Procedimentos estéticos automotivos

estéticos

Procedimentos estéticos automotivos

O setor automotivo é bastante amplo e envolve uma série de processos e elementos que visam garantir o bom proveito dos automóveis. Esse setor é cheio de serviços que tem como objetivo manter o carro em boas condições mecânicas.

No entanto, um carro não é apenas seu motor ou então seus bancos, mas também todo um conjunto de aspectos estéticos. E nos últimos anos os serviços que visavam a estética e a proteção da lataria vem aumentando, principalmente, nas oficinas de funilaria e pintura.

São muito os serviços estéticos automotivos e o presente artigo visa identificar e mostrar quais são esses serviços, suas características e funcionalidades e os motivos de querer optar por fazer alguns desses procedimentos.

De antemão, entendemos que os processos descritos, sejam de polimento e cristalização ou de funilaria não são apenas estéticos, mas estão intrinsecamente ligados a proteção da lataria da melhor maneira possível.

Os serviços estéticos de funilaria nos automóveis

Os serviços de funilaria são velhos conhecidos de quem já possui carro há bastante tempo, mas, para alguns essa palavra pode ser uma grande desconhecida.

No entanto, apesar disso, a funilaria continua sendo um grande aliado para manter o carro sempre bonito e com um belo aspecto.

De maneira geral, os serviços de funilaria consistem em todas as ações que visam ser recuperadas ou substituídas após serem danificadas, geralmente em batidas e acidentes de trânsito.

Os serviços de funilaria estão atrelados as oficinas de funilaria e pintura também.

Assim, muitos pontos são vistos:

  • Laterais;
  • Assoalhos;
  • Teto;
  • Para-choque.

Para que seja eficiente é necessário que seja feita por profissionais qualificados, que farão da melhor maneira possível e por um preço justo, não cobrando a mais nem a menos e de forma mais clara possível.

Além da funilaria existem outros componentes e serviços estéticos que podem ser feitos nos automóveis como o espelhamento automotivo que veremos abaixo.

Os espelhamentos estéticos automotivos

Um dos procedimentos estéticos que vem chamando a atenção dos apaixonados por carro é o espelhamento automotivo que consiste em uma modificação na pintura visando gerar um aspecto de espelho na pintura. É um processo bastante parecido com o do polimento cristalizado.

O processo de espelhamento usa uma determinada substância sobre a pintura do carro visando “apagar” as imperfeições e afins da lateria e deixar o carro brilhando, além de tornar o carro imune a pequenos riscos e arranhões cotidianos.

O procedimento é indicado para carros que já estão algum tempo na rua, entretanto, pode ser feito em carros novos sem grandes problemas, já que o espelhamento protege a pintura.

Assim como, um procedimento mecânico delicado como a instalação de um modulo PLD, o espelhamento é complexo e precisa de pessoal altamente qualificado, principalmente, por conta dos materiais que serão usados na pintura do seu carro.

Caso os profissionais contratados não possuam muita experiência pode haver o risco de desgaste da pintura e o aspecto não corresponder com o que foi esperado.

Por isso, que é muito importante que quem estiver interessado procure a fundo como funciona o procedimento, para poder fazer a escolha adequada, assim como no caso da instalação de ventilador SPAL 24v.

Equipamentos usados na reparação de automóveis

As oficinas de reparação de carros, principalmente, as que são voltadas para os cuidados estéticos como as de funilaria e pintura usam diversos tipos de equipamentos e ferramentas. Estas são as responsáveis pela qualidade do serviço e também pelos profissionais.

Existem máquinas e ferramentas que não podem faltar em uma oficina que vise lidar com a estética automotiva e é sobre elas que falaremos nesse tópico.

1. Pistola de pintura

A pistola de pintura deve estar presente em oficinas de pintura e podem ser de dois tipos de gravidade e sucção. A principal diferença é quanto ao reservatório de tinta, enquanto a primeira fica na parte de cima a segunda fica na parte de baixo.

2. Secador

O secador é fundamental para que os processos de pintura sejam feitos de forma mais rápido. Há secadores de ondas infravermelhas que garantem bons resultados.

Há secadores mais robustos que possuem várias funções, como tempo e intensidade da luz. Portanto, esses dois são um dos equipamentos mais importantes na oficina, mas há outros como o martelinho de ouro.

Entendemos neste artigo a importância dos processos estéticos e suas principais características.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *