Os transportes e suas características

transportes

Os transportes e suas características

O mundo foi transformado a partir do momento em que conseguimos nos deslocar de forma mais rápida e integrada e mais do que isso, usar os diversos modais de transporte como uma ferramenta para sanar nossas demandas.

A grande revolução aconteceu com a invenção do carro, a partir daquele momento as pessoas poderiam se deslocar de forma mais rápida e mais eficiente, diminuindo as distâncias e fazendo com que as empresas chegassem cada vez mais longe.

Além do mais, surgiram profissões em torno do transporte, como os caminhoneiros e os taxistas e seus inúmeros processos burocráticos da licença até a transferência de alvará de táxi. Tudo isso garantiu a qualidade, principalmente, o encurtamento de distância.

Frente a tudo isso, não somente os automóveis modificaram o modo de viver, os transportes antes utilizados sofreram uma grande modernização, sendo usados para viagens e também para a realização de inúmeros procedimentos que são essenciais para uma série de outros setores como o da construção de:

  • Barragens
  • Portos;
  • Pontes;
  • Hidrelétricas.

Assim, a história dos transportes tem uma relação íntima com a história da humanidade e a sua aproximação com os povos.

No presente artigo falaremos sobre alguns processos que envolvem o mundo do transporte, como o levantamento batimétrico feito por barcos, a necessidade de troca de óleo nos motores e seu relacionamento com os selos mecânicos.

Os processos de batimetria para transportes

Muito dos transportes que foram surgindo foram sendo adaptados para atender as demandas da sociedade, tanto na questão de logística como na questão de ajudar nos estudos de variados setores. Assim, uma dessas ferramentas é conhecida como batimetria monofeixe.

A batimetria consiste em aferir medições de profundidade em determinadas regiões de massa de água como mares, rios e lagos. Em outras palavras, podemos falar que é uma topografia do mundo submerso.

O resultado da batimetria é uma carta desenha por curvas batimétricas que unem pontos em uma mesa profundidade e com equidistâncias verticais, parecido muito com as curvas de níveis topográficas.

A batimetria deve ser feito por profissionais e empresas que são autorizadas pelo Centro de Hidrografia da Marinha.

Os selos mecânicos

Além dos processos como a batimetria os transportes são muito importantes para o cotidiano. E os automóveis são o modal mais usados, e todos que possuem carro precisam conhecer alguns componentes mecânicos, como o selo mecânico duplo.

Um selo mecânico é uma peça que são usados em partes rotativas dos mais variados componentes como as bombas centrífugas, compressores e misturadores, inclusive sendo integradas nos automóveis, principalmente, nos motores.

Esse equipamento é um conjunto rotativo que é solidário junto ao movimento do eixo do equipamento que está em um conjunto estacionário.

Existem vários tipos de selo mecanico como o selo mecânico tipo 21, selo mecânico MG1 e MG12, selo mecânico M3, e muitos outros, sempre dependendo da necessidade do cliente.

As inspeções de carros em GNV

Além dos selos mecânicos, há carros que alteram sua linha de combustível sendo movidos por gás natural, conhecido como GNV. Para manter toda a estrutura desse tipo de carro, que é menos poluente, é preciso fazer a inspeção veicular GNV.

Esse processo é obrigatório aos veículos que são movidos por GNV para que o DETRAN possa renovar sua licença para conduzir veículo com esse tipo de alimentação e também garantindo o funcionamento e o bom armazenamento do gás.

O processo de inspeção deve ser feito de forma anual, para que tudo ocorra sem problemas. É um dos serviços mais importantes para quem quer conduzir automóveis GNV com tranquilidade.

Para começar a inspeção GNV é necessário solicitar a inspeção, tendo em mãos alguns documentos como os documentos pessoais, como RG, CPF, CNH, o comprovante de instalação do GNV e o KIT de gás e o atestado da instalação credenciado pelo INMETRO.

Com isso o sistema é garantido permitindo que a segurança seja garantida, tanto para os motoristas como para o funcionamento do carro. Assim, entendemos que no mundo dos transportes muitas componentes podem ser vistos e entendidos.

Observamos apenas alguns aspectos, porém, há muitos elementos que podem ser destacados como a rapidez dos transportes aéreos, dos ferroviários que ajudam tanto no transporte de passageiros, como no transporte de matérias-primas para diferentes lugares do país.

Deste modo, conhecer alguns desses pontos já é de suma importância.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *