Indústria aeronáutica presente no mundo corporativo

Indústria

Indústria aeronáutica presente no mundo corporativo

A dimensão territorial do país é tem características positivas e negativas, em qualquer setor comercial e da indústria. O lado positivo é a variedade de produtos que podem ser comercializados, não só nacionalmente, mas de forma globalizada.

Matéria-prima e mercadorias manufaturas encontram um amplo público consumidor, nos mais variados países e continentes.

O lado negativo é que, em um tamanho tão desproporcional, é preciso estar em dois pontos completamente opostos para que a matéria-prima chegue a linhas de produção diametralmente opostas, dependendo de transportes terrestres e aéreos, empregando uma logística complementar entre veículos.

Para atender a um mundo corporativo cada vez mais complexo, empresas especializadas em transporte aéreo passaram a fazer parte do planejamento operacional de fábrica e indústria.

Além do transporte de profissionais e executivos responsáveis pela expansão industrial em diferentes estados e municípios do país.

Oficina e mão de obra especializada no hangar

Para atender a um público seleto, muitos profissionais se especializaram em engenharia aeronáutica e mecânica de aeronaves, atuando em aeroportos e hangares particulares.

Nestes espaços, a segurança é item primordial em uma extensa lista de checagem de equipamentos e peças de composição de helicópteros e aviões de pequeno e médio porte, utilizados para o transporte de passageiros e equipes especializadas de profissionais variados.

Com centros de negócios regionalizados em estados e municípios específicos e a presença de mão de obra e matéria-prima em outros, a disponibilidade de aeronaves para atendimento personalizado tem aumentado gradualmente.

Para manter o desempenho e a conservação de sistemas e potencialidade de navegação, mecânicos realizam todo tipo de manutenção específica, envolvendo:

  • A preventiva e programada;
  • A sistemática indicada pelo fabricante;
  • A condicional sobre componentes deteriorados;
  • A preditiva sob parâmetros e análises.

Em cada ponto de correção e alinhamento das peças de aviões, é criado um histórico encaminhado para agentes fiscalizadores relacionados à ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, para garantir a segurança nos céus em todo o país, tanto dos pilotos e passageiros, quanto de terceiros, como as pessoas e equipamentos que estão em solo.

Condições aéreas influenciam manutenção

O tempo de voo de uma aeronave pode variar de equipamento para equipamento. Por isso, todos os dados cadastrados na ANAC são de extrema importância. O atendimento a diferentes ambientes e situações no espaço aéreo podem influenciar na manutenção de aviões.

Vários exemplos podem ser destacados, com atmosferas salinas, provocadas pela proximidade de mares e oceanos, atmosferas úmidas e arenosas, climas frios ou quentes, dependendo da estação do ano.

As operações de manutenção podem ser indicadas por fabricantes, com uma sistemática diferenciada daqueles que voam em uma atmosfera normal.

Os profissionais responsáveis pelos cuidados de uma aeronave devem seguir as determinações e periodicidades de substituição de peças, revisões programadas e lubrificação de motores e sistemas hidráulicos, assim como a verificação de toda a parte elétrica e de abastecimento.

A manutenção turbina diesel deve estar presente dentro do calendário empregado nos cuidados de prevenção empregados em toda a aeronave. Esse tipo de motor é bastante eficiente, pois possui uma volatilidade muito baixa, reduzindo o risco de formação de bolhas de vapor e consequentemente, qualquer tipo de incêndio.

As aeronaves que utilizam o diesel como combustível têm como características principais o emprego de potência no motor, tanto em subidas rápidas quanto na estabilidade em grandes altitudes.

A indústria de peças e acessórios

Além das corporações empresariais se apropriarem das facilidades promovidas pela aviação, outro setor que tem se destacado na comercialização de aeronaves é o agronegócio.

Muitas fazendas utilizam aviões de pequeno porte para a fertilização e aplicação de produtos químicos para preservar a colheita contra pragas.

A comunicação entre piloto e produtores rurais, quando estão sobrevoando grandes campos de plantação ou pecuária é realizada por meio do headset aviação, muito comum também em outros veículos, como caminhões e helicópteros.

Esse tipo de acessório é utilizado em uma frequência própria, para que não atrapalhar a comunicação entre aviões comerciais de passageiros, ou então de uso exclusivo das forças armadas e agentes públicos de segurança, como helicópteros estaduais pertencentes à polícia civil e militar.

A frequência utilizada pelos pilotos particulares, que atendem o setor de agronegócios, ocorre em uma faixa de ondas médias, restrita ao público civil, e deve estar registrada junto a órgãos fiscalizadores.

No solo, a força motriz está relacionada a equipamentos de uso geral ou específico, como compressor de ar para trator que realiza a abertura de sulcos na terra para a inseminação de sementes em distâncias apropriadas, o que não é possível ser feito a partir dos aviões, por causa da atmosfera, altura de lançamento, entre outros percalços, como chuva e vento.