Manutenção e atenção com o seu veículo

veículo aula direção

Manutenção e atenção com o seu veículo

Tirar a carteira de motorista é a meta de muitas pessoas. Isso porque a CNH traz praticidade no dia a dia, além de permitir que as pessoas se desloquem com facilidade utilizando um veículo.  O direito de ir e vir é o desejo de muitas pessoas, por isso, é importante compreender quais são suas exigências e o passo a passo.

Assim, fica mais evidente a responsabilidade que envolve adquirir uma carteira de habilitação. A CNH, também conhecida como carteira nacional de habilitação, cada vez mais tem se tornado uma prioridade na vida das pessoas, com ênfase nos jovens, que esperam completar dezoito anos para ter permissão legal de dirigir.

A importância de adquirir uma CNH

Existem muitas vantagens em adquirir uma carteira de motorista. Por exemplo, o transporte público facilita a vida da maioria da população nesse quesito. Mas com uma CNH, é possível se deslocar com liberdade, isso inclui ir e voltar na hora que tiver vontade.

Os horários dos ônibus, metrôs ou trens estão sempre descompassados. Quando se tira a carteira de motorista, fica mais fácil organizar os horários e chegar sempre a tempo. Seja para o trabalho, apresentações, entrevistas de emprego, faculdade, entre outros.

Dirigir sozinho é muito legal, mas dividir o trajeto com amigos é ainda mais divertido. Quando alguém tira a CNH, é possível dividir o caminho e a gasolina com pessoas que já tem vínculo ou ainda vai ter, sendo uma forma de economia.

Quando se tem um carro e uma CNH, não é mais necessário se preocupar em pegar chuva ou sofrer com o frio do inverno ou o calor do verão. De dentro de um carro, é possível controlar essas temperaturas.

Com uma CNH, não é preciso ficar em pé em transporte público e enfrentar a superlotação da realidade do Brasil. É possível ir e voltar a qualquer lugar com conforto e tranquilidade. É preciso estar em dia com o licenciamento do automóvel. O licenciamento é um documento que todo proprietário de veículo automotivo deve possuir no Brasil, pois ele quem indica se o veículo dirigido está nas normas e devidas regulamentações.

Outro fator a se atentar quando se resolve dirigir é a compra de carro ou transferencia de veiculo. A transferência é um processo necessário para registrar a mudança de propriedade de um automóvel.

Para que esse processo seja feito da forma devida, é preciso seguir as regras descritas no Código de trânsito brasileiro, que determina que ela seja realizada em até trinta dias após a compra ou venda de um veículo. Assim, deve se atentar em apresentar o laudo de transferência mais próximo, que possua a validade mais recente.

Uma curiosidade sobre a CNH é que pessoas que possuem certas deficiências também podem adquirir a carteira de motorista.

O ato é condicionado ao uso dos acessórios obrigatórios, como próteses corretivas, lentes ou adaptações no veículo. Com a utilização de equipamentos é possível neutralizar certas deficiências físicas e dirigir normalmente. É importante que o condutor tenha um treinamento específico. Existe auto escola para pessoas especiais, onde se pratica o ato de dirigir por pessoas especiais.

Normas e procedimentos para veículo

Além de todas essas vantagens, uma dúvida muito comum para quem ainda não tem a CNH mas planeja ter é quais são os procedimentos necessários. Para ser explicado de uma forma simples, é necessário:

  • Efetuar o pagamento da taxa para realizar esse procedimento;
  • Ir ao DETRAN para formar o processo;
  • Fazer exames psicológicos e médicos;
  • Após essa aprovação, deve marcar o exame de legislação;
  • Requerer o LADV;
  • Fazer o curso e ter alcançado o certificado de direção;
  • Marcar o exame prático de direção;
  • Caso aprovado, o indivíduo deve aguardar a entrega da CNH.

A CNH pode ter validade de até 5 anos, definida pelo exame médico. Para motorista acima de 65 anos, a validade máxima é 3 anos. Após a aceitação da CNH, ela mostrará duas categorias que será possível dirigir. A adição categoria a envolve a permissão de dirigir automóveis com duas ou três rodas, podendo ou não ter carro lateral.

Já na carteira de motorista b, envolve a possibilidade de dirigir veículo de passeio, com peso bruto total até três mil e quinhentos kg com lotação até oito lugares. É preciso nunca entrar na adição de categoria cnh vencida, pois isso pode acarretar diversos problemas.

Para os aprovados, ter uma carteira nacional de habilitação é um privilégio de várias vantagens, mas em contrapartida, existem muitas responsabilidades envolvidas. Por isso, é muito importante que o indivíduo tenha tido muita prática e estudoS teórico para dirigir, pois esse é um assunto que envolve a vida de muitas pessoas.