O respeito da sinalização do código de trânsito

trânsito

O respeito da sinalização do código de trânsito

A condução de automóveis, motos, caminhões ou ônibus deve ser feita pensando em harmonia, equilíbrio e respeito. Diante desse cenário, a legislação impõe alguns elementos de sinalização, que podem ser por placas, cavaletes, cones ou com um agente de trânsito.

O objetivo é organizar a circulação destes veículos, para que todos cheguem até seu destino com tranquilidade e sem acidentes, respeitando as normas de trânsito.

Responsabilidades do condutor no trânsito

O serviço de sinalização de trânsito é uma das primeiras disciplinas que um aluno que está na auto escola aprende. Nessa disciplina, é possível aprender sobre o Código Brasileiro de Trânsito, sobre as placas de trânsito e o que cada uma delas representa.

As placas servem para sinalizar regras e normas e devem ser seguidas. Com um número alto de veículos circulando nas vias diariamente, sem as placas de trânsito ou os elementos de sinalização, como os faróis, todo este tráfego de veículos seria um caos. Por isso, é tão importante que os motoristas respeitem estes indicativos.

Por exemplo, em momentos de alteração na pista por conta de uma reforma ou construção, é comum utilizar placas ou elementos de sinalização, como é o caso de um cavalete de sinalização que serve para indicar aos condutores que é necessário fazer um desvio, pois aquela área está isolada.

Além disso, existem cones e um triângulo que vem nos veículos para indicar uma parada na pista. Todos estes elementos, somados à sinalização por placas, é fundamental para evitar acidentes.

Alguns exemplos das placas de trânsito mais comuns para os condutores de veículos são

  • Parada obrigatória;
  • Dê a preferência;
  • Estacionamento permitido;
  • Proibido estacionar;
  • Sentido proibido;
  • Permitido virar à esquerda;
  • Proibido trânsito de bicicletas;
  • Circulação exclusiva de ônibus;
  • Indicativo de circulação em rotatória;
  • Proibido parar e estacionar;
  • Proibido tráfego de veículo automotivo.

Todas essas placas possuem símbolos próprios que foram aprendidos na autoescola e que devem ser respeitados. Sem dúvidas, entre os modelos citados, a placa estacionamento permitido ou não é uma das mais conhecidas.

A falta de respeito à sinalização de trânsito pode causar diversos problemas ao motorista e sociedade, como:

  • Multas ao condutor pelo desrespeito;
  • Pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Acidentes de trânsito envolvendo pedestres ou ciclistas;
  • Acidentes envolvendo outros veículos.

Diante disso, é responsabilidade do condutor exercer ações de conscientização quanto ao respeito aos diversos tipos de placas de transito. Elas organizam a circulação de veículos e são essenciais para uma boa condução.

O bloqueador automotivo

Além da preocupação em relação ao respeito pelas leis de trânsito e pela sinalização, é importante que o condutor também pense na segurança do seu veículo.

Para isso, alguns condutores optam pela contratação de um pacote de seguro e também pelo uso de um bloqueador de automóvel.

Esse bloqueador é acionado no caso de uma tentativa de roubo do automóvel, pois interrompe o fornecimento de combustível ao motor do carro. Com isso, o veículo não consegue mais andar e a tentativa de roubo acaba falhando.

Esse aparelho apresenta elevada eficiência e ainda existem alguns modelos que possuem um rastreamento de GPS (Sistema de Posicionamento Global) e que ativam o alarme no caso dessas tentativas.

Além disso, existem alguns modelos que emitem mensagem SMS (Serviço de Mensagens Curtas) para o celular do proprietário, informando o local onde o veículo está.

Diante disso, as vantagens na utilização desse equipamento variam no fato dele bloquear e travar o veículo no caso de roubos, assim como emitir alertas e permitir o rastreamento deste automóvel.

Quando um invasor entra no carro e abre a porta, uma central inicia uma contagem de 90 segundos. Após este período, o veículo não acelera mais, pois sua injeção de combustível é cortada.

No caso do proprietário que tenta acessar o veículo, ele tem um botão escondido em local que somente ele sabe e realiza a desativação desse temporizador.

Com isso, o veículo consegue funcionar tranquilamente. Por conta dessas vantagens, vale a pena buscar pelo preço de bloqueador automotivo com o objetivo de instalar esse equipamento de segurança em seu carro e conseguir evitar o roubo do carro.

Portanto, os investimentos realizados em equipamentos eficientes são essenciais para garantir a segurança dos condutores e dos pedestres, aliados aos conhecimentos adquiridos na autoescola, que devem ser seguidos e respeitados para manter a ordem e a paz no trânsito.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *