Entenda como funcionam blindagem e pintura automotiva

Entenda como funcionam blindagem e pintura automotiva

A blindagem automotiva é um processo que garante a um automóvel a proteção total contra armas de fogo, explosões e outros choques que podem ameaçar a vida dos ocupantes do veículo. Apesar de ser um processo caro e de difícil acesso, está cada vez mais popular nas cidades mais perigosas do país.

Já a pintura automotiva é essencial para qualquer veículo e proprietário, e os reparos chegam a fazer parte da rotina de manutenções dos carros. Os serviços de pintura automotiva são bastante comuns na ocorrência de riscos na lataria dos carros, por exemplo.

Aos proprietários, cabe a compreensão sobre como funcionam e quando são indicados cada um dos processos.

Blindagem automotiva

A blindagem automotiva é um procedimento complexo e por isso tem um custo bastante elevado, que pode facilmente equivaler ao valor do carro.

A blindagem com o nível de proteção III-A, usado em 95% das blindagens, pode aumentar até R$ 40 mil o preço de um automóvel. Os níveis de proteção I, II e II-A geralmente têm custos mais baixos, comuns em carros populares e de menor potência.

O veículo blindado é totalmente desmontado para que os materiais com resistência balística sejam instalados. Para isso, rodas, capas, forros, vidros e bancos e outros itens precisam ser removidos e reinstalados posteriormente. O carro é remontado com extremo cuidado, para não alterar as características do veículo.

Por se tratar de uma decisão de alto impacto financeiro, é recomendável que o proprietário do carro pense sobre a necessidade da proteção, além de fazer pesquisas e orçamentos, afinal quando se trata de qualquer serviço, o planejamento e as pesquisas são extremamente importantes.

A tecnologia por trás da blindagem é bastante disponível para qualquer carro, podendo variar o tipo de blindagem de acordo com o modelo de veículo. Entretanto, os proprietários devem atentar-se para os modelos que são mais ou menos indicados, para não prejudicar o desempenho do veículo e evitar problemas futuros.

A recomendação para escolher uma blindadora é conferir se ela é certificada pelas Forças Armadas, com Título de Registro emitido pelo exército. O resultado é um carro cuja cabine fica protegida contra armas de fogo, choques e outros tipos de ameaças aos usuários e passageiros.

Pintura automotiva

É bastante comum o aparecimento de riscos e arranhões na lataria dos veículos, em pequenos acidentes de trânsito ou mesmo com os carros estacionados. Muitas vezes os proprietários nem se recordam ou sabem do incidente, mas precisam corrigir os pequenos danos.

Nessas situações, o mais recomendável ao dono do carro é investir no retoque da pintura do carro, mesmo que seja feita apenas no local, com a técnica de micro pintura.

A micro pintura consiste no lixamento no local, seguido pela correção da pintura, geralmente com o uso de pistolas de ar ou aerógrafos. Depois, a aplicação de um verniz forma uma camada protetora para evitar o aparecimento de manchas com o tempo de uso.

Dentre os principais motivos para optar pela micro pintura automotiva, é possível destacar:

  • A rapidez e agilidade do procedimento;
  • Método artesanal, que requer menos mão de obra e materiais;
  • Ideal para conservar a tintura do veículo;
  • Técnica permite que um reparo seja quase invisível.

Entretanto, vale a pena ressaltar que a técnica é indicada especialmente para pequenos reparos, como riscos, arranhões, fissuras e imperfeições. No caso de batidas, por exemplo, é preciso que toda a lataria seja reparada ou trocada.

É fundamental destacar a importância da cabine de pintura com exaustor, cujo sistema permite a melhora no ambiente de trabalho, com filtros para ajudar na qualidade do ar.

A pintura não pode ser feita em lugares que possam ocasionar na geração de bolhas ou falhas na cobertura, e a renovação do ar é importante nesse aspecto.

Ao mesmo tempo, é essencial que o ar não seja acumulado no local, evitando o contato dos profissionais com gases tóxicos.

Na cabine de pintura com filtro seco, o filtro é colocado antes do exaustor, para que o ar seja sugado, passe pelo filtro e seja devolvido ao ambiente limpo de impurezas.

Por fim, cabe ressaltar a importância da contratação de profissionais qualificados e experientes para as atividades. Assim como fornecedores de qualidade e boa procedência, isso ajuda a garantir a qualidade dos serviços.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *