Manutenção, inspeção veicular e outros cuidados com o veículo

veículo vermelho

Manutenção, inspeção veicular e outros cuidados com o veículo

A substituição de um veículo é uma constante na vida dos motoristas. As montadoras de veículos atualizam a frota anualmente, com novas tecnologias empregadas na motorização, nos equipamentos internos e até mesmo em acessórios.

Por isso, muitas pessoas procuram acompanhar as novidades, aproveitando-se de vantagens e descontos oferecidos pelas concessionárias.

Manutenção e cuidados com o veículo

Para que os veículos usados não percam o valor de mercado, os proprietários mantêm a manutenção preventiva em dia, com visitas monitoradas a oficinas, buscando sempre substituir peças essenciais, como pneus e palhetas dos parabrisas, para que a segurança do veículo não seja prejudicada.

Os cuidados com a lataria do veículo também devem ser observados durante todo o período em que o proprietário está com seu veículo sendo utilizado.

Ao menor sinal de qualquer risco, é possível contar com oficinas especializadas em funilaria e pintura, para reparar pequenos danos, e toda a estrutura não sofrer consequências prejudiciais, que podem ser relacionadas, por exemplo, à ferrugem.

Antes de pegar a estrada, seja sozinho, ou acompanhado da família e dos amigos, o ideal é buscar uma empresa que realize uma supervisão geral, para verificar a necessidade de substituição de peças essenciais, como freios, lâmpadas queimadas, dos faróis e das lanternas, entre outros itens presentes no veículo, e que podem ser responsáveis pela segurança do motorista e passageiros.

Esse tipo de cuidado é bastante vantajoso também para aqueles que pagam por um seguro veicular. Com as manutenções devidamente regulares, e o histórico zerado de multas, um proprietário de veículo tem a oportunidade de pagar por um seguro mais barato.

A vistoria veicular realizada nesse tipo de contratação é bastante rigorosa, pois busca todas as informações originais do veículo, e é obrigatória para a transferência ou emissão da segunda via de documento e placas do departamento de trânsito estadual.

A negociação entre vendedor e comprador se torna mais segura com nesse tipo de cuidado, pois a análise das especificações de fábrica são formalizadas, com todas as características técnicas presentes em um veículo.

A vistoria também permite a identificação de problemas legais relacionados ao veículo, após análise de certificados de registo e licenciamento de veículos, que permitem a transferência nominal do veículo entre o antigo e o novo proprietário.

É importante salientar que carros devidamente regularizados, com todos os equipamentos de segurança checados, contribuem para um trânsito mais seguro, tanto para o motorista quanto para os passageiros, pedestres e demais condutores ao volante.

Importância da inspeção veicular

No momento de compra de um veículo, seja zero quilômetro ou seminovo, é possível solicitar o laudo de vistoria veicular para identificar se há algum problema com a documentação do veículo, assim como acessórios que estejam instalados, além dos equipamentos originais de fábrica.

Esse tipo de documento pode ser emitido para qualquer tipo de veículo em uma empresa especializada.

Motos, carros, caminhões e caminhonetes devem passar por esse tipo de verificação, para que possíveis irregularidades, ou pagamento atrasado de multas e taxas devidas ao departamento de trânsito estadual sejam constatados.

A vistoria para transferência realiza o levantamento de todas as informações sobre um veículo, contribuindo para colocar à disposição do mercado, veículos com qualidade, e que estejam de acordo com as normas de emissão de poluentes e baixo nível de ruído, conforme o Código de Trânsito Nacional.

Entre os serviços e itens que passam por uma avaliação, estão:

  • Autenticação veicular e documentação;
  • Informações sobre fabricação do veículo;
  • Funcionamento de motorização e sistema elétrico;
  • Estado e conservação de rodas e pneus.

A verificação de número de chassi, presente também nos vidros e no motor, é realizada, assim como a conservação geral de itens, como pedaleiras e a quilometragem de acordo com o ano de fabricação do veículo.

A finalização da venda e a entrega de toda a documentação pode ser realizada após a emissão do laudo de transferência, garantindo a qualidade, em perfeito estado de uso, do automóvel.

Caso apresente qualquer irregularidade, a concessionária será responsável pela regularização e substituição de peças em falta, como macaco, chave de rodas e triângulo de segurança.

Esse tipo de procedimento está no direito do consumidor, servindo como prova contundente em qualquer procedimento futuro.

A garantia de comprar um veículo completamente regularizado mantém, também, a valorização do bem, pois demonstra cuidado e zelo por parte do proprietário em relação ao veículo.