanto, procure informações que ajude a realizar todos os procedimentos de forma simples e rápida, assim, será fácil conduzir automóveis com segurança e em pouco tempo.