Erros de segurança em caminhões que resultam em tragédias

Erros de segurança em caminhões que resultam em tragédias

Os caminhões são os maiores tipos de veículos. Sua altura, força e robustez são enormes e, dado a isso, quaisquer acidentes que ocorreram, podem se transformar em verdadeiras tragédias.

Como um veículo grande e de potencial destrutivo enorme, os cuidados em relação a ele devem, também, serem redobrados.

Por isso a utilização de itens como o calço segurança para caminhões, a boa preservação dos pneus e de sua mecânica interna serem altamente importantes para evitar acidentes com a utilização dos mesmos.

Neste texto, veremos mais sobre alguns cuidados importantes que são altamente necessários para o dia-a-dia de quem possui um veículo robusto como esse. São cuidados básicos, mas que podem significar a preservação de vidas.

Então, continue com sua leitura e venha descobrir junto conosco, quais são as maneiras de evitar acidentes.

Não utilizar os calços

O calço para pneus de caminhão é o tipo de acessório que facilita enormemente as atividade do caminhoneiro, e garante à ele, uma melhor eficiência e segurança em seus serviços.

O calço para caminhões é muito utilizado naqueles segmentos que costumeiramente trabalham com veículos de grande porte, no transporte de cargas ou mesmo pelos motoristas que realizam trabalhos autônomos com seus caminhões.

O Calço de segurança para caminhões é um produto que auxilia na segurança do veículo e atualmente marca espaço no mercado de acessórios para esse tipo de transporte.

Podendo ser desenvolvido com diferentes tipos de matérias-prima, como aço, borracha de alta resistência, revestimento personalizado ou madeira, o calço é uma espécie de terceiro freio, agindo em função da segurança ao estacionar o veículo ou até no descarrego de cargas que precisem de uma estabilidade.

O calço de madeira para pneus, ou de material diverso, necessita ser desenvolvido com um foco primordial em sua resistência estrutural e em sua rigidez. São os benefícios dos calços:

  • Auxílio no descarregamento;

  • Auxílio na troca de pneus;

  • Adaptação para o uso de correntes de segurança;

  • Estabiliza locais desnivelados.

Vejamos mais algumas preocupações importantes a serem tidas, para aqueles que possuem um Caminhão iveco – 1 ou qualquer outro.

Não estabelecer uma rotina de calibragem

Estabelecer uma rotina de calibragem nos pneus do caminhão influi em diversos aspectos no desempenho. Os pneus em estado murcho tiram a estabilidade do caminhão e fazem com que o motor necessite da realização de um esforço maior para que se possa atingir velocidades maiores. Isso aumenta largamente o consumo de combustível.

Uma  correta calibragem dos pneus influi em uma série de características do caminhão. Pneus murchos tiram a estabilidade do veículo, o deixando mais difícil de se manobrar e realizar curvas. Além disso, fazem com que o motor precise se esforçar mais para atingir as velocidades mais altas, aumentando o consumo.

Para a certificação da calibragem dos pneus, dispense o uso de marretas, se utilize do calibrador automático, que fornecerá a pressão correta e necessária.

Descuido com o balanceamento e alinhamento

É um fato que as estradas brasileira são bem ruins. Cheias de buracos e ondulações, os casos de caminhões rodando desalinhados é grande.

Entretanto, há um perigo muito grande acerca esse tipo de questão, pois torna a condução mais difícil e aumenta a probabilidade da ocorrência de acidentes.

Além desse fato, um Caminhão iveco daily ou similar, em caso de desbalanceamento e desalinhamento, irá desgastar muito mais rápido os pneus e ocasionará a perda de controle do veículo.

Esquecer os faróis

O sistema de iluminação de qualquer veículo é importantíssimo. Com caminhões não é diferente. É com eles que se pode ter a visibilidade correta e garante que os outros motoristas possam enxergar o caminhão sem maiores dificuldades.

Por isso, deve-se verificar de forma constante, o pleno funcionamento das lâmpadas. Deve-se manter as lanternas limpas e os faróis dianteiros sempre regulados, para que não percam sua configuração original e fiquem com os feixes de luz apontados para cima, por conta  de ondulações e buracos presentes nas estradas.

Basicamente, é isso. Caminhões, com o tamanho e força que têm, devem ter de seus donos cuidados redobrados com sua utilização.

Devem estar com a manutenção em dia e com acessórios que auxiliam na realização de certos aspectos que envolvem o veículo. A segurança é o item mais importante e deve ser considerado como tal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *