Erros que levam milhares reprovações no exame prático automotivo

Erros que levam milhares reprovações no exame prático automotivo

Ter Carteira de motorista e poder andar para todos os cantos da cidade traz aquela sensação de liberdade que muitos procuram.

Mas, até conseguir segurar a carta em mãos, um longo caminho de aulas teóricas, estudos, aulas práticas e provas precisa ser percorrido e vencido.

Entretanto, muitas pessoas estão reprovando nos exames por esquecerem detalhes nas horas das provas.

Ao decorrer desse texto, vamos explicar sete práticas que fazem os fiscais reprovarem os candidatos na hora do exame.

O primeiro passo é prestar atenção nas aulas teóricas e não encarar esta etapa como algo chato e cansativo.

As noções adquiridas nesse período são muito necessárias, onde é possível aprender questões relacionadas às legislações de trânsito, sinalizações viárias, além de como agir em casos de acidente e maneiras de prestar os primeiros socorros até a equipe de resgate chegar.

Todas as aulas de direção são necessárias para formar condutores

Os instrutores da Autoescola têm um trabalho intenso de preparação dos alunos, ensinando todo o funcionamento do automóvel e como fazer para dirigi-lo de forma correta e em segurança.

Desde encontrar a melhor posição do banco, até a hora exata da troca de marchas, passando pelo melhor posicionamento dos espelhos retrovisores, cada pequeno detalhe é importante e pode fazer a diferença na hora do exame.

As auto escola credenciada pelo detran que seguem as regras do Departamento de Trânsito, precisam, além das aulas práticas, ensinar aos alunos os conceitos básicos de direção por meio da tecnologia.

Apesar de ter sido uma medida muito controversa, hoje já é necessário que os professores ministram aulas de direção prévias às da rua, já no Simulador habitacional.

E a prova? Relaxe!

Siga as dicas abaixo para se sair bem na hora do exame!

  • Na noite anterior, vá dormir cedo. As provas, normalmente, são agendadas na parte da manhã e é necessário estar descansado para fazê-la sem problemas e foco;
  • Concentre-se. Grande parte dos erros fatais na hora do exame são causados por falta de atenção. Três desses podem ser fatais para o resultado;
  • Arrume o banco de maneira confortável na qual o seu pé esquerdo consiga pisar no pedal da embreagem sem esforço. Isso contribuirá para que o carro não morra. Mas atenção: não deixe o banco muito para frente, pois isso também pode dificultar o movimento dos pés;
  • Não se esqueça de colocar e afivelar o cinto automotivo. Alguns fiscais nem deixam o candidato terminar o percurso se esquecer desse passo importantíssimo, desclassificando-o automaticamente.
  • Na hora da baliza, fique calmo. As escolas costumam dar dicas de como estacionar os carros em meio aos cones.
  • Lembre-se das aulas, dos pontos dos espelhos retrovisores, do volante e siga em frente;
  • Já durante a Aula para motorista, o instrutor deixa claro que não é necessário trocar para a terceira marcha. Por isso, não se preocupe com esse passo. Apenas tenha em mente a hora exata de trocar da primeira para a segunda e lembre-se de não acelerar demais para que o carro não peça outra marcha.
  • Não esqueça de arrumar espelhos retrovisores;
  • Sempre sinalize a sua próxima ação com o uso das setas.

Andando no trânsito da cidade

Passou nos exames e já recebeu sua carteira de motorista? Ótimo! Está na hora de aprender a andar no trânsito da sua cidade.

Afinal, as aulas das autoescolas normalmente são ministradas em locais mais afastados e com pouco tráfego de veículos para dar segurança ao aluno. Mas, na vida real a situação é diferente.

As avenidas são repletas de carros, motos, ônibus, caminhões e pedestres.

Para quem é novo de carta, esse cenário pode despertar nervoso e medo de causar ou se envolver em algum acidente.

Alguns após tirarem a carteira de motorista optam por pagar por aulas para ganhar prática, essas aulas particulares tem crescido muito nos últimos anos, pode-se alugar aula particulares de direção de carros, motos e a locação de van em sp.

A principal dica é se manter calmo. Ninguém nasceu sabendo como dirigir e todos os que estão ali naquele momento já passaram pela fase de aprendizagem. Não fique ansioso com eventuais buzinadas.

O importante é seguir as leis de trânsito, sinalizar qualquer mudança de faixa, entradas em ruas ou saídas laterais e sempre que possível, se mantenha na faixa da direita.

Se mesmo após um tempo você ainda tiver medo de dirigir, procure escolas de direção que ministram aulas para habilitados. Essa é uma ótima maneira de criar confiança em si mesmo.