Dicas para melhorar a produtividade de transportadoras

Dicas para melhorar a produtividade de transportadoras

Manter um negócio voltado para o transporte de produtos, favorece empresas e pessoas de diversas formas. Para isso, manter um negócio sólido é uma forma de obter uma cartela de clientes, a satisfação destes.

Além de manter a produtividade da companhia. Por isso, conheça algumas dicas que podem auxiliar quem deseja abrir um negócio com veículos.

Como uma transportadora de cargas pesadas, ou uma empresa especializada em transporte aéreo de cargas pesadas, além de saber como manter uma empresa no setor.

Conte com a contabilidade

Desde a abertura de um negócio, contar com uma empresa especializada em contabilidade, pode ser uma forma realizar tarefas burocráticas de forma segura, além de manter a empresa regularizada.

Muitas vezes, realizar o processo seletivo para abrir um setor dentro da empresa, especializado em contabilidade, pode não ser vantajoso.

Por isso, é recomendado realizar a contratação de especialistas com experiência no ramo de transporte, que possam executar procedimentos de forma cuidadosa e auxiliar seus clientes sobre regulamentações e normas, como a norma de vistoria cautelar.

Além disso, contar com uma contabilidade pode auxiliar o proprietário com os procedimento que envolvem os motoristas e outros colaboradores, como os processos de contratação, férias, licença maternidade, entre outros.

A vistoria dos veículos

Manter a qualidade dos veículo, é uma forma de prevenir acidentes com os condutores e aumentar a produtividade da empresa, diminuindo o tempo de entrega dos produtos, entre outras vantagens.

Por isso, é importante obter conhecimento sobre os cuidados necessários com os modelos que a empresa possui.

Além disso, muitas transportadoras optam pela parceria com mecânicas, a fim de reduzir despesas, através de descontos obtidos com pacotes de serviços, por exemplo.

E obter a parceria com uma mecânica, pode facilitar em situações de emergência relacionadas ao conserto dos veículos com peças exclusivas, por exemplo. Alguns dos serviços mais oferecidos, são:

  • Vistoria cautelar;
  • Manutenção do eixo veicular;
  • Troca de peças;
  • entre outros.

A vistoria dos automóveis da empresa, como dito antes, pode contribuir com a vida útil e qualidade dos veículos.

Por isso, contar com especialistas pode ser uma forma de prevenir diversos problemas antes que situações emergenciais ocorram.

Como a troca da ponta de eixo preço, por exemplo. Principalmente para os condutores que transitam em estradas e avenidas, onde pode ocorrer diversos acidentes.

A escolha dos veículos

A escolha dos modelos de automóveis e adaptação para o transporte, deve ser feita de acordo com os serviços que serão oferecidos pela transportadora, estes determinados na fase de planejamento da abertura da empresa.

Por exemplo, uma transportadora que atua com entrega de alimentos perecíveis, como sorvetes, carnes e peixes, deve utilizar veículos com frigorífico.

A fim de manter a qualidade dos produtos e evitar prejuízos para o cliente e a empresa. Além da aquisição de modelos específicos, é possível adaptar a estrutura do veículo.

Utilizando pallets, lona e outros itens que possam conservar a qualidade do que é transportado. É importante estar atento no momento da escolha dos automóveis pois, este ato pode ser um investimento ou prejuízo.

Por isso, conte com especialistas que possam lhe auxiliar e indicar os veículos recomendados para o seu setor de atuação.

Personalização dos veículos

A personalização da frota pode ser um grande aliado para a divulgação dos serviços da empresa, além de poder transmitir segurança para seus clientes, desde que feita de forma correta.

Esta personalização pode ser feita de forma simples, como a divulgação do nome, telefone para contato e site da empresa, facilitando o contato de possíveis clientes.

É possível utilizar a pintura e aplicação de adesivos, para incluir elementos visuais e outras informações no exterior do veículo.

Além disso, a personalização proporciona padronização dos modelos da frota, transmitindo segurança e a imagem de uma empresa comprometida com seus clientes.

Clientes

Fidelizar um cliente é uma forma simples de manter a produtividade da empresa e uma imagem positiva no mercado.

Para isso, a qualidade do atendimentos e a forma que os serviços são realizados, devem ser sempre supervisionados e adaptados de acordo com as necessidades do cliente.

Sendo assim, é recomendável realizar pesquisas com clientes para saber mais sobre o que pode ser otimizado nos processos.

Além de oferecer e obter feedback dos funcionários da empresa, para que eles possam aprimorar ainda mais o atendimento e os serviços realizados.

Seguindo essas dicas, é possível manter sua empresa de forma legal e segura no mercado, prevenindo problemas simples e obtendo vantagens a curto e longo prazo. Deixe nos comentários o que achou das nossas dicas!