Detalhes automotivos que você vai querer conhecer

automotivos

Detalhes automotivos que você vai querer conhecer

Automóveis estão entre as grandes paixões do povo brasileiro. Por conta disso, boa parte das pessoas investe uma soma considerável de dinheiro, uma vez a cada alguns anos para contar com um dos últimos modelos automotivos do mercado, que costumam ser referência em design e em alta tecnologia.

Nesse meio tempo, os proprietários costumam realizar uma série de procedimentos estéticos e mecânicos para manter o veículo em bom estado, de modo que o seu desempenho continue bom e seja possível obter um bom valor na revenda.

Entretanto, é preciso ter em mente que, por mais que boa parte desses serviços seja, realmente, benéfica tanto para o veículo quanto para o seu proprietário, boa parte deles deve ser realizada com extremo cuidado.

O motivo por trás disso é que um procedimento mal feito pode ter o efeito inverso, prejudicando a estrutura do automóvel, ou mesmo descaracterizá-lo, o que, por sua vez, pode criar problemas com os órgãos de trânsito locais.

Quer manter seu carro sempre em bom estado e garantir que os procedimentos feitos nele terão bons resultados? Então continue lendo e confira algumas dicas para isso:

  1. O envelopamento tem que ser feito com cuidado

Envelopar carro tem se tornando um serviço de alta procura em estabelecimentos especializados. O motivo por trás disso é que esse procedimento envolve aplicar uma película protetora sobre certas partes do carro, de modo a protegê-lo de elementos que podem danificá-lo enquanto ele for conduzido.

Deste modo, a lataria fica mais bonita e preservada, o que, por sua vez, faz com que o carro seja mais valioso na hora da venda.

Contudo, nem todos consideram que esse trabalho deve ser feito por profissionais qualificados, que trabalhem em um estabelecimento de confiança.

O primeiro motivo por trás disso é o fato de que, quando mal aplicado, o adesivo automotivo pode gerar bolhas, o que, por sua vez, prejudica a aparência do carro.

Além disso, é preciso ficar atento à aplicação de películas que possam mudar a cor da lataria do veículo: como a cor é uma das características registradas pelas autoridades de trânsito, o motorista pode ter problemas caso passe por uma blitz e os fiscais vejam que ela está alterada.

Por fim, é preciso respeitar o período estabelecido pelo fabricante para a troca – que, felizmente, costuma ser de alguns anos.

Por conta disso, é fundamental que o envelopamento automotivo preço não seja o único critério para escolher qual será o estabelecimento que realizará o trabalho, pois o barato pode sair caro.

O ideal é pesquisar e escolher uma oficina experiente e que tenha boa reputação entre quem já contratou seus serviços.

  1. É obrigatório ter um extintor nos diferentes modelos automotivos

Apesar de motoristas fazerem tudo o que está a seu alcance para evitar tais situações, todos estão vulneráveis a sofrer um acidente de carro.

Por mais que boa parte deles acarrete apenas em danos materiais, alguns são mais graves, e podem causar, até mesmo, incêndios.

Para evitar uma tragédia, as autoridades de trânsito recentemente tornaram obrigatória a presença de um extintor ABC em veículos como:

  • Tratores;

  • Carros de passeio;

  • Utilitários;

  • Ônibus.

Assim, em caso de acidente que cause incêndios, explosões ou mesmo vazamentos de combustível, tanto o motorista do carro atingido quanto os condutores que estiverem passando da região terão uma maneira de combater chamas, evitando que a tragédia se multiplique.

No entanto, é preciso ressaltar que nem todos os tipos de extintores são apropriados para tal. A lei obriga o uso da variedade ABC justamente por conta de sua versatilidade: eles são aptos a combater desde chamas provenientes de materiais sólidos até aquelas geradas em líquidos inflamáveis.

  1. Peças devem ser originais

Todas as montadoras de veículos projetam seus produtos pensando na durabilidade. Isso, porém, não significa que eles sejam indestrutíveis: à medida que o carro é usado, é natural que as suas peças se desgastem. Assim, mais cedo ou mais tarde, será preciso investir em componentes novos.

Quando esse momento chegar, é fundamental que os itens de substituição sejam originais. Isso pois, assim como no caso do envelopamento de carros preço, o barato pode sair caro: uma peça barata pode ser adulterada, ou, até mesmo, usada, mesmo que seja vendida como nova.

Em qualquer um dos casos, o desempenho do seu automóvel ficará no prejuízo.