Eletrônica e processos burocráticos na área automotiva

automotiva

Eletrônica e processos burocráticos na área automotiva

Um automóvel é uma máquina que revolucionou o modo como as pessoas interagem com o meio em que vivem, e com a área automotiva, principalmente, porque possibilitou que as pessoas se deslocassem de forma mais rápida e segura entre os lugares.

Do início do século XX que data sua invenção até os dias de hoje, muita coisa mudou nesse objeto que se transformou tanto em um objeto popular de desejo, como também um item de luxo e de demonstração de poder.

Os carros ficaram mais seguros com o cinto de segurança e os sistemas de airbag de carro de modo que em situações de acidentes, muitos danos fossem reduzidos, e mais, os carros começaram a atender outras demandas, como o conforto e o acesso ao entretenimento.

No presente artigo falaremos sobre alguns componentes que estão presentes nos automóveis e que permitem trazer a segurança e também todo o conforto e qualidade como os sistemas e processos da eletrônica embarcada automotiva.

Segurança automotiva: os airbag

O sistema de airbag ajudou e muito na segurança dos automóveis, principalmente, nos que são vítimas de acidentes com impacto.

De forma geral, este sistema é composto por uma série de sensores que são espalhados ao longo do carro como:

  • Na parte frontal;
  • Na parte lateral;
  • Na parte centra;
  • Na parte traseira.

E identificam o impacto quando ocorre, de modo que envia o sinal a um controle central conhecida como UCE (Unidade de Comando Eletrônica) que identifica os sensores e aciona os airbag necessários, tanto os frontais como o airbag lateral.

Esse sistema é conhecido como SRS no inglês Supplemental Restraint System e no português Sistema de Restrição Suplementar. Abaixo falaremos sobre alguns dispositivos principais que fazem parte do sistema de airbag.

1. Sensores de impacto

Esses sensores permitem a identificação do impacto e como vimos ficam em variados pontos do carro, e que indica um impulso elétrico que ativa a ignição que gera o gás. Esse sistema é ensinado no curso de eletronica embarcada automotiva.

2. UCE (Unidade de Comando Eletrônica)

São encontradas próximas aos bancos dianteiros do veículo e são eles os responsáveis pelo acionamento dos airbags de forma direta.

3. As bolsas de ar ou os airbag

Existem variados como os frontais que são obrigatórios e ficam localizados no volante e no painel que está a frente do passageiros, os airbag lateral que protegem o torso dos ocupantes.

Além desses, tem os airbag cortina, que faz a cobertura das janelas protegendo cabeça e pescoço, os airbag de joelho que impedem ferimento nas pernas.

Portanto, todos que querem dirigir com segurança com sua carteira tipo B pode investir no sistema de airbag ou comprar um carro com um, pois assim sabe que é uma proteção extra que ganha em caso de acidentes.

A eletrônica embarcada automotiva

Os sistemas eletrônicos são muito importantes dentro de um automóvel, sendo também responsáveis por exemplo pelo acionamento dos airbags. Um dos setores que cuida de forma completa desse procedimento é a chamada eletrônica embarcada.

A Embedded Eletronic System ou Sistema Eletrônico Embarcado é todo o sistema eletrônico embutido em alguma peça, no caso dos carros, a denominação vem a ser automotiva.

E consiste em todo o sistema que possui um tipo de microprocessador e um software dedicado ao dispositivo, um exemplo é o UCE – Unidade de Comando Eletrônico do sistema de airbags.

Um sistema embarcado, diferente dos computadores, atendem a tarefas pré-definidas, e em situações específicas, trazendo muito mais segurança e conforto para aproveitar o carro.

Além dos carros, o sistema eletrônico embarcado podem ser usados em muitos equipamentos como os telefones celulares, equipamentos de montagem de redes de computadores, em modens de PLC (power Line Communication).

No carro, os controladores de injeção eletrônica, os controladores de tração, acionadores de airbags como já foi tratado e o bloqueio dos freios ABS, além de GPS e rastreamento de veículos.

Quem quiser trabalhar com o sistema eletrônico embarcado precisa fazer um especialização em eletrônica para atender todas as demandas de forma completa e única.

Assim, entendemos que dirigir um carro envolvem muitos pontos, desde possuir um CNH tipo B, até mesmo prestar atenção nos sistemas de segurança como os airbags.

Tudo isso, permite que a condução seja mais segura e com o avanço da eletrônica embarcada, mais confortável para todos que usam esse meio de transporte.