Especificações sobre veículos de reboque

reboque

Especificações sobre veículos de reboque

Quem mora em centros urbanos já deve ter percebido a infinidade de modelos de automóveis que transitam pelas ruas. São carros utilitários, motos, veículos de carga, caminhonetes, carros esportivos e muitas outras máquinas, com o objetivo básico de transportar pessoas e materiais.

Entre esses modelos, destacam-se os reboques, que são veículos especialmente projetados para rebocar carros, isto é, um equipamento de carga que consta minimamente de chassi, rodas e superfície de carga.

Em geral, existem muitos veículos que entram na categoria de reboques – até mesmo os guinchos, que são usados para retirar carros menores de vias e estradas, quando estes apresentem algum dano ou problema de funcionamento.

Além disso, há os automóveis chamados de semi reboques, com diferenças pequenas entre os reboques, em especial, no concerne ao tipo de tração.

Nesse sentido, quem deseja investir em um veículo de carga tem muitas opções disponíveis. O importante é avaliar o peso do material a ser carregado, bem como as necessidades específicas do tipo de transporte, para escolher o modelo ideal, que comporte as cargas e, até mesmo, pessoas, quando for preciso.

Carretas: características e particularidades

As carretas são veículos muito semelhantes aos caminhões, sendo inclusive usados para trabalhos de reboque. A principal diferença entre esses dois automóveis diz respeito à força motriz das rodas de tração e das especificações do motor, pois esses componentes ficam em repartições distintas.

Sendo assim, as carretas são equipamentos muito procurados para os trabalhos de movimentação de carga, visto a eficiência que o veículo tem de transporte, bem como a capacidade de suportar pesos altos.

No entanto, o modelo de carretinha reboque, que é uma das variações da carreta, é adequado para atividades menos intensas, devido ao tamanho e ao porte do veículo.

Por exemplo, em viagens longas, as carretinhas podem ajudar a levar as bagagens, com possibilidade de acoplação diretamente no carro. Contudo, o modelo de carretinha deve atender às seguintes especificações:

  • Presença de para-choque traseiro;
  • Presença de protetor nas rodas dianteiras;
  • Lanternas de posição traseiras na cor vermelha;
  • Freios de estacionamento independentes;
  • Lanternas de freio da cor vermelha.

Há outras disposições sobre a carretinha, por esse motivo, é preciso verificar todas as leis vigentes, para não cometer infração com o uso do veículo.

Além disso, é importante que o motorista saiba que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, (CTB), somente é permitido conduzir veículos com peso bruto total (PBT) de até 3,5 mil quilos, somando o peso do carro. Isto é, o da carretinha e da carga.

As carretinhas são extremamente versáteis e, além de carros, podem ser instaladas como reboque para moto, dependendo das necessidades de transporte.

Veículos de reboque para transporte de passageiros

Além das carretinhas, há modelos de veículos de reboque especialmente projetados para o transporte de passageiros. Nesses casos, é preciso ter habilitação específica para dirigir esses automóveis, por isso, deve-se consultar as especificações do CTB.

Um dos modelos mais procurados é o micro ônibus, também chamado de minibus. Como o próprio nome já diz, o veículo é apto para o transporte de passageiros, assim como um ônibus convencional, porém em proporções menores.

O automóvel possui chassis similares aos de caminhões, só que mais leves, para transportar uma quantidade menor de passageiros.

Os micro ônibus são ótimos para excursões, por esse motivo, muitas empresas e pessoas optam pela locação de micro onibus, especialmente, em viagens programadas.

Assim, é possível realizar o trajeto com todos os passageiros juntos, sem necessidade de utilizar mais de um carro para a viagem.

Além disso, a locação dos micro ônibus permite a contratação de motoristas, sendo assim, não é necessário se preocupar quanto à direção do veículo.

Desse modo, todos podem curtir a viagem tranquilamente e aproveitar ao máximo. Os micro ônibus também podem ser fretados para o transporte de trabalhadores, estudantes e pessoas em tratamento médico.

O grande diferencial dos veículos de reboque e semi reboque é a presença de peças eficientes, para o suporte de cargas e passageiros.

Contudo, o desenvolvimento tecnológico permitiu que os utilitários também usufruíssem desses benefícios, como é o caso do câmbio easytronic meriva, que pode ser instalado e integrado nos carros de modelo Meriva. O componente é fácil de operar, devido ao seu sistema automatizado. Dessa forma, é possível ter melhor dirigibilidade.