Manutenção regular aumenta segurança nas estradas

Manutenção

Manutenção regular aumenta segurança nas estradas

O tráfego de veículos pesados nas estradas é intenso e muito importante para toda a economia nacional. Muitos produtos de fabricação regionalizada são encaminhados para outras cidades e estados utilizando a mão de obra dos caminhoneiros e seus veículos preparados para suportar altas cargas na carroceria e precisam de manutenção.

Para realizar as entregas, o caminhoneiro precisa preparar um planejamento logístico, identificando o melhor trajeto, a possibilidade de levar e voltar com carga, para valer a viagem de ida e volta, com um custo de frete que lhe traga benefícios, já que muitas viagens podem servir de atendimento a empresas diferenciadas.

Problemas no caminho: a quem recorrer para manutenção

Apesar de ser uma estrutura mecânica potente, os caminhões podem sofrer problemas no motor, na parte elétrica e até mesmo com os pneus.

Para poder realizar uma viagem tranquila, o motorista de caminhão precisa identificar alguns pontos estratégicos de parada, para realizar a manutenção preventiva, além do abastecimento com combustível de qualidade.

Ao longo do trajeto, postos especializados em atendimento a este tipo de veículo estão à disposição, com diversos serviços e profissionais prontos para atender da melhor forma possível.

O mecânico de caminhão, por exemplo, pode identificar problemas no motor, realizando uma manutenção preventiva, em um curto espaço de tempo, utilizando ferramentas apropriadas e tecnologia de ponta.

O espaço de recepção dos caminhoneiros deve ser adequado, com uma cobertura em toda a área possível, máquinas e ferramentas apropriadas e uma estrutura que seja possível a movimentação dos profissionais.

Os reparos devem ser realizados dentro de um prazo eficiente, conforme a gravidade da manutenção. Por isso, a oficina mecânica também deve contar com um bom estoque de produtos de substituição.

Além de um local de repouso, para garantir a proteção dos motoristas e um estacionamento amplo, que seja o suficiente para guardar os veículos, independente do tamanho e da carga na carroceria.

As estradas possuem estes espaços específicos, denominados de auto elétrica autoelétricos centro automotivo desenvolvido para atender de forma eficiente os profissionais que se encarregam em transportar todo tipo de carga, de matéria-prima a produtos destinados ao mercado consumidor.

A manutenção de luzes de faróis e lanternas de freios, além da instalação de acessórios presentes na cabine do motorista, como rádios de comunicação e estéreos para acompanhar o dia a dia nas rodovias, também pode ser realizada nestes locais de serviços, com mão de obra especializada.

Equipamentos de segurança interna e externa

Os veículos de carga devem proporcionar conforto e segurança para o motorista e todos que estão á sua volta, nas estradas e rodovias.

Por isso, muitas carrocerias precisam receber uma proteção especial de segurança, como a tela para caminhão, que tem como principal objetivo cobrir os produtos que estão sendo carregados durante o transporte.

Essa proteção pode ser uma lona de PVC ou algodão, ou uma tela de PEAD (Polietileno Expandido de Alta Densidade). O que diferenciará o uso será o tipo de carga que está sendo transportado.

De qualquer forma, alguns cuidados devem ser levados em consideração, como:

  • Evitar a limpeza com solvente, como querosene, aguarrás ou removedor;
  • Alvejantes também podem prejudicar as características de proteção;
  • Ideal usar sabão neutro para higienização e limpeza;
  • Não usar esponjas ou palhas de aço, por serem abrasivas.

O tamanhos das telas e lonas de proteção de carga variam, logo, o proprietário do veículo deve verificar qual o melhor tipo e o tamanho que atende às especificações necessárias para uma cobertura total.

A segurança nas estradas só está completa com a verificação das válvulas para caminhões presentes nos freios e na suspensão a ar.

Como a carga eleva, e muito, o peso total do veículo, é preciso garantir toda a proteção possível para regiões muito montanhosas, como serras, em que toda a potência para segurar o veículo é necessária.

Documentação pessoal e veicular regularizada

Além de todos estes cuidados, é preciso estar tanto a carteira de habilitação quanto os documentos do veículo devem estar regularizados junto ao departamento de trânsito estadual.

O motorista de caminhão precisa ter uma carteira de habilitação categoria D para conduzir veículos de carga superior a três toneladas.

A própria segurança dos caminhoneiros depende de uma condução correta e dentro dos parâmetros impostos pela legislação vigente no Código de Trânsito Brasileiro.

Caso o profissional não tenha essa habilitação e os cursos obrigatórios determinados pela legislação nacional, é preciso procurar um centro de formação de condutores para realizar a adição de categoria CNH vencida, em tempo hábil para que possa trabalhar de maneira correta.

A segurança de terceiros também fica garantida, já que os veículos são vistoriados periodicamente, evitando acidentes por todo o trajeto, garantindo a produção e o consumo de tantas mercadorias comercializadas de norte a sul do país.