Manutenções para a segurança do veículo

veículo conserto

Manutenções para a segurança do veículo

Adquirir um veículo é uma conquista para muitas pessoas, principalmente por que esse objeto de desejo permite a mobilidade nas cidades de forma mais dinâmica e prática. Porém, ao adquirir um veículo, existem algumas responsabilidades para que o carro continue seguro.

Uma dessas responsabilidades é a visita periódica na oficina mecanica.

Na oficina, são realizados diversos serviços que são fundamentais para que o carro tenha uma circulação segura e que o condutor tenha total controle sobre seu veículo.

Neste artigo abordaremos alguns serviços que podem ser encontrados nas oficinas mecânicas e também podem ser verificadas por você mesma antes de encaminhar à um serviço mais especializado.

Entendendo as manutenções para um veículo

A manutenção veicular é um elemento básico para a segurança dos veículos e também para sua maior vida útil.

Caso a manutenção veicular não seja feita, pode ocorrer problemas mais sérios com os automóveis e coloca em risco a vida do condutor.

Por conta disso, os mais diversos tipos de serviços como alinhamento e balanceamento, troca de óleo, verificação dos sistemas de segurança são eficientes para a durabilidade do veículo e para segurança de seus condutores e passageiros, evitando acidentes.

Existem alguns tipos de manutenção veicular, como a manutenção corretiva e a manutenção preventiva.

Esses dois tipos de manutenção atuam em falhas, porém, em momentos diferentes. Assim, esses dois procedimentos podem aumentar a vida útil do veículo.

A manutenção corretiva ocorre quando o carro sofre alguma falha, fazendo com que seu funcionamento seja impedido. Assim, é necessário a sua correção. Um dos tipos de manutenção corretiva é a troca de óleo e filtro, troca de pneus e outros.

A manutenção preventiva, por outro lado, são procedimentos realizados de forma periódica por meio de um cronograma. Este tipo de cronograma é definido com base na Curva de Tempo Médio para Falha (CTMF).

Esse tipo de índice permite a identificação de quais problemas ocorrerão primeiro, realizando a intervenção evitando as falhas. São muitos os tipos de elementos verificados, como:

Esse tipo de procedimento preventivo e usado por empresas que tem frotas de veículos, evitavam problemas que podem afetar a produção. Assim, ao realizar um procedimento de manutenção de veículos, é possível que essas empresas não parem sua operação.

Tipos de serviços realizados para segurança dos veículos

Existem múltiplos serviços oferecidos pelas oficinas e que são essenciais para a segurança do condutor e também dos próprios veículos.

Abaixo falaremos sobre alguns serviços que são realizados e que trazem tranquilidade e segurança ao veículo:

1. Inspeção de freios no veículo

Os freios são essenciais para a segurança dos veículos e elas são as peças mais importantes de um veículo.

A manutenção permite que essa peça não sofra desgastes e que não prejudique o condutor.

Os elementos que são visualizados pela manutenção nesse componente são as pastilhas e o fluido do freio, evitando que a frenagem seja prejudicada.

2. Baterias de automóvel

A bateria automotiva 60 amperes são essenciais para a partida do veículo. Além do mais, é por meio dela que toda a energia para a iluminação externa, sistemas elétricos, desembaçadores de vidros, porta malas, ar condicionado, sistema de GPS (Sistema de Posicionamento Global), sensores de estacionamento e outros equipamentos podem funcionar.

As baterias também permitem o suporte de sistema de apoio à condução do automóvel como:

  • Direção com assistência elétrica;
  • Luz de freios;
  • Controle de injeção eletrônica;
  • Freios ABS.

3. Troca de óleo

O óleo é essencial para que o motor funcione de forma adequada pois lubrifica peças, correntes e engrenagens, assegurando que seu desempenho seja adequado.

Por conta de lubrificar as peças sempre para que o carro funcione, também é preciso que o óleo seja trocado de acordo com a quilometragem.

Além da troca de óleo, é importante realizar também a troca periódica do filtro de oleo. Para verificar o tempo em que é necessário realizar a troca, é preciso procurar a informação com o fabricante.

Assim, o sistema de manutenção veicular é essencial para a segurança do automóvel e, principalmente, para o condutor, pois evita acidentes nas estradas.

Apesar da manutenção preventiva ser usada em grandes frotas, é possível usar nos carros particulares, permitindo que o carro fique mais cuidado e mais seguro.

Desse modo, é importante contar com serviços de profissionais para que todos os serviços funcionem de forma plena e sejam feitos de forma adequada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *