Procedimentos de manutenção automotiva

manutenção

Procedimentos de manutenção automotiva

O carro ou moto são máquinas e por isso, precisam da manutenção e troca de suas peças, assim como troca de óleo, pneus, verificação de sua parte elétrica, filtros de ar e ainda, do procedimento de alinhamento e balanceamento.

Ter um veículo representa também cuidar do seu automóvel, por meio de procedimentos de manutenção. E é sobre esses procedimentos de manutenção, que falaremos a seguir nesse artigo. Não deixe de conferir!

Realizar o alinhamento e balanceamento do veículo é importante

O alinhamento e balanceamento são elementos da manutenção automotiva, fundamentais, para quem tem um veículo.

Isso porque, esse procedimento agrega diversos benefícios ao automóvel, como:

  • Agrega segurança aos movimentos;
  • Proporciona maior estabilidade ao automóvel;
  • Evita o desgaste dos pneus;
  • Evita que outras partes do veículo sofra com um desgaste;
  • Aumenta o conforto automotivo;
  • Reduz o atrito veicular;
  • Ajuda a evitar acidentes.

É importante realizar esse procedimento de forma preventiva, pois ele apresenta um custo mais acessível ao cliente. No caso de realizar somente isso durante um problema, os gastos serão maiores, assim como as chances de ter sofrido um acidente.

O carro que está desbalanceado pode apresenta problemas como trepidações, barulhos, desvios, e até mesmo tremores.

Por isso, para realizar tanto a manutenção preventiva do seu veículo, como o alinhamento e balanceamento, recomenda-se buscar por uma oficina mecânica que conte com profissionais de confiança e que sejam especializados no segmento.

Revisão e manutenção do seu veículo

Como falamos nesse artigo, é fundamental para quem tem um veículo cuidar de sua manutenção de forma preventiva, ou seja, cuidar de sua máquina, antes que ela dê algum problema. Essas ações ajudam a garantir maior conforto, redução de gastos além de segurança.

Além do procedimento de alinhamento e balanceamento veicular, outras ações são bastante comuns nesse cenário automotivo. Uma dessas ações diz respeito ao óleo hidráulico 46.

Os veículos mais modernos contam com a famosa direção hidráulica, que torna o veículo mais leve e fácil e dirigir. Esses automóveis contem uma bomba de óleo que precisa desse fluido circulando de modo correto.

Somente assim, o veículo funciona corretamente e para isso, é necessário realizar a troca desse fluido pelo menos a cada 30 mil quilômetros rodados. Sem óleo ou com pouco óleo, o motorista força a direção e pode danificar outras partes do veículo.

Esse óleo, além de aumentar a lubrificação automotiva:

  • Controla a temperatura interna do veículo;
  • Contribui para um bom funcionamento da caixa de direção;
  • Aumenta a vida útil do motor;
  • Evita desgastes mecânicos.

Sendo assim, realizando esse procedimento, o cliente consegue economizar e ainda ter um carro com excelente funcionamento.

Para verificar o melhor tipo de óleo, é necessário buscar orientações com a oficina de sua confiança, pois cada veículo tem sua especificidade.

É importante estar atento também aos vazamentos, com o objetivo de não afetar a vedação automotiva e acabar trazendo problemas a outras peças.

Outra peça fundamental em um automóvel é o amortecedor de carro. Esse tipo de elemento é importante por atuar na suspensão do veículo, garantindo seu controle durante oscilações, assim como uma maior estabilidade das rodas em seu contato com o solo.

Com isso, o amortecedor consegue evitar que o carro sofra grandes desgastes em suas peças, em momentos de aceleração ou freio.

Por conta disso, seu uso é fundamental assim como sua troca, a depender dos primeiros problemas que o amortecedor comece a demonstrar.

Outros elementos agregadores para o seu automóvel

Além dos elementos que citamos acima, é importante estar atento a outros elementos de segurança. Um deles, diz respeito aos carros blindados, como é o caso do CR blindado exército ou outros veículos que transportam políticos ou autoridades.

Com o aumento da violência e do uso da arma de fogo é fundamental se prevenir diante de assaltos e de balas perdidas. Por isso, a blindagem do veículo pode impedir a ação de bandidos, assim como a perfuração automotiva por meio de balas.

Outro elemento importante é que o veículo, com o passar dos anos pode ter algum tipo de morsa ou elemento que afete sua beleza e estética.

Por isso, nas oficinas é comum que os profissionais especializados nesse segmento trabalhem com um martelinho de ouro, que contribui para desamassar as portas e outras partes do veículo que estejam danificadas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *