Manutenções para motos: saiba mais

motos

Manutenções para motos: saiba mais

Assim como os carros, as motos também são veículos que muitas pessoas têm o desejo de adquirir, seja para trabalhar ou para momentos de lazer.

As motos são veículos extremamente versáteis que possibilitam economizar tempo e combustível, sendo tão úteis para as pessoas quanto as redes de proteção são para as residências.

Por isso, é preciso manter seu estado de preservação sempre em dia, visto que os acidentes com esse veículo costumam ser fatais.

Sendo assim, confira abaixo alguns itens que precisam estar em dia em uma motocicleta para que ela funcione perfeitamente.

1- Pneus

Um item indispensável para os veículos rodaram são os pneus, por esse motivo, verifique os pneus semanalmente. 

Essa verificação pode começar com uma inspeção visual, procurando por:

  • Avarias na borracha;
  • Bolha;
  • Objetos presos a eles. 
  • Se estão muito murchos.

Além disso, aproveite para verificar se não estão gastos, para isso, basta observar os sulcos, dentro deles há indicadores de desgaste. 

Elas são pequenas saliências que indicam a altura mínima de segurança da borracha, assim, se ela estiver no nível do indicador, é hora de trocar o pneu. 

Após a inspeção visual, recomenda-se que os pneus sejam calibrados, isto deve ser feito seguindo o manual do proprietário da moto, nele contém a pressão ideal para cada um deles. 

Realize a calibragem em um posto próximo, pois depois que os pneus esquentam, a pressão do ar muda e pode mascarar um esvaziamento, o que pode te fazer precisar de um reboque moto.

2- Freios

Um item muito importante em qualquer veículo que atinge grande velocidade são os freios.

Por isso, a checagem dos freios deve ser feita visualmente a cada mil quilômetros, pelo menos. 

Além disso, veja se os discos apresentam riscos ou ranhuras estranhas, pois esses são sinais de que o item precisa ser trocado. 

Outro ponto é necessário prestar atenção se há barulho de atrito metálico quando o freio é acionado, se perceber alterações o mais aconselhável é encostar e acionar um reboque de moto, para chegar em casa com segurança.

Portanto, manter sua moto segura e com funcionamento perfeito basta se atentar aos pontos apresentados acima.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *