Procedimentos essenciais para obter documentação veicular

Procedimentos

Procedimentos essenciais para obter documentação veicular

Dirigir é um desejo que algumas pessoas têm vontade de realizar em suas vidas. Os indivíduos pensam que os procedimentos mais fáceis de realizar esta vontade, inclui a compra um automóvel, mas, ter o bem material não é a única coisa para conseguir isto.

É preciso também dedicar tempo e capital para alguns procedimentos burocráticos que são necessários por questões de segurança.

Procedimentos importantes para obter a CNH

O primeiro passo para obter o documento é ser maior de 18 anos, ter RG (carteira de identidade), CPF (Cadastro Nacional da Pessoa Física) e saber ler e escrever.

A pessoa precisa ir até a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) da sua cidade e solicitar o tipo de categoria desejada que pode ser A, B ou AB. E escolher uma autoescola para o processo das aulas práticas.

A pessoa deve apresentar os documentos pessoais, comprovante de endereço e o protocolo de agendamento na Ciretran para fazer a coleta da biometria e pré-cadastro.

Após esta etapa, é necessário realizar o exame médico de aptidão física e uma avaliação psicológica para saber as condições de saúde do indivíduo.

Com os resultados do exame, é necessário procurar um CFC habilitação (Centro de Formação de Condutores) para fazer um curso teórico de 45 horas.

Os conteúdos abordam os seguintes temas:

  • Legislação;
  • Direção defensiva;
  • Mecânica;
  • Primeiros-socorros;
  • Meio ambiente.

As escolas precisam realizar a coleta da biometria para que o aluno tenha a presença garantida. Depois de concluir a carga horária é necessário fazer o exame teórico com perguntas de múltipla escolha.

Ao receber a resposta positiva o aluno já pode marcar as aulas práticas, se houver reprovação é preciso aguardar 15 dias para remarcar a prova.

As aulas práticas são importantes para a pessoa aprender a conduzir o veículo e se preparar para o exame final de direção, um teste prático.

Posteriormente de todas as provas, com o resultado positivo o condutor recebe uma permissão para dirigir, documento com validade de um ano e que antecede a CNH.

Durante este período, a pessoa não pode receber infrações graves, gravíssimas e nem reincidir em multa média, pois se isto acontecer será necessário reiniciar o processo de habilitação. Caso contrário, ele terá direito de ter a CNH definitiva depois de um ano.

Ações importantes após obter a CNH

A Carteira Nacional de Habilitação B é específica para os indivíduos que desejam ser condutores de carros, ou seja, o portador do documento desta categoria pode dirigir somente automóveis.

A pessoa que tem vontade de conduzir outros tipos de veículos, é necessário realizar um procedimento de adição de outras categorias por questões de segurança e para evitar problemas com as autoridades.

Os sujeitos que necessitam pilotar uma moto, seja por trabalho ou vontade própria, deve procurar uma autoescola para realizar o procedimento de adição de categoria A.

É necessário ter uma CNH regularizada, pagar o valor que o estabelecimento exige, fazer os exames médicos, aulas práticas de 15 horas e o exame final.

Após realizar toda a burocracia o condutor terá duas categorias AB no documento, podendo dirigir dois tipos de veículos com segurança e dentro das exigências dos órgãos de trânsito.

A carteira nacional de habilitação possui um prazo de validade, ou seja, é um documento que necessita de uma renovação. O período para regularização CNH vencida é entre trinta dias antes do vencimento ou depois do vencimento.

O indivíduo deve ir até o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) com os documentos e pagar uma taxa exigida pelo órgão. O processo de renovação consiste em realizar exames médicos para avaliar as condições de dirigibilidade do condutor. Ao renovar o documento, o prazo de validade deste é de cinco anos.

Serviços que ajudam no psicológico dos condutores

Ao obter a CNH, alguns condutores ficam com receio ou medo de dirigir. Nestes casos, recorrer aos serviços de uma auto escola para habilitados. Os condutores podem fazer alguns testes para que os profissionais possam avaliar as condições e entender quais são as inseguranças e medos dos alunos.

Este trabalho é muito importante, pois ajuda as pessoas a superar os seus traumas, contribuindo no desenvolvimento da confiança, transformando o ato de dirigir em algo natural.

Isto posto, realizar todos os procedimentos são o modo de obter o documento obrigatório para dirigir e a assim poder passear, trabalhar e fazer diversas atividades com rapidez e praticidade, graças aos automóveis que possibilitam estas condições.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *