Informações relevantes para os cuidados do seu carro

cuidados

Informações relevantes para os cuidados do seu carro

Uma vez que o carro é um grande aliado para o dia a dia de diversas pessoas, a lista de serviços que pode ser encontrada em prol de cuidados, customização e segurança do veículo é extensa.

Por exemplo, para a transferência, é preciso apresentar uma série de documentos, entre eles, o decalque do chassi. Em primeiro lugar, é importante relatar que o chassi corresponde a uma base em aço, que recebe elementos variados do veículo, como motor e suspensão.

Os caracteres marcados servem  como uma identificação em meio a fabricação em série. Dessa forma, os caracteres não são aleatórios, uma vez que podem ser utilizados para levantar diversas informações relevantes a respeito do veículo, eles são dispostos de acordo com fatores como os seguintes:

  • Lugar de fabricação;
  • Número da montagem;
  • Marca;
  • Ano;
  • Modelo.

Os caracteres estão próximos ao banco do passageiro, em que uma tampa pode ser aberta para identificá-los.

Para a realização do decalque é necessário um lápis, que seja de preferência de carpinteiro e um pedaço de papel. Basta posicionar o papel no relevo dos caracteres e passar o lápis de maneira sutil até que eles apareçam.

Além dos aspectos apresentados, é válido que o proprietário tenha consciência de que caso exista “REM” marcado perto dos caracteres no chassi, essa é uma indicação de que já ocorreu a remarcação, que é exigida devido ao desgaste.

Caso o número não possa ser visualizado, é possível recorrer a um laudo ótico fotografado, que é fornecido por empresas credenciadas de vistoria.

Como funciona os cuidados de higienização interna?

Por mais que a limpeza externa nos carros tenha grande importância para a estética e conservação, a higienização interna automotiva não deve ser negligenciada. Isso porque ela carrega o mesmo significado e, ainda mais, também pode ter impacto na saúde, uma vez que os estofados não higienizados podem favorecer a proliferação de ácaro.

Por esse motivo, no processo os bancos de tecido, tapetes e carpetes recebem grande atenção.

No caso dos bancos de couro, além da limpeza, é preciso que exista atenção ao estado do item, pois é muito comum que ocorra o ressecamento, o que resulta principalmente em rachaduras e trincas.

Para lidar com essa situação, habitualmente os profissionais hidratam os bancos, o  que contribui também com sua vida útil. As impurezas que penetram os bancos também são devidamente removidas.

Os bancos também podem receber lavagem a seco, que envolve produtos específicos de limpeza biodegradáveis,  aspirador e para finalizar, um impermeabilizante. Dessa forma, é possível realizar uma limpeza profunda e que apresenta economia de água.

Quais são os benefícios do polimento?

Todo carro está propenso a sofrer com algum tipo de risco, mancha e perda de brilho. Porém, com processos como o polimento, é possível resolver essa situação.

No entanto, é importante recorrer a um profissional que atue com transparência e que deixe claro as possibilidades do serviço.

Normalmente o polimento tira riscos de pouca profundidade, além de contribuir com o tratamento de pinturas manchadas e que já não apresentam mais brilho.

Para o método são utilizadas politrizes e massas abrasivas, que são responsáveis por remover levemente o verniz da lataria e por isso acometem riscos de baixa profundidade e as manchas.

Além de corrigir os elementos apresentados, outra aplicação comum nesse contexto é o polimento realizado após o processo de pintura, especialmente para a correção de imperfeições em prol de deixar a pintura uniforme.

Nesse contexto, é necessário sempre avaliar qual é a necessidade do automóvel, inclusive em relação ao acabamento, por mais que o convencional conte com a cera automotiva que prolonga o efeito do polimento.

Enquanto a cera comum pode apresentar proteção média de um mês contra intempéries, a cristalização conta com cerca de seis meses, entre outras possibilidades que dependem também do valor a ser investido pelo proprietário.

Afinal, também é preciso considerar quais são as opções que podem oferecer um benefício maior a curto, médio e a longo prazo e averiguar o valor perante o potencial.

Com os procedimentos apresentados no decorrer do texto é possível manter o veículo em boas condições, porém, para que cada serviço seja realizado de maneira adequada, é necessário garantir uma mão de obra especializada. Além disso, inspeções periódicas devem ser realizadas para também garantir a segurança.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *