Manutenção de veículos: motores e acessórios

manutenção veículos

Manutenção de veículos: motores e acessórios

Os veículos possuem diversos tipos de “sinais” que devem ser interpretados pelo condutor. Esses sinais podem ser variados e sempre apontam para uma direção: a manutenção dos acessórios e dos diversos componentes do carro.

Isso evita que problemas piores aconteçam como por exemplo o reboque de carro.

Tipos de manutenção em veículos

Para que o carro não sofra danos ou tenha falhas graves existem quatro tipos principais de manutenções automobilísticas:

  • Manutenção detectiva;
  • Manutenção corretiva;
  • Manutenção preventiva;
  • Manutenção preditiva.

A manutenção detectiva é um tipo de método de avaliação que tem como objetivo central permitir a segurança e o funcionamento dos equipamentos.

De modo geral, esse tipo de manutenção tenta detectar se há algum problema em diversos acessórios como em câmbio automático peugeot ou no motor.

Os acessórios são sempre testados em funcionamento pleno de modo a detectar as possíveis falhas.

A grande vantagem dessa manutenção é que permite um aumento da vida útil dos equipamentos. Um tipo de manutenção detectiva é a manutenção veicular anual.

Já a manutenção corretiva é a que é a mais feita nos dias de hoje, isso porquê como o próprio nome diz, vem corrigir falhas que aparecem. É feita quando existem desgastes nas peças, por exemplo a falta de lubrificação nas peças.

A manutenção preventiva consegue prever falhas e danos de maneira a programar ajustes e reparos necessários de forma periódica e assim por diante.

Esse tipo de manutenção reduz em muito as avarias das peças, são exemplos desse tipo de manutenção: troca de oleo, alinhamento, balanceamento e por fim a inspeção de equipamentos.

A manutenção preditiva consegue avaliar as peças do carro para que os equipamentos tenham uma vida útil melhor aproveitada pelo usuário e assim por diante.

Uma manutenção de carro não consiste apenas em avaliações de peças e acessórios, mas também envolvem a saúde e a segurança do veículo e bem estar de seus usuários como os serviços de higienização Interna de veiculos.

Manutenção no ar condicionado veicular

O ar condicionado é essencial para dias quentes, seja para casas, residências, prédios, seja para os veículos automotores. Entretanto para garantir que o ar condicionado funcione de forma plena e adequada.

Sintomas de que o ar condicionado automotivo precisa de manutenção

higienização de ar condicionado automotivo é indicado para ser feito a cada seis meses. Também é necessário que seja feito manutenção a cada 30 mil quilômetros rodados.

Entretanto, pode acontecer de aparecer sintomas que podem ajudar a identificar a necessidade de manutenção.

Mau cheiro

Um dos principais motivos para a identificação de que o ar condicionado automotivo precisa de manutenção é o mau cheiro.

Esse mau cheiro pode ter inúmeros motivos, entretanto grande parte desse mau cheio pode ser causado pelo acúmulo de ácaros, fungos ou então bactérias que fiquem instalados no filtros de ar do sistema de refrigeração.

Se os filtros de ar não são limpos podem surgir verdadeiras colônias, fazendo com que se crie um cheiro desagradável.

Dificuldade de ventilação

Outro problema que pode ser apontado para que seja feita a manutenção do ar condicionado automotivo é a dificuldade de ventilação quando o sistema é acionado.

Isso acontece porquê quando o filtro de ar está sujo ele pode impedir que o ar passe de forma fluida, comprometendo assim então a eficiência do ar condicionado.

Um ar condicionado automotivo que não funciona direito pode interferir de modo decisório na potência do veículo, fazendo com que se gaste mais combustível e mais bateria.

Acessórios que precisam ser higienizados nos veículos

Existem alguns equipamentos do sistema de ar condicionado que precisam passar pela manutenção, como por exemplo:

Filtros de ar:  esse filtro tem como o intuito reter qualquer tipo de impureza que passa pelo ar. Geralmente esse filtro fica atrás do painel perto das saídas de ar.

A sua troca varia de tempo em tempo e dependerá muito da intensidade do uso.

Tubulações: os tubos internos do sistema precisam da limpeza para que o ar passe de maneira mais eficiente. A limpeza é feita com spray.

Evaporador: caso feito as duas manutenções acima e não for resolvido o problema é necessário fazer um processo mais a fundo limpando o evaporador. Esse processo precisa ser feito por profissional qualificado.

Todos esses processos como o de funilaria e pintura servem para assegurar que os veículos tenham condições mínimas de uso e segurança, evitando falhas e problemas de saúde.