Erros de segurança em caminhões que resultam em tragédias

Erros de segurança em caminhões que resultam em tragédias

Os caminhões são os maiores tipos de veículos. Sua altura, força e robustez são enormes e, dado a isso, quaisquer acidentes que ocorreram, podem se transformar em verdadeiras tragédias.

Como um veículo grande e de potencial destrutivo enorme, os cuidados em relação a ele devem, também, serem redobrados.

Por isso a utilização de itens como o calço segurança para caminhões, a boa preservação dos pneus e de sua mecânica interna serem altamente importantes para evitar acidentes com a utilização dos mesmos.

Neste texto, veremos mais sobre alguns cuidados importantes que são altamente necessários para o dia-a-dia de quem possui um veículo robusto como esse. São cuidados básicos, mas que podem significar a preservação de vidas.

Então, continue com sua leitura e venha descobrir junto conosco, quais são as maneiras de evitar acidentes.

Não utilizar os calços

O calço para pneus de caminhão é o tipo de acessório que facilita enormemente as atividade do caminhoneiro, e garante à ele, uma melhor eficiência e segurança em seus serviços.

Os calços para caminhões encontram ampla utilização nos segmentos que frequentemente lidam com veículos de grande porte, seja no transporte de cargas ou entre os motoristas autônomos que operam seus próprios caminhões.

O Calço de segurança para caminhões é um produto que auxilia na segurança do veículo e atualmente marca espaço no mercado de acessórios para esse tipo de transporte.

O calço, sendo desenvolvido com diferentes tipos de matérias-primas, como aço, borracha de alta resistência, revestimento personalizado ou madeira, atua como uma espécie de terceiro freio. Ele desempenha a função de garantir a segurança ao estacionar o veículo ou mesmo durante o descarregamento de cargas que exigem estabilidade.

O calço de madeira para pneus, ou de material diverso, necessita ser desenvolvido com um foco primordial em sua resistência estrutural e em sua rigidez. São os benefícios dos calços:

  • Auxílio no descarregamento;
  • Auxílio na troca de pneus;
  • Adaptação para o uso de correntes de segurança;
  • Estabiliza locais desnivelados.

Vejamos mais algumas preocupações importantes a serem tidas, para aqueles que possuem um Caminhão iveco – 1 ou qualquer outro.

Não estabelecer uma rotina de calibragem para os caminhões

Estabelecer uma rotina de calibragem nos pneus do caminhão influi em diversos aspectos no desempenho. Os pneus em estado murcho tiram a estabilidade do caminhão e fazem com que o motor necessite da realização de um esforço maior para que se possa atingir velocidades maiores. Isso aumenta largamente o consumo de combustível.

Uma  correta calibragem dos pneus influi em uma série de características do caminhão. Pneus murchos tiram a estabilidade do veículo, o deixando mais difícil de se manobrar e realizar curvas. Além disso, fazem com que o motor precise se esforçar mais para atingir as velocidades mais altas, aumentando o consumo.

Para a certificação da calibragem dos pneus, dispense o uso de marretas, se utilize do calibrador automático, que fornecerá a pressão correta e necessária.

Descuido com o balanceamento e alinhamento de caminhões

É um fato que as estradas brasileira são bem ruins. Cheias de buracos e ondulações, os casos de caminhões rodando desalinhados é grande.

Entretanto, há um perigo muito grande acerca esse tipo de questão, pois torna a condução mais difícil e aumenta a probabilidade da ocorrência de acidentes.

Além desse fato, um Caminhão iveco daily ou similar, em caso de desbalanceamento e desalinhamento, irá desgastar muito mais rápido os pneus e ocasionará a perda de controle do veículo.

Esquecer os faróis

O sistema de iluminação de qualquer veículo é importantíssimo. Com caminhões não é diferente. É com eles que se pode ter a visibilidade correta e garante que os outros motoristas possam enxergar o caminhão sem maiores dificuldades.

Por isso, deve-se verificar de forma constante, o pleno funcionamento das lâmpadas. Deve-se manter as lanternas limpas e os faróis dianteiros sempre regulados, para que não percam sua configuração original e fiquem com os feixes de luz apontados para cima, por conta  de ondulações e buracos presentes nas estradas.

Basicamente, é isso. Caminhões, com o tamanho e força que têm, devem ter de seus donos cuidados redobrados com sua utilização.

Devem estar com a manutenção em dia e com acessórios que auxiliam na realização de certos aspectos que envolvem o veículo. Consideremos a segurança como o item mais importante e devemos considerá-la como tal.