Entenda mais os processos para dirigir

Dirigir

Entenda mais os processos para dirigir

Dirigir é o sonho de muitas pessoas, e não é por menos, estar na direção de uma máquina como os carros causa sensações e sentimentos únicos como o de liberdade, comodidade, conforto e mobilidade.

No entanto, para que seja necessário dirigir é preciso atender há um procedimento burocrático, um processo de licenciamento para que a carteira de moto e carro seja dada ao motorista e este possa trafegar sem riscos de processos jurídicos.

Ainda assim, muitas pessoas tem dúvidas sobre como funciona esse processo e também não entendem as etapas que devem ser seguidas.

No artigo falaremos com todos os detalhes necessários sobre o procedimento para emissão da Carteira Nacional de Habilitação, a famigerada CNH.

O processo de habilitação para dirigir

Para poder dirigir de forma legal e segura é necessário realizar todo o processo de emissão de licença para dirigir que incluem desde aulas teóricas até aula prática de direção.

O ponto é que a Carteira é uma licença do Estado que te faz apto a dirigir, e portanto, todo requerente deve ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e possuir documento de identificação e cadastro de pessoa física.

Todo o processo é intermediado por um CFC, isto é, um Centro de Formação de Condutores, conhecido como autoescola. Esses centros, possuem instrutores, diretores de ensino e fazem o intermédio do processo burocrático entre o motorista e o DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito.

A escolha do CFC é muito importante, tanto pelo preço, como pelas qualidades que oferece, como garantia do processo de Carteira Nacional de Habilitação Especial, carros e motos em bom estado e claro, um excelente atendimento.

Feito a escolha do CFC, o aluno é cadastrado no DETRAN com suas digitais recolhidas que vão para um sistema de identificação que em todas as aulas serão usadas para confirmar a presença nas aulas. O aluno tem até 12 meses para completar as aulas.

A primeira habilitação sempre deve ser em algumas das seguintes categorias como a AAC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), categoria A para motos e triciclos, Categoria B veículos automotores de até 8 lugares, ou as categorias A e B ao mesmo tempo.

Caso opte por cursar apenas a categoria B, depois de todo o processo é possível incluir categoria A na CNH.

Exames médicos e psicotécnicos

Antes de começar as aulas, o DETRAN exige dois tipos de exames, um exame médico e o exame psicotécnico ou psicológico. O aluno faz esses exames em profissionais credenciados pelo órgão.

Depois de realizados os exames, o aluno recebe um laudo médico e psicológico que atesta suas condições físicas e mentais para dirigir.

Os exames avaliam várias condições como:

  • Visão;
  • Força muscular;
  • Coração;
  • Pulmão;
  • Saúde mental.

Curso teórico e prova

O curso teórico tem cerca de 45 horas e tem variados tipos de conteúdos como as legislações, infrações, sinalização, direção defensiva, mecânica básica e meio ambiente.

Ao terminar o curso, este pode fazer a prova teórica do DETRAN e caso acerte 70% está aprovado e por iniciar a primeira aula de volante. Caso reprove, deve-se esperar 15 dias para fazer novo exame.

Curso prático para dirigir

O curso prático é um dos mais esperados, pois muitos que começam a licença não tiveram contato com carros ou motos. Esse curso é de ensino à prática da direção e deve ter no mínimo 25 horas/aula.

Essas aulas são dispostas dos seguintes modos: são 20 horas/aula em veículo, sendo 04 horas/aula no período noturno. Até o ano de 2019, era obrigatório 5 horas/aulas em simulador, entretanto, houve mudança na lei, tornando-se esse processo optativo.

Concluído o curso prático é então marcado o exame final. Caso o instrutor vê que o aluno não está pronto, é solicitado que faça mais aulas práticas, para evitar a reprovação.

Prova Prática

A prova prática da categoria B consiste em fazer uma baliza e percorrer um determinado percursos. Será reprovado aquelas que fizerem faltas eliminatórias ou que somarem três pontos negativos.

Para as categorias A e AAC a prova é feita em circuito fechado. Caso seja reprovado, o aluno deve remarcar nova prova dentro de 15 dias.

Se aprovado, o aluno recebe a Permissão Para Dirigir (PPD) que vale por um ano, e caso não receba multa grave ou gravíssima, recebe a licença definitiva com validade de 5 anos, já descontado um ano da PPD, ou seja, de 4 anos.

Caso o aluno fez o processo de categoria A, pode mais tarde solicitar a adição de categoria B, esse é o processo para quem deseja a licença para dirigir com tranquilidade e também muita segurança.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *