Manutenção de caminhões em oficina especializada

caminhões

Manutenção de caminhões em oficina especializada

O transporte de cargas terrestres é muito importante para os mais diversos setores que atendem o mercado consumidor. Para atender o segmento logístico das empresas, é preciso que motoristas profissionais assumam os volantes dos caminhões e atravessem quilômetros de estrada para levar os bens de consumo entre dois pontos distintos.

As cargas transportadas variam de acordo com a empresa responsável pela distribuição.

Os veículos são projetados para atender os mais diferentes tipos de bens de consumo, com carretas para cargas fechadas, caminhão-cegonha para transporte de veículos e carrocerias abertas para atendimento mais abrangente.

Até mesmo a carga viva tem um caminhão adaptado para garantir o conforto e a segurança dos animais transportados.

Por isso, os veículos precisam estar com toda a documentação em dia, assim como os condutores devem possuir uma carteira de habilitação com a categoria apropriada.

Atendimento e serviços exclusivos para caminhões

A manutenção de um caminhão é primordial para a segurança no trânsito, tanto nas ruas e avenidas dos centros urbanos, como nas estradas e rodovias de todo o país.

Para garantir que os serviços sejam adequados para a substituição de peças e verificação preventiva do motor e de toda a estrutura do veículo, existe ao menos uma oficina mecânica para caminhões em pontos específicos ao longo das estradas, assim como em cidades que recebem esse público-alvo.

Essas oficinas são preparadas para receber os caminhoneiros com ferramentas e máquinas apropriadas para os serviços em motorização pesada.

Diferente dos veículos de passeio, a estrutura de um caminhão é construída para suportar centenas de toneladas de carga em sua carroceria.

As paradas obrigatórias em uma oficina devem ser realizadas antes de qualquer viagem e também quando o motorista chega de uma entrega.

É preciso verificar diversos pontos para garantir o funcionamento do veículo e a segurança nas estradas, entre eles:

  • Faróis;
  • Pneus;
  • Combustível;
  • Suspensão.

A tecnologia presente nas oficinas especializadas permite a identificação imediata dentro do planejamento de manutenção preventiva.

Um serviço de auto elétrica de caminhão pode ajustar a bateria para a partida do veículo, assim como a troca de lâmpadas queimadas, o que pode causar multa se não estiver de acordo, como uma lanterna de freio ou o pisca-pisca da seta.

Processos simples que garantem durabilidade

Certos serviços precisam ser realizados de acordo com a quilometragem do veículo, principalmente, aqueles que atravessam o país de norte a sul, de leste a oeste.

Apesar de ser uma mecânica pesada e ser projetada para alcançar distâncias longas, a troca de óleo deve ser obedecida conforme as características do produto e a exigência do motor.

Além disso, tem a indicação presente no manual do proprietário, muito importante e que deve estar à disposição sempre que necessário.

Como as estradas são irregulares, tendo caminhos com asfalto bom e outros nem tanto, a dirigibilidade pode ficar prejudicada, surgindo até mesmo folga no volante.

As oficinas especializadas oferecem o alinhamento 3D específico para caminhões, tomando todas as medidas entre os ângulos de inclinação das rodas, ou cambagem.

O alinhamento dos eixos das rodas também favorece o balanceamento do veículo, permitindo o carregamento de carga em grande volume, sem prejudicar o modo de dirigir, mesmo em estradas com muitas curvas.

Cuidados extras exigem burocracia

Com a documentação do veículo regularizada, os agentes de trânsito verificam também a situação do motorista.

Se o profissional fez a transferência de CNH para outro município, não haverá problema algum, pois essa informação é realizada automaticamente em um cadastro entre os departamentos de trânsito municipais.

Essa tarefa pode ser realizada por meio de despachantes, autoescolas ou centros de formação de condutores, por meio de pagamento de taxas e certa burocracia.

Para os proprietários de caminhões que querem reforçar a segurança nos trajetos, a instalação de vidro blindado deve acontecer em uma oficina especializada.

Esse acessório exige uma documentação específica, que as empresas que fazem esse tipo de instalação pode ajudar, mas também é um processo burocrático.

Prevenção nunca é demais

A identificação prévia de problemas pode ser sentida com sinais peculiares, mas que se tornam incessantes, caso não seja resolvido de maneira imediata, ou pelo menos na parada para a manutenção preventiva.

A revisão de um veículo deve ocorrer conforme a quilometragem percorrida, de acordo com o manual de fábrica. As inspeções precisam ser realizadas por um profissional com as ferramentas apropriadas.

Entre os vários componentes avaliados, a caixa de câmbio, o desgaste dos pneus e a situação da carroceria estão entre os principais elementos de identificação.

Um caminhão carregado exige muito dos freios, portanto, esse ponto também precisa ser verificado com frequência.

Assim os profissionais das estradas garantem viagens tranquilas e produtivas, atendendo todos os demais segmentos que dependem do transporte de produtos, da matéria-prima até o produto final direcionado para o mercado consumidor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *