Manutenção veicular: importância e tipos

manutenção veícular

Manutenção veicular: importância e tipos

Para que um automóvel consiga trafegar com tranquilidade e serenidade é importante recorrer aos serviços de manutenção de carro. As manutenções veiculares são um dos procedimentos mais necessários para que o veículo tenha uma vida útil prolongada.

Para isso, no entanto, alguns processos devem estar envolvidos nas metodologias de controle e manutenção, que vão desde a análise de catalisador autolatina, passando por verificação de baterias, alinhamento e muitos outros aspectos.

Portanto, é essencial que se conheça as manutenções disponíveis no mercado e sua importância, afinal, a falta de uma manutenção automotiva sistemática pode acarretar em problemas sérios, não somente ao automóvel, mas também na vida do motorista, passageiros e pedestres.

Por este motivo, neste artigo falaremos dos tipos de manutenção existentes dentro do mercado e que podem ser realizados por mecanico 24 horas ou oficinas e concessionárias, assim como quais são as vantagens e a importância de recorrer a esses serviços.

Tipos de manutenção

O principal objetivo das manutenções de automóveis é a prevenção de problemas mecânicos e de segurança do veículo, fazendo com que a sua vida útil seja estendida.

De certa maneira, a manutenção que ocorre sistematicamente também permite que o motorista economize com consertos posteriores.

Assim, abaixo falaremos dos tipos de manutenção e é importante lembrar que para cada procedimento é necessário atentar-se para os tipos de motores de carros, marcas, fabricantes e peças usadas.

1. Manutenção corretiva

A manutenção corretiva acontece em caráter imediato, ou seja, não se esperava o problema e o automóvel sofre quebra ou falha.

Portanto, é necessário realizar a correção do problema de modo urgente, como a troca de uma peça, ou outro tipo de procedimento como o alinhamento automotivo.

2. Manutenção preventiva

É a manutenção que precisa ser realizada por todos, pois ela tem o objetivo de evitar problemas com o automóvel.

Basicamente, essa manutenção é programada por meio de um planejamento, tendo como base a Curva de Tempo Médio para Falha (CTMF) que ajuda a identificar quais são os problemas que poderão ocorrer.

Geralmente, esse tipo de manutenção é usado em empresas com frotas, porém, nada impede de realizar esse planejamento de forma individual ou vistorias pré-definidas.

Assim, esse tipo de manutenção verifica diversos aspectos como:

3. Manutenção preditiva

Esse tipo de manutenção se relaciona de forma direta ao monitoramento constante, desde monitoramentos mecânicos como aqueles que aferem o desempenho do veículo.

Essas aferições são feitas com instrumentos como câmeras termográficas, inspeções visuais, ultrassons e outras metodologias e visa identificar os problemas antes de eles aparecerem.

Geralmente, são procedimentos usados para empresas com grandes frotas de veículos.

Peças que passam pela manutenção de carros

Vimos que as manutenções são muito importantes e que existem um tipo específico para cada necessidade. Porém, ainda não vimos as peças mais vistoriadas na manutenção, por conta disso, falaremos abaixo sobre alguns desses pontos.

1. Freios

Os freios são essenciais para que o veículo consiga parar de forma segura e correta. Mas, com o tempo, as pastilhas do freio vão se desgastando, fazendo com que a precisão da frenagem diminua.

Por isso a manutenção desse item é uma das primeiras etapas a se verificar, demandando cuidado com as pastilhas e o fluido de freio, quase sempre são trocados.

2. Pneus

Os pneus são essenciais para o carro, permitindo que tenha estabilidade e permitindo a aderência ao solo.

Essa peça pode afetar outras partes dos veículos, como a direção, afinal, os pneus são responsáveis pelo alinhamento do carro.

Neste sentido, é importante a troca dos pneus, alinhamento do carro e calibragem, que permite que a vida útil dessa peça seja maior e que a segurança do carro seja garantida.

3. Troca de óleo

A troca de óleo também é muito importante para o funcionamento do carro pois ele lubrifica componentes do motor.

Por isso, o óleo deve ser trocado de acordo com o indicado pelo fabricante. A troca é simples e pode ser feita por você ou em um posto de gasolina ou de troca de óleo.

Assim, vimos que um carro para trafegar com tranquilidade precisa atentar-se para diversos tipos de manutenção e diversas peças como os freios, passando pelos pneus e indo até bateria moura 180 amperes.

Toda essa preocupação garante que o veículo seja seguro e que a direção seja feita sem perigo à vida do motorista ou de outros pedestres e condutores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *