Moto: CNH até os cuidados necessários de prevenção e estética

Moto

Moto: CNH até os cuidados necessários de prevenção e estética

Ter um veículo automotivo, sem dúvidas, é o sonho de muitas pessoas. Um desses veículos pode ser a moto, um elemento de duas rodas que é bastante prático e versátil.

A moto permite uma locomoção muito mais rápida e prática quando comparado aos carros, porém, exige também alguns cuidados e atenção a mais no momento da direção.

No entanto, começaremos do início, e explicaremos os passos necessários para obter uma carteira de habilitação para moto.

Para que uma pessoa seja considerada habilitada para dirigir uma moto ela deve procurar pelo Centro de Formação de Condutores, que também é conhecido como autoescola.

Nesse caso deve solicitar a CNH A, que é voltada para as motos. Durante o curso teórico, o aluno adquire aprendizados de:

  • Direção defensiva;
  • Primeiros socorros;
  • Mecânica da moto;
  • Código Brasileiro de trânsito e Leis de trânsito;
  • Uso de acessórios de proteção;
  • Meio ambiente.

Após a realização do curso teórico, o aluno faz uma prova teórica no departamento Nacional de Trânsito e após aprovação está pronto para as aulas práticas.

Geralmente, as aulas práticas de moto ocorrem em um pátio do próprio Detran ou da auto escola. Após a realização das aulas, o aluno está apto para prova prática e se aprovada ele ganha a permissão para dirigir durante um ano.

Nesse período o aluno não pode ter cometido infrações de trânsito de modo médio, grave ou gravíssima. Somente assim, ele consegue a carteira nacional de habilitação de forma definitiva.

No entanto, ao conseguir essa carteira não significa que os cuidados, assim como respeito pelas leis de trânsito devem acabar.

Existem também outras ações e cuidados que devem ser tomados para garantir a segurança e o bem-estar do motorista. Falaremos sobre ele a seguir.

Antes, vale a pena explicar que Uma pessoa habilitada tem um limite de pontos que ela pode atingir na carteira por ano. O ideal é que a pessoa não cometa infrações de trânsito, pois isso gera um problema na sociedade e pontos na carteira, que podem somar até 21.

Se a pessoa ultrapassar esses pontos, ela tem a sua CNH suspensa e precisa recorrer a um curso de reciclagem na auto escola para aprender novamente os conceitos sobre respeito às leis de trânsito.

É importante ressaltar também que mesmo definitiva, a CNH precisa ser renovada a cada 3 a 5 anos. Isso representa que a CNH pode vencer.

No caso de tentar realizar a adição de categoria CNH vencida, por exemplo, agregando também a categoria B (para carros), a CNH A (de moto) precisa estar dentro dos parâmetros legais.

A manutenção e o cuidado com a motocicleta

Para quem tem qualquer veículo automotivo, seja ele moto ou carro, deve entender a importância de dirigir com cautela e realizar a manutenção preventiva veicular ou da moto.

Isso representa ter uma oficina 24 horas, com mecânicos que sejam de sua confiança.

A moto precisa:

  • Trocar óleo;
  • Verificar os pneus;
  • Atenção aos faróis;
  • Analisar o escapamento;
  • Troca ou lavagem do filtro de ar;
  • Manutenção da corrente com lubrificação.

Esses são alguns dos cuidados que são necessários com a moto, para aumentar a sua vida útil e evitar acidentes de trânsito.

Realizar a manutenção preventiva é fundamental o que faz com que problemas maiores sejam evitados assim como gastos desnecessários.

Tanto o carro como a moto são máquinas e por isso eles precisam de uma revisão a partir de uma determinada quilometragem.

Nesse processo de manutenção é possível agregar alguns elementos interessantes na sua moto, como é o caso da ponteira esportiva.

Na moto, existe o abafador que é considerado um elemento que ameniza o ronco tanto do carro como da moto. O barulho fica mais esportivo e precisa de um escapamento com planejamento voltado para isso.

Nesse cenário, a ponteira surge para deixar a estética de seu carro ou moto muito mais agradável e interessante, com o aumento da potência do escapamento.

Ela é instalada junto ao escapamento e por isso, é necessário verificar os tamanhos, para realizar a instalação correta. Falando em estética veicular e da sua moto, existem mais dicas para você.

Estética da sua moto: o que fazer?

Para falar sobre estética, vale a pena ressaltar a importância de buscar por uma oficina funilaria e pintura, que são responsáveis por melhorar o aspecto estético do carro e moto, além de realizar consertos e reparos na lataria.

Um elemento interessante para agregar à estética é a instalação de adesivos para motos, que podem ser personalizados.

Assim como, o polimento tradicional que consiste na aplicação de verniz, mas no caso da cristalização, uma resina fina é aplicada, aumentando a resistência e durabilidade da pintura.

É possível encontrar também o polimento cristalizado moto, que mantém o verniz original de sua moto.