Materiais importantes para reformas carros

carros

Materiais importantes para reformas carros

Se a restauração de veículos raros já exige uma série de cuidados, a Reforma de carros antigos exige ainda mais cuidado.

A diferença entre a restauração e reforma, está no fato da primeira técnica apenas reparar e valorizar o veículo e a segunda pode exigir troca de peças ou algo do tipo.

Independente da técnica, o ato de colecionar esses veículos antigos é uma paixão comum para muitas pessoas.

Por isso, investir em procedimentos que preservam e destacam esses automóveis é uma coisa muito importante historicamente.

Seja na aplicação de uma película antivandalismo ou então em técnicas para fazer a limpeza do carro, todo esse trabalho exige dedicação e carinho.

Os cuidados são ainda mais redobrados, considerando que os veículos são raros e nem sempre as peças e componentes originais são encontrados com facilidade.

Diante disso, não importa o grau de intervenção, qualquer técnica de Reforma de carros antigos ou alteração exige ferramentas adequadas, precisão e experiência para que nada seja danificado.

Gostou do assunto? Então continue lendo este artigo. Confira alguns materiais importantes para reformas de carros antigos.

Conheça a Película antivandalismo

Os raios ultravioleta, a ação das intempéries e possíveis impactos, são coisas que podem acabar com a lataria de um carro.

Quando se trata de um veículo antigo, além de proteger o carro, é preciso também entender que caso, o veículo seja danificado, o processo de conserto é muito mais complexo.

Neste cenário, a instalação de películas de vidro ou então a própria Película antivandalismo 3m é uma solução interessante.

Como o próprio nome sugere, essa técnica consiste em evitar que o veículo fique arranhado, danificado ou quebrado por conta de ações de vandalismo.

Por isso, a composição do material é tão resistente quanto o vidro, mas com componentes extras para que a resistência seja ainda maior em relação à essas exposições.

Independente do estilo da película ou do  insulfilm, é importante que o proprietário dos veículos e o dono da oficina cumpram alguns cuidados na hora de reformar ou reparar essa característica do carro. São elas:

  • Avaliação detalhada do modelo do veículo;

  • Dimensões e espessura dos veículos de acordo com o modelo;

  • Experiência do profissional na instalação/reparo de veículos;

  • Instrumentos adequados para que a película não descaracterize e a ideia original do carro;

Outra  detalhe que não pode ser esquecido neste contexto é o cumprimento diante das regras de visibilidade dos veículos determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito.

Não importa o estilo de alteração, janelas, portas e vidros dianteiros e traseiros devem preservar no mínimo 75% da transparência original, de forma incolor.

Descaracterizar o carro vai contra a legislação de trânsito brasileira e pode gerar consequências variadas, desde multa até a perda do veículo.

Higienização de carros

Mais do que um automóvel com a estética preservada, a organização e a limpeza são fatores essenciais para garantir a qualidade da Higienização Veicular.

Neste cenário, além da limpeza convencional e diária, há outras técnicas de cuidado que podem ser usadas para deixar o carro limpo e agradável.

Enquanto os modelos convencionais são lavados com água, sabão e outros produtos, os veículos antigos podem ser higienizados com técnicas mais cuidadosas. As técnicas de limpeza a seco estão em alta nessa área.

Sem adição de produtos químicos e agressivos, há ceras especiais e produtos que podem ser aplicados conforme o modelo do veículo e suas características.

O caráter a seco desse tipo de limpeza é que a finalização não exige água e sim um pano macio. Além de economizar vários litros de água dessa forma, o acabamento da Higienização Veicular fica muito mais evidente.

Se depois dessas técnicas, você ainda desejar dar um brilho no carro para destacar as peças e o design, há técnicas específicas para polir e valorizar a pintura.

Assim como qualquer outro cuidado, é preciso buscar um profissional que entenda dessas técnicas e do modelo do veículo, para garantir um bom resultado.

O polimento e cristalização são estratégias que servem para isso. O primeiro limpa e dá brilho, e o segundo destaca ainda mais as características do veículo.

Agora que você sabe a diferença entre reforma e restauração dos veículos e conhece as principais técnicas, não esqueça de compartilhar essas dicas com colecionadores de plantão.

Se você vai em feiras de exposição ou quer exibir seu carro lá, investir nesses processos também é uma forma de valorizar esse gosto tão pessoal.