Importância dos produtos de borracha para os automóveis

pneus

Importância dos produtos de borracha para os automóveis

A indústria automobilística usa um grande número de materiais para construir carros, incluindo ferro, alumínio, aço, plástico, vidro, borracha de pneus, derivados de petróleo, cobre, aço e outros.

Essas peças são usadas para criar tudo, desde os detalhes, como agulhas de painel e fiação, até as partes mais robustas, como o bloco do motor ou as engrenagens de transmissão.

No entanto, qual é o único aspecto que todos os automóveis têm em comum? Todos precisam de pneus se quiserem se locomover.

Os pneus são uma daquelas peças que as pessoas tendem a dar como certas, mas são uma das partes mais vitais de qualquer veículo. É aí que entra a importância da borracha na fabricação de automóveis.

Os produtos de borracha para automóveis ou as peças de borracha são amplamente utilizados no setor automotivo, desde uma ventosa para segurar objetos nos vidros do carro, até peças diversas.

O setor de borracha como um todo está enfrentando grandes desafios e mudanças para atender às novas demandas da indústria automobilística, atendendo às especificações de materiais, desempenho, durabilidade e requisitos de confiabilidade.

A fabricação automotiva é a força motriz da indústria da borracha, já que cerca de 75% da produção mundial de borracha natural é usada para fabricar pneus para veículos.

O pneu de borracha protege o resto da roda e as partes internas do desgaste, o que pode ser bom para consumo de combustível e segurança na estrada.

A fabricação de produtos ou componentes automotivos de borracha é um setor importante na indústria da borracha.

Componentes e peças de borracha

Existem os produtos adesivos e selantes de alta tecnologia necessários para o setor aeroespacial e outras aplicações exigentes em automóveis e peças automotivas.

Os pneus de automóveis são feitos com borracha. De fato, a maior parte da borracha produzida no mundo é usada na produção de pneus.

O airbag em veículos que funciona como uma almofada em momentos de colisão é feito de borracha. Há capas de pó e para-choques feitos de borracha que protegem o seu carro de danos externos. Existem tapetes de borracha para ajudá-lo a manter seu carro limpo.

Alguns dos componentes de borracha automóvel mais populares são os seguintes:

  • Pneus de borracha;
  • Sacos de ar de borracha;
  • Tapetes de borracha;
  • Vedação de borracha;
  • Para-choque de borracha;
  • Cobertura contra poeira;
  • Abas de lama;
  • Coxim de borracha.

Outras partes do carro feitas de borracha

Os carros são compostos de um grande número de peças e todas eles trabalham juntas para criar uma máquina única e funcional.

Pneus

Uma das partes mais óbvias de um carro feito de borracha são os pneus. Os pneus vêm em uma variedade de tamanhos com uma variedade de degraus, e eles são mais frequentemente feitos de borracha sintética ou reciclada.

Os pneus também são vulcanizados, o que é um processo que envolve a adição de enxofre à borracha fundida à medida que ela seca para tornar a borracha mais rígida e mais difícil de se desgastar.

Os pneus podem ser reciclados assim que os degraus estiverem gastos, e alguns tipos de pneus podem ser recauchutados para uso posterior.

Mangueiras

Qualquer um que já tenha aberto o capô de um carro sem dúvida viu várias mangueiras passando pelo motor. Muitas dessas mangueiras, como mangueiras de ar e mangueiras de radiador, são feitas de borracha, assim como a bucha de borracha, utilizada na suspensão.

A borracha fornece flexibilidade que o plástico nem sempre pode fornecer, e é resistente a uma série de produtos químicos usados ​​em um carro. Além disso, a borracha tolera bem o calor e o frio, embora derreta ou se rompa a temperaturas extremas.

Juntas e coberturas

A borracha também é usada para fazer juntas usadas em carros. As juntas ajudam a criar uma vedação para que não haja vazamento quando os fluidos estão passando pelas áreas de junção em um cano ou mangueira.

A borracha também é usada para cobrir fios elétricos, em Guarnição de borracha, a fim de criar escudos para peças elétricas em um carro, como as velas de ignição. Borracha não conduz eletricidade; assim, como isolante, evita que uma carga escape e danifique outras partes do veículo.

Enfim, além dos importantes pneus, peças como escovas de limpador, suportes do motor, vedações, mangueiras e correias também são feitos de borracha. Tal como acontece com o plástico, é um material muito durável, barato e flexível que tem uma ampla gama de usos em automóveis.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *