Carteira de Motorista: Saiba quais documentos necessários

condução de veículos

Carteira de Motorista: Saiba quais documentos necessários

A grande ambição da maioria dos adolescentes é chegar aos 18 anos, que é a idade em que é possível iniciar o processo para retirada da carteira de motorista.

A carteira de habilitação permite que um adulto dirija alguns tipos de veículos, que são divididos em diferentes categorias.

Assim, a autoescola é responsável por oferecer aos alunos as diferentes modalidades de cursos, em que é possível aprender as leis e normas para condução de veículos de categoria leve ou pesada.

Além da carteira de habilitação, o motorista é responsável por manter em dia a documentação relacionada ao veículo que conduz, precisando conhecer minimamente os procedimentos para que não cometa erros.

Estar em dia com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o licenciamento evita multas e a apreensão do veículo por alguma irregularidade.

Abaixo serão mencionados os principais processos da área, que abrange serviços tais como a renovação de carteira de motorista e o processo de transferência de veículos.

As categorias de veículos

Em uma carteira de motorista existem cinco tipos de categorias, que são:

  • Categoria A;
  • Categoria B;
  • Categoria C;
  • Categoria D;
  • Categoria E.

Na categoria A, o motorista é habilitado para a condução de veículos com duas ou três rodas, sendo a categoria principal dos motoqueiros.

Na categoria B, são habilitados os condutores de veículos com quatro rodas, com peso de 3500 quilos e com capacidade de até nove passageiros, incluindo o motorista.

Essa é a categoria dos automóveis de passeio.

A categoria C habilita o condutor para transporte de cargas, com veículos que possua mais de 3500 quilos.

A categoria D é para a condução de veículos de transporte de diversos passageiros, que excedam nove lugares, incluindo o do motorista.

Na categoria E, são habilitados os condutores de veículos pesados, como os caminhões, em que o peso do veículo exceda 6000 quilos na parte acoplada à cabine, e também para conduzir veículos com mais de nove passageiros.

O aluno deve passar pelo curso teórico e prático da categoria desejada e, após a conclusão, passa pelo exame de direção.

Sendo aprovado, obtém sua carteira de motorista na categoria cursada, podendo, após determinado período, realizar a adição de nova categoria em sua habilitação.

Adição de categoria em carteira de motorista

Após a aprovação nos exames de direção, o condutor recebe a sua carteira de motorista provisória, que é válida pelo período de um ano.

Decorrido esse tempo, sua carteira de habilitação provisória passa a ser definitiva, com validade de cinco anos.

Depois dos cinco anos, é necessário realizar a renovação da carteira de motorista, processo em que o condutor passará por nova avaliação médica para obter a nova carteira.

Existe a possibilidade de adicionar uma nova categoria de veículo em uma carteira de motorista, com a necessidade de cursar as aulas referentes à nova categoria escolhida.

A adição de categoria cnh vencida também pode ser feita, porém o condutor não deve dirigir nenhum veículo enquanto não for aprovado no exame de direção da nova categoria.

Isso é algo imprescindível que não deve ser burlado de maneira alguma, caso contrário, pode acarretar multas e até consequências mais graves.

Transferência de propriedade e outros serviços realizados em despachante

Um despachante oferece serviços relacionados aos veículos, que vão desde um despachante renovação de cnh até serviços de transferência de propriedade.

Muitos dos processos veiculares são burocráticos e exigem conhecimento prévios, além de demorar dias para sua conclusão.

Por isso, os serviços de despachante são oferecidos, de modo a otimizar a agenda do cliente.

Um dos serviços mais realizados pelos despachantes é a transferência de veiculo, que ocorre após a compra ou venda do bem.

O comprador precisa reunir documentos e comparecer em diferentes locais para realizar diversas etapas do processo de transferência. Os passos são os seguintes:

  • Preenchimento e assinatura do Certificado de Registro do Veículo (CRV);
  • Autenticação em cartório;
  • Cópia de documentos de identificação do novo proprietário;
  • Vistoria do automóvel e laudo para transferência de veiculo;
  • Pagamento de taxas;
  • Entrega de documentos nos locais indicados.

Por ser um processo demorado, o proprietário opta por recorrer aos serviços de um despachante, que prepara e agiliza todo o trâmite da transferência do veículo.

O conhecimento prévio de vários procedimentos ligados ao uso e à condução de um veículo evita penalidades e multas, que geram estresse e gastos financeiros.

Por isso, estar sempre em dia com as taxas obrigatórias de um automóvel e com a carteira de motorista válida é um dever do condutor.